Porque os cães lambem as pessoas?

Cães lambem

“Não me lambe“. Quantas vezes damos essa ordem para nosso cão? E por mais que tentemos impedi-los, eles vão em frente. Você já pensou que talvez tenha um motivo para fazê-lo? Bom, e eles fazem isso não apenas uma vez, mas várias!

Temos certeza que você vai gostar de saber o por quê e isso pode surpreendê-lo.

Assim como nós abraçamos, beijamos ou fazeemos qualquer outro gesto de carinho para mostrar nosso amor por aqueles que amamos, cães nos lambem porque é a única maneira para que eles possam provar seu amor.

Quando escolhemos o nosso cachorro, uma das características mais desejadas é que ele seja afetuoso. Pois bem, essa é uma das suas formas mais características para mostrar o quanto ele te quer bem.

Para pedir algo

Cão e seu dono

Cada cachorro é diferente e, embora seja verdade que a maioria das características desses animais para pedir algo é chorar com gemidos curtos e repetidos, outros lambem para conseguirem o que querem.

Eles podem estar chamando sua atenção para você jogar a bola, colocar água ou comida, enquanto você come ou em qualquer outro momento.

Exploração

Os cães lambem para reconhecer os locais onde eles estão e se familiarizar com tudo que há para sentir em casa. Além disso, esse ato permitirá reconhecer o objeto ou pessoa da próxima vez que encontrá-lo.

Medo

As lamentações nem sempre estão associadas com alegria ou solicitações. Os cães, por vezes, ficam com medo de certas pessoas ou outros cães. Talvez você tenha notado que, apesar de seu medo, seu cão lambe a pessoa ou o cão do qual está com medo.

Quando os cães lambem, nesta situação, é um sinal de submissão, tentando ganhar a aprovação da outra parte.

Comunicação

Quando os cães lambem outros cães, também pode ser para transmitir uma mensagem. É uma espécie de dialeto que está integrado no idioma canino.

Por outro lado, quando lambem um ser humano, geralmente é para cumprimentá-lo. Por isso, você vai notar que quase sempre ele faz isso quando você volta para casa.

Se você impedir o cão de te lamber, ele pode entender que você não quer se comunicar com ele e seu relacionamento pode ser afetado. Você pode educá-lo para que ele não lamba seu rosto, se você não gosta, mas você deve permitir que ele faça em outras partes do corpo, para dar espaço caso ele precise de ajuda.

Empatia

Prêmio para cachorro
Os cães são uma classe de animal que tem a capacidade de empatia com outros cães e seres humanos. Se você estiver triste, seu cão vai ficar muito triste; se você estiver feliz, o seu cão vai se alegrar com você; se você se sentir doente, o seu cão vai ficar triste. Quando os cães lambem nestas circunstâncias, demonstram o amor que tem com você e que te apoiam.

Por outro lado, os cães lambem suas feridas para curar.  Note que se você machucar seu amiguinho em qualquer área e até mesmo se ele tiver uma ferida, ele vai lamber nessa área para tentar aliviar. A saliva de cães pode ajudar na rápida cicatrização de feridas, mas recomendamos que você não deixe seu cão fazer isso, porque quando ele se lambe pode criar uma infecção.

Não há nada cientificamente comprovado para mostrar por que cães gostam de nos lamber, mas observando o comportamento de diferentes cães, podemos ter algumas conclusões:

Você pode achar desconfortável que o seu cão te lamba, mas é uma maneira de se comunicar com você e dizer o quanto ele te quer bem.

Por isso, aconselhamos que você ensine ele a não te lamber onde você não gosta, mas deixe que ele faça em outras partes que não te incomodam. Seja amado!