Seu primeiro cão: ajudamos você para que tudo melhore em tempo recorde

Seu primeiro cão

Os primeiros dias de seu cão em sua nova casa são muito especiais. Talvez o novo integrante se sinta um pouco confuso a respeito de onde está e sobre o que esperar de você. Você e sua família deverão criar uma estrutura de educação clara para o seu amigo peludo, pois isto será primordial para que a transição seja tranquila e efetiva.

Neste artigo, compartilharemos algumas dicas para que os primeiros dias de seu cão em seu novo lar não sejam motivo de conflitos e para que possa ser cada vez melhor, em tempo recorde.

Conselhos para os primeiros 30 dias

Cachorro em tapete

Determine onde o seu cão irá passar a maior parte de seu tempo. Como ele estará em condições de muito estresse, devido a mudança de ambiente, ele poderá se esquecer de qualquer regra de convivência que tenha aprendido.

Com frequência, a cozinha é um espaço que funciona bem para os primeiros dias. Mas se você notar que ele se aproxima e se acomoda em cima de seu sofá, ensine-o que esse lugar não é dele.

Você poderá fazer um treinamento com o seu cão para a vida dentro de casa, e ensiná-lo a dormir em uma caixa. Certifique-se de possuir uma caixa apropriada para o tamanho de seu cão.

A área onde ele passará a maior parte do tempo durante os primeiros meses é importantíssima. Na área que você escolher para o cão ficar, você deverá ocultar os cabos elétricos que se encontram soltos.

Também, na área destinada ao novo integrante da família, você terá que guardar, em locais altos, os produtos químicos de uso doméstico. É conveniente também que você elimine as plantas, tapetes e objetos frágeis e, se é necessário, terá que instalar portas para bebês.

O treinamento de seu cão iniciará desde o primeiro momento em que ele chegar ao seu novo lar. Reserve algum tempo para fazer uma lista do vocabulário que você irá utilizar para dar instruções ao seu amigo peludo.

Todos os integrantes ou pessoas que estejam em contato direto com o animal deverão utilizar as mesmas palavras. Isso ajudará a evitar confusão e ajudará ao seu cão a aprender os comandos mais rapidamente.

Não se esqueça de colocar uma etiqueta de identificação com o seu número de telefone na coleira de seu animal. Desta forma, você se assegura de que, se ele fugir, poderá ser encontrado e devolvido.

O primeiro dia de um cão em sua nova casa

Cão com família

Se você tem crianças, é bom que as ensine como devem ser aproximar do novo amigo de quatro patas, mas sem oprimi-lo.

Quando você for adotar o cão, pergunte o que e quando lhe davam de comer. Repita esse horário pelo menos durante os primeiros dias, para evitar problemas gástricos.

Se desejar alterar para uma marca diferente de ração, esse processo deverá levar uma semana. Neste período, você deverá juntar uma parte da nova ração com três partes da antiga.

A caminho da nova casa, o cão deverá viajar de maneira segura, preferivelmente em uma caixa de transporte. Para alguns animais, as viagens de carro são muito estressantes, portanto você terá que transportá-lo em um lugar que seja seguro.

Tão logo ele chegue em casa, é importante que você o leve imediatamente para a área que será utilizada como banheiro para ele e passar um bom tempo com ele lá, para que ele se acostume a essa área e se anime em fazer suas necessidades nela.

A partir do primeiro dia, comece com o seu horário de alimentação, rotina de ir ao banheiro e brincadeiras / exercícios. Desde a chegada de seu novo animal no lar, é importante que você entenda que o seu cão precisará de tempo para estar com a sua nova família e também de breves períodos de adaptação solitário.

Preste atenção, observe como ele se vai se adaptando e quando notar que seu comportamento está perfeito, premie-o dando para ele mastigar algum brinquedo ou o deixando descansar tranquilamente.

Durante os primeiros dias, mantenha a calma e a tranquilidade em torno de seu cão. Palavras como “vem aqui” ou “deite” poderão produzir uma reação diferente da esperada. Portanto, a princípio, você deverá ter muita paciência.

Depois de algumas semanas, você certamente já conhecerá a personalidade de seu amigo de quatro patas. Se a princípio, talvez, parecer um pouco incômodo, quando vocês começarem a conhecer um ao outro, tudo será bem mais fácil.

Seja paciente e compreensivo, cumpra corretamente com as rotinas de alimentação, passeios e exercícios.

Leve periodicamente o seu cão ao veterinário para a realização de check-ups, certifique-se que o seu cão tem todas as vacinas necessárias e, se necessário, um treinador poderá ajudar com que o comportamento de seu cão melhore. Finalmente, dê a ele toda a atenção e os mimos que ele precisa em todos os momentos.