Como preparar barrinhas dentais para o seu cão

Fazer barrinhas dentais para nossos cães

Manter a boca do seu cão saudável e limpa é um tema que merece muita atenção. Embora não seja uma tarefa simples de concretizar, a melhor opção é escovar seus dentes. Mas além disso, existem alguns alimentos que ajudam a cuidar dos dentes de seu amigo de quatro patas. Por isso, hoje iremos compartilhar uma receita caseira para fazer barrinhas dentais.

Alimentos que contribuem para manter a saúde bucal do seu cão

Cães comendo maçãs

O cão não costuma mastigar muito a comida que ingere. De qualquer maneira, para que o tártaro e o mau hálito não sejam constantes na boca de seu cão, você pode contar com alguns alimentos como aliados. Por exemplo:

  • Algumas rações secas que são feitas de polifenois e outras substâncias antiaderentes.
  • Biscoitos e guloseimas elaboradas com este fim, de formatos e sabores variados.
  • Pão duro
  • Maçã
  • Cenoura

A mastigação que estes produtos de textura dura provocam contribui para arrastar os restos de comida dos dentes dos cães.

A seguir, iremos compartilhar uma receita caseira de barrinhas dentais, para contribuir para que seu cão tenha dentes livres de tártaro e de placa bacteriana.

Receita caseira para cuidar dos dentes do seu animal de estimação

Em lojas voltadas para animais de estimação certamente você poderá encontrar uma infinidade de produtos para cuidar da higiene bucal do seu cão. Mas isso não tira o fato de que se você tem tempo e vontade, pode elaborar em casa barrinhas dentais para o seu amigo peludo.

A receita que iremos compartilhar a seguir, além de contribuir para o bom hálito do cão e a eliminação do tártaro, certamente têm um sabor que vai agradar muito o seu animal. Assim, com alguns poucos ingredientes que são simples e fáceis de encontrar, você não apenas irá fazer feliz o seu fiel amigo, mas também vai contribuir para que a sua boca se mantenha sempre saudável.

Ingredientes para fazer barrinhas dentais para o seu cão

Os ingredientes necessários para cozinhar as barrinhas dentais são:

  • 300 gramas de farinha de arroz
  • 10 gramas de levedura fresca
  • 3 colheres de azeite
  • Um punhado de hortelã-pimenta, manjericão e salsinha
  • Um pouco de leite para pintar

Enquanto você pega estes elementos, deixe o forno pré-aquecido até alcançar os 220 graus. E aí, mãos a obra!

Passo a passo para a elaboração de barrinhas dentais para o seu cão

Siga as seguintes instruções para a preparação destas deliciosas barrinhas dentais:

  • Em uma tigela, coloque a farinha junto com as ervas bem picadas.
  • Em outro recipiente, dissolva a levedura em água morna e em seguida acrescente-a também à mistura, junto com o azeite.
  • Amasse usando as mãos ou um equipamento para este fim até obter uma massa elástica.
  • Se for necessário, acrescente um pouco mais de farinha.
  • Deixe a massa repousar em uma tigela coberta com um pano em um lugar quente, aproximadamente durante meia hora.
  • Espalhe um pouco de farinha de arroz em uma tábua ou na bancada da cozinha e estire a massa usando um rolo.
  • Corte retângulos de massa com uma faca e arredonde as pontas.

Coloque no forno e já é hora de servir

Enquanto isso, é conveniente que você já tenha preparada uma bandeja forrada com papel vegetal para ir colocando as barrinhas que forem cortadas.

Não se esqueça de passar um pouco de leite nelas antes de levá-las ao forno e cozinhá-las até que fiquem bem douradas.

Uma vez que tenham esfriado, você poderá comprovar que seu cão vai adorá-las. Mas é importante lembrar que ele não deve ingeri-la em excesso. Também não é o caso de quebrar o equilíbrio da sua dieta diária.

Não hesite em utilizar as barrinhas como recompensa. Assim, elas servirão para um propósito duplo: cuidar dos dentes e premiar o seu bom comportamento.

A forma correta de cuidar da saúde bucal do seu cão

Pug comendo barrinhas dentais

Lembre-se de que os cuidados dos quais o seu cão precisa a nível odontológico são similares aos que os humanos precisam.

O veterinário deve realizar uma limpeza anual mais profunda, e você deve escovar os dentes do seu cão com uma pasta de dentes específica para cães, que pode ser adquirida em lojas especializadas ou elaborada de forma caseira.

As barras dentais e demais alimentos, então, só atuam como complemento para manter a boa saúde bucal do seu animal de estimação.

Assim, não deixe de consultar um veterinário sobre as melhores maneiras de manter seu amigo peludo livre de tártaro e placa bacteriana.