Prepare o seu cão para o banho: como tirar o medo

Muitos cães não gostam da hora do banho. Porém, dar banho no seu animal não precisa ser uma tarefa difícil. Com preparação, perseverança e uma atitude positiva, o banho pode se transformar facilmente em um momento divertido para o seu cão. Além disso, você lhe ajudará a evitar muitas doenças e infecções.

O segredo para que o seu cão desfrute do banho está em lhe ensinar que, depois desse momento, ele terá uma sequência de coisas que ama, como o início da sua brincadeira favorita, um passeio ou um petisco.

Dessa forma, ele se comportará melhor e associará a hora do banho com as coisas que gosta. Com a repetição, ele provavelmente decidirá que o banho não precisa ser estressante ou uma experiência aterradora, 

Na hora de dar banho em seu cão, uma dúvida que poderá surgir é com qual periodicidade isso deverá ser feito. Segundo os veterinários, recomenda-se dar banho nos cães a cada três meses e aumentar a frequência durante os meses de verão. 

Porém, tudo depende da raça do animal. E lembre-se: para uma boa higiene, é preciso utilizar xampu para cães que seja aprovado pelos veterinários e que, dentre outras coisas, hidrate e desembarace os pelos.

Como dar banho em seu cachorro?

Como dar banho nos cachorros

Antes de dar banho em seu cão, você deverá garantir que todos os artigos que serão utilizados estejam à mão. Para isso, precisará de uma escova, bolas de algodão, xampu, toalhas e coleira para banho (necessário para os casos mais difíceis; pode ser comprado nos pet shops).

No momento de dar banho em seu cão, coloque um tapete de borracha na parte inferior da banheira (ou do piso), para evitar que o seu animal escorregue. Encha a banheira com água limpa. E não se esqueça: coloque bolas de algodão nas orelhas do seu cão, para impedir que entre água e sabão em seus ouvidos.

Na sequência, coloque o cão na água, sustentando-lhe suavemente, mas com firmeza. Utilize uma jarra de plástico ou uma xícara e comece a molhar o seu cão da cabeça para baixo. Mantenha a água longe de dos olhos e ouvidos.

Aplique xampu para cães (nunca utilize xampu para humanos) em todo o corpo e deslize a espuma desde os ombros até a cauda, terminando na cabeça. Enxágue bem com água limpa. Retire o cão da banheira. Seque-o com uma toalha até que fique úmido. 

Se fizer calor e houver sol, o cão poderá se secar ao ar livre. Em outro caso, continue secando seu animal com uma toalha seca ou utilize um secador para animais, utilizando o ajuste baixo para terminar o processo de secagem.

Escovando os dentes do seu animal

Como escovar os dentes dos animais de estimação?

Se estamos falando de higiene animal, um ponto importante que não podemos deixar de lado é a limpeza dos seus dentes. Enquanto os seres humanos não têm desculpas, nossos animais precisam de assistência para manterem uma higiene bucal correta.

Limpar os seus dentes com frequência ajudará a manter seu animal sadio, sem mau hálito e, claro, isso economizará viagens ao veterinário.

O ideal é que sejam escovados os dentes dos cães todos os dias, mas caso seja possível escovar apenas semanalmente, também será bom.

Para escovar os dentes do seu animal, precisará de uma escova de dentes pequena e suave (de preferência uma que seja especial para cães) e pasta de dente para animais (nunca utilize produtos para humanos).

Se tiver pique, poderá fazer uma pasta caseira. Para isso, precisará misturar bicarbonato de sódio com um pouco de água e sal.

Escovar os dentes do seu animal não será uma tarefa simples, mas você poderá acostumar seu cão de forma que não seja uma experiência traumática. A primeira coisa que deve ser feita é acostumá-lo com a ideia de ter os seus dentes escovados.

Isso poderá ser feito colocando os seus dedos na sua gengiva, mediante uma massagem suave. Depois, coloque uma pequena quantidade de pasta de dente nos lábios do seu cão, para que ele se acostume com o seu sabor.

Quando o seu cão se sentir cômodo, já estará pronto para ter os dentes escovados. Finalmente, aplique a pasta de dente e escove suavemente com uma escova de dente ou com gase em volta do seu dedo.