É possível ter um coelho como animal de estimação?

ter um coelho

Ter um cão ou um gato como animal de estimação, sem poder escolher outra espécie, já virou história. Pouco a pouco vimos como começaram a ser cada vez mais comuns os furões, os esquilos, os macacos, os porcos e outros tipos de animais. Alguns até se encantaram por um coelho. Mas é possível ter um coelho como animal de estimação?

Se tivermos que responder a essa pergunta de forma breve, diríamos que sim, é possível. De fato, quase qualquer animal bem domesticado de pequeno porte pode ser tido como animal de estimação. Mas já ouvimos até mesmo o caso de pessoas que têm tigres como tal.

Porém, ampliando um pouco a informação, ter um coelho implica em certas vantagens e inconvenientes que é necessário saber. Aqui lhe contaremos tudo.

O que você deve saber sobre os coelhos

curiosidades-dos-coelhos-3

Todos os animais requerem cuidados especiais que se adequem a suas necessidades. Portanto, o tempo que temos para lhe dedicar, assim como o espaço de que dispomos, tem muito a ver com sua qualidade de vida.

Embora possivelmente sejam as crianças quem mais desejem ter um animal, serão os pais que terão que avaliar esta possibilidade sempre em harmonia com o tempo disponível. Temos que pensar na disposição de se tornar responsável por um animal de estimação.

Embora seja verdade que não é necessário levar um coelho para passear, você terá que deixar que ele caminhe por seu quintal ou seu jardim, pois a liberdade para eles é fundamental, assim como para qualquer outro ser vivo.

Você precisará saber qual é a melhor forma de alimentação para ele e como manter sua jaula limpa. Assim como qualquer outro animal, ter um coelho implica em gastos e tempo. Analise isso atentamente antes, para saber se você poderá fazer frente a esses requerimentos.

Vantagens de se ter um coelho

Se você passa muitas horas fora de casa devido ao seu trabalho, um coelho necessitará de menos cuidados do que, por exemplo, um cão. Por isso, é muito provável que esse seja um animal adequado para você.

Como a maior parte do tempo de sua vida ele passará dentro de uma jaula, quando você for sair de férias não será tão difícil encontrar alguém que cuide dele em sua ausência. Além disso, seu cuidado é muito fácil e eles são muito carinhosos, portanto, é certo que algum de seus amigos ficará louco para cuidar dele por alguns dias para você.

Por outro lado, o caráter carinhoso dos coelhos os transforma no animal de estimação ideal para as crianças. Além disso, ele sempre responde aos seus chamados para lhe dar carinho e enfrenta muito bem a solidão, portanto, você ficar fora de casa muitas horas por dia não será um problema para eles.

Inconvenientes de se ter um coelho

coelho

O coelho é um animal muito delicado, o que poderá implicar em visitas frequentes ao veterinário, acarretando um gasto extra. E, claro, como dissemos antes, a isso terá que se somar o preço da jaula, a comida e água que todo animal de estimação requer de nós.

Embora seja um animal que não necessite de tantos cuidados como os cães, ele necessita sim de atenção e carinho, mesmo que você passe muitas horas fora de casa, ainda assim deverá lhe dedicar uma hora ao dia, pelo menos. Ele deve correr, você deve brincar com ele, dar-lhe carinho e mimá-lo.

Além disso, seus dentes são muito afiados, o que lhe obriga a prestar atenção às crianças quando brincam com ele. Além disso, eles podem usar os dentes para destroçar coisas em sua casa, outro fator a ser levado em conta.

Entretanto, como vimos, os inconvenientes não são insuperáveis, e se você realmente quer ter um animal de estimação, um coelho pode ser o ideal para você. Realmente, todos os animais pedem o mesmo de nós: amor, carinho e um pouco de tempo. Neste último aspecto, o coelho requer menos do que muitos outros animais.

Entretanto, lembre-se de que, quando se adota um animal de estimação, esse deve ser um ato para a vida toda dele, assim, garanta que, escolha você o animal que escolher, você terá que arcar com esta responsabilidade.