Como prevenir o tédio em seu gato

Como prevenir o tédio em gatos

Enquanto o dono está longe, seja trabalhando, estudando ou fazendo outras tarefas, o gato pode passar alguns maus momentos sozinho, especialmente se ele não pode sair para perambular pelas ruas. Por isso, hoje, daremos a você algumas recomendações de como prevenir o tédio em seu gato.

Se o seu gato fica regularmente só em casa e não tem outros gatinhos com quem ele possa brincar, ele poderá ficar extremamente entediado e solitário. E, estes sentimentos, combinados com toda a energia acumulada que ele terá quando você chegar em casa, poderão levá-lo a comportamentos agressivos ou destrutivos.

Entre as medidas que você deve tomar para evitar isto, está a de fornecer brinquedos adequados que o seu gato irá amar, pois eles não só manterão a atenção de seu bichano enquanto você estiver fora, mas também lhe permitirão fazer exercício e liberar toda a energia de uma forma segura para você e para suas coisas.

Além de brinquedos, você também deve ter em mente que há outras maneiras de manter o seu gato ocupado quando você não estiver em casa.

No entanto, lembre-se que a cada gato é único, portanto conhecer as preferências de seu gato é imprescindível se você quer diminuir o estresse de seu felino, voltar para casa e encontrar um animal feliz.

Enquanto você identifica as preferências de seu gato, passaremos a você algumas recomendações:

Gato estressado

Dê-lhe algo para observar

Os gatos são animais inquietos e gostam de observar as coisas que os rodeiam, de maneira que você poderá utilizar uma destas opções:

  • Colocar uma cadeira ou outro móvel perto da janela para que ele possa subir e ver os pássaros e as pessoas caminhando no exterior. Assegure-se de que tenha uma janela ou duas disponíveis onde o seu gatinho possa se sentar durante horas e horas.

Isto não só será estimulante para ele, pela atividade que ele observa do lado de fora, mas também ele estará recebendo um pouco de sol e será um lugar perfeito para uma soneca.

  • Deixar o televisor exibindo alguns vídeos de gatos ou da vida silvestre ou outros animais domésticos.

Se o seu gato aprecia ficar sentado assistindo televisão com você, você poderá inclusive comprar DVDs criados especificamente para gatos (não são fáceis de conseguir, mas é só procurar na internet).

Brinquedos seguros para um gato solitário

Muitos brinquedos para gatos só devem ser utilizados quando há alguém para supervisionar a brincadeira, já que estes podem conter elementos perigosos que podem ser engolidos, como cordas ou partes que se soltam.

No entanto, alguns dos brinquedos para gatos que estão no mercado foram desenhados especificamente para que o seu gato permaneça ocupado quando você não está em casa.

  • Bolas grandes recheadas e animais de pelúcia são grandes brinquedos para ele perseguir por toda a casa, espreitar ou saltar em cima.
  • Da mesma forma, os brinquedos complexos, que fazem o seu gato exercitar o cérebro, também são uma grande opção, porque eles irão manter o seu bichano ocupado por períodos mais longos de tempo.

Pelo menos até que ele se dê conta de como conseguir os petiscos que estão escondidos no interior dos brinquedos.

  •  Os brinquedos que emitem sons quando tocam ou empurram também são excelentes para manter o seu gato livre do tédio quando ele permanece só em casa.

Considere a possibilidade de fornecer diferentes brinquedos e revezá-los ao longo dos dias. Assim evitará que o seu gato se acostume a um único brinquedo.

Gatinho brincando

Caça ao tesouro

Se você tem algum tempo disponível, pode preparar uma caça ao tesouro escondendo petiscos embaixo de mantas, dentro de uma caixa, embaixo de uma cadeira ou em qualquer lugar em que o seu gato tenha acesso, mas que lhe dificulte um pouco conseguir o prêmio.

Canse-o

Antes de sair de sua casa, passe alguns minutos brincando com o seu gato para cansá-lo um pouco. Brincar com ele o ajudará a prevenir o tédio mais adiante, especialmente porque isso o deixará pronto para uma longa soneca, ao invés de ficar acordado pensando em que objetos perseguir ou em uma forma de gastar sua crescente energia.

Créditos da imagem: Associação Defesa Felina de Sevilla.