Por que seu cão fica tão feliz quando você chega em casa?

Cachorro feliz

Você apenas entra em casa e seu cão fica tão feliz ao te ver que ele já não sabe mais o que fazer para demonstrar alegria. O ritual se repete todas as vezes que você chega em casa. Ao abrir a porta, seu fiel amigo estará presente, disposto a comemorar sua volta casa. E tanto faz se você esteve um mês, um dia, uma hora ou cinco minutos fora de casa.

Razões da alegria canina pelo retorno do dono

Cachorro recebendo carinho

Quais são os motivos de um cão ficar tão feliz quando o dono volta ao lar?

A que se deve esse festival de alegria que se traduz em latidos, gemidos, choros, movimentos com o rabo e lambidas no rosto? Por que ele se lança sobre você e te cheira?

Tudo parece indicar que, como animal de grupo que é, seu cão esteja reproduzindo as mesmas condutas que seus antepassados manifestavam quando voltava ao grupo um membro da matilha. E não esqueça que agora você e sua família são parte do grupo dele.

A inteligência emocional dos cães

Os especialistas dizem que os cães têm uma inteligência emocional comparável com a inteligência dos humanos aos dois anos de idade. Em outras palavras, são como crianças, pois não têm nenhum problema em expressar o que eles estão sentindo, alegria, tristeza, dor, medo, ciúme, mas não podem racionalizar a respeito.

Além disso, são capazes de lembrar de pessoas e lugares.

No entanto, como não entendem de temporalidade e vivem apenas o presente, sempre será uma alegria para eles quando o dono voltar para casa.

Por que te cheiram e te lambem?

Em estado selvagem, quando um cão voltava para seu grupo, era recebido com muitas lambidas e cheiros. Dessa maneira, os cães que tinham ficado na matilha procuravam informação sobre o que o animal que se separou da turma fez.

Repetindo essa conduta ancestral, seu cão chama atenção e te cheira quando você chega em casa. Lembre-se que o olfato é o sentido mais desenvolvido dos cães. Por esse motivo, detectam e distinguem uma grande variedade de cheiros, inclusive muitos dos quais os humanos não chegam a perceber.

A capacidade olfativa deles é entre 10 milhares e 100 milhares de vezes superior a do ser humano. E a área cerebral dedicada ao olfato é 40 vezes maior que a nossa.

As lambidas são outra forma de se comunicar que eles aprendem desde filhotes, no momento em que as mães os lambe depois de alimentá-los, proporcionando-lhes um estado de calma, relaxamento e submissão.

O que diz o rabo do seu animal de estimação

Além dos latidos e outros sons que emitem, os cães têm uma linguagem corporal e é bom que você possa interpretá-la, visto que, o rabo e as orelhas são muito importantes.

Quando seu cão mexe o rabo na hora de te receber, não há duvidas de que ele está mostrando alegria pelo seu retorno. De um modo geral, quanto mais rápido seu cão mexe o rabo, maior será o estado de exaltação que sente seu cão.

Tudo em sua justa proporção

Menino com cachorro

De todas as formas, você deve prestar atenção no recebimento que seu cão te oferece para que não se torne algo desmedido, que vêm precedido de outros comportamentos quando ele fica sozinho. Por exemplo:

  • Roer móveis, roupa, sapatos e outros objetos da casa;
  • Urina e fezes em lugares inadequados;
  • Latidos constantes durante sua ausência;
  • Aranhões nas portas;

Neste caso, é muito provável que ele apresente um problema de ansiedade de separação e você deve ignorar suas demostrações de afeto ao te receber até que ele consiga se tranquilizar.

Assim, relativizará o fato com o objetivo de que seu animal de estimação entenda que não acontecerá nada grave se você for embora e para que ele saiba que você vai voltar. Não hesite em consultar um veterinário para que te indique a melhor forma de enfrentar este problema.

O cão fica feliz quando você chega em casa porque te ama

No entanto, além de muitas teorias e imaginações, o certo é que um cão que faz festa quando você volta para casa, é um cão que te ama, sente saudade e não tem nenhum problema em demostrar como ele está feliz que você tenha voltado para casa.

Retribua todo o afeto com o carinho e o cuidado seu amigo peludo merece.