Por que os vira-latas são únicos?

Existem muitas razões para que as raças mestiças sejam únicas e incomparáveis. Se você adota um cão assim está dando um lar, segurança, atenção e carinho a cães ou gatos que nem sempre tiveram uma vida muito fácil.

Por outro lado, tem sido demonstrado cientificamente que os cães mestiços geralmente têm melhor saúde que qualquer cão com pedigree, visto que não foram criados ou modificados geneticamente para uma função específica.

Nesse sentido, é difícil que um vira-lata tenha alguma doença cardíaca ou outros desconfortos que são muito recorrentes nos cães de raça.

Vantagens de adotar um cão mestiço

Cão vira lata

Como mencionamos, uma das principais vantagens de adotar um cão mestiço é que, com essa escolha, você está dando um lar para um animal que provavelmente nasceu e se criou na rua.

Nos refúgios, que geralmente estão lotados, são encontrados centenas de animaizinhos lindos que estão à espera de um lar seguro e com muito amor para dar aos donos.

Então, se você está pensando em ter um novo integrante na sua família, o melhor é adotar um cão e não comprar, dessa maneira você estará dando um lugar para quem mais precisa. 

Outra vantagem que os cães mestiços têm é que gozam de melhor saúde que qualquer pedigree, porque não são fruto de uma modificação genética.

Os cães que não são de raça, geralmente não adoecem com frequência e é muito pouco provável que fiquem cegos (exceto pelo envelhecimento próprio da idade). Nesse sentido, a atenção à saúde é muito mais econômica que a de um animal de raça.

Um exemplar mestiço deve ir, em média, duas vezes por ano ao veterinário e ter uma excelente qualidade de vida. Por outro lado, um cachorro de raça, é provável que tenha que ir com mais frequência ao especialista, visto que, sua saúde é muito mais sensível.

Embora seja horrível, essas visitas traduzem-se num custo econômico, que em alguns casos pode ser bastante significativo e também em economia de tempo.

Então, se a ideia é economizar e se você não dispõe de muitas horas livres, o melhor é escolher um cão mestiço que tem um custo de manutenção mais econômico e fácil.

A companhia de um cão mestiço é tão agradável quanto a dos cães de raça. Não existem diferenças quanto a quantidade de carinho que eles podem te dar. Ambos podem chegar a ser uma excelente companhia para seus donos.

O comportamento e lealdade dependerão da relação que existe entre o animal e os donos. O que é um fato é que os vira-latas geralmente mostram grandes cotas de carinho devido a sua vida não ter sido tão fácil como para os cães de raça que geralmente já nascem privilegiados e que recebem, desde cedo, supervisão quanto à alimentação, saúde e lazer.

Que elementos influenciam o cão mestiço?

Cachorro na rua

Os fatores genéticos geralmente são bastantes importantes na hora de determinar o temperamento de um cão. Por exemplo, um cão de pedigree é modificado para que tenha determinadas características, elementos que, nos animais mestiços, normalmente estão ausentes.

No entanto, isso não significa que estes cães tenham mau comportamento ou sejam reticentes a um treinamento. Tudo depende da conectividade dono-cão ou da quantidade de tempo que você dispõe para treinar seus animal, entre outras variáveis.

O entorno é outro dos elementos que influem no comportamento de um cão mestiço. De modo geral, os cães mestiços normalmente crescem num contexto um pouco hostil e geralmente são descuidados por seus donos, porque provavelmente foram resultado de uma gravidez não desejada.

No entanto, embora esses cães cheguem a demonstrar certos transtornos de ansiedade, não significa que uma vez que encontrem um lar seguro e estável não poderão levar uma vida tranquila, sem conflitos. Tudo depende dos novos donos.

Finalmente, onde adotar um vira-lata? Uma boa opção é perguntar a algum conhecido, de repente saber quem são os pais do cão dará algumas pistas sobre como será o comportamento do cão.

Outra alternativa é recorrer a um abrigo. Na internet, você poderá encontrar centenas de organizações que resgatam animais com muito esforço na sua cidade. Então não perca tempo, encontre logo um cãozinho para alegrar sua vida!