Posso dar vitaminas para o cão?

As vitaminas são muito importantes para a nossa alimentação e nutrição e nenhum de nós hesitaria em tomá-las. Mas quando o assunto é oferecer complementos vitamínicos para o nosso cão, ficamos na dúvida. Posso dar a ele? Melhor não? Como saber?

É justamente para isso que o Meus Animais existe, para contar tudo sobre esse e outros assuntos que o ajudarão a cuidar bem de seu bicho de estimação.

Posso dar vitaminas a um cão?

A resposta é sim, mas não vitaminas para seres humanos, mas sim as produzidas especialmente para eles, que você poderá encontrar em lojas especializadas em produtos para animais.

Ainda que sejam específicas para cães, essas vitaminas não podem ser administradas em qualquer momento, apenas quando sejam necessárias, já que uma dose excessiva pode trazer problemas para o mascote.

vitamina_seringa_remedio

A ração para cães já contém todas as vitaminas e minerais que o animal necessita. Então quando é a hora de dar vitaminas para o cachorro?

Quando posso dar vitaminas para um cão

Dieta caseira

Cães que se alimentam de comida caseira podem apresentar uma deficiência de algumas vitaminas por não terem uma alimentação muito equilibrada.

Nestes casos, é recomendável complementar a dieta do animal com complemento vitamínico para o organismo de seu amiguinho peludo funcionar corretamente, já que as vitaminas são encarregadas dessa função.

No entanto, especialistas afirmam que o mais recomendável é que o animal tenha uma dieta composta por ração, já que esse alimento contém todos os minerais e substâncias que o organismo necessita. Isso é ainda mais importante no caso de cadelas que acabaram de dar à luz, pois estão com as defesa imunológicas mais baixas.

Vitaminas versus complexos

São vários os casos que necessitam do uso de vitaminas, como em quadros de anemia e quando o animal está doente ou muito magro. Em situações como essas, o uso de complexos vitamínicos não é recomendável, já que são necessárias apenas algumas dessas substâncias para tratar o problema. Como sempre, o veterinário é quem poderá aconselhá-lo.

Cães portadores de patologias

Cada vitamina possui uma composição e um objetivo diferente. A vitamina B, por exemplo, é usada no tratamento de doenças do sistema nervoso, enquanto a B1 pode ser de grande ajuda contra o envelhecimento.

Nesses casos, algumas doses de vitaminas podem ajudar a aumentar a qualidade de vida do seu cão. De toda forma, se você alimenta o seu animal com uma ração específica para o problema de saúde e de boa qualidade, a complementação de vitaminas é dispensável.

Portanto, o alimento que oferecemos ao nosso mascote dirá muito sobre a sua saúde, podendo melhorá-la e, até mesmo, piorá-la. Mesmo que rações especializadas sejam mais caras, valem o gasto adicional, pois uma boa alimentação fará com que seu bicho de estimação viva por mais tempo e com mais saúde.

Vitaminas para humanos?

homem_alimentando_cao

De forma geral, não é aconselhável dar vitaminas para humanos aos cães. Os cachorros são seres basicamente carnívoros e que possuem necessidades nutricionais diferentes das nossas.

No entanto, existem alguns tipos de complexos vitamínicos que podem ser a administrados na dose correta. Mas lembre-se sempre de que o veterinário deverá autorizar esse procedimento, pois o excesso de vitaminas ou a ingestão de substâncias não indicadas pode trazer problemas ao seu animal.

As vitaminas para humanos que normalmente estão autorizadas para uso em cães são:

  • Complexos multivitamínicos
  • Para articulações
  • Probióticos
  • Óleo de peixe

Em todos esses casos, podemos substituir os complexos vitamínicos por alimentos naturais. Os probióticos, por exemplo, estão presentes em iogurtes, e o óleo de peixe, rico em ômega 3, nos pescados. Seja qual for a decisão que você tomar, tenha sempre a supervisão de um veterinário.