Principais aspectos da higiene do coelho

Manter a higiene do seu coelho em condições apropriadas, é indispensável para preservar a qualidade de vida do animal. Uma dieta saudável, exercícios regulares e uma casa limpa ajudarão a manter o seu pequeno animal de estimação com boa saúde.

Neste post compartilharemos alguns conselhos para manter a higiene do seu coelho.

A casinha do coelho: o que você precisa saber

A higiene do coelho começa pela casa. Nesse sentido, a toca do coelho ou jaula deve ser limpa, no mínimo, uma vez por semana com um desinfetante que seja seguro para o animal de estimação.

As tigelas de água e comida devem ser limpas todos os dias.

Procure limpar as fezes de seu amiguinho para evitar qualquer tipo de doença. Dessa forma, o seu coelho crescerá forte e saudável. Além disso, não se esqueça de escovar seu belo pelo regularmente.

Por outro lado, existem alguns brinquedos que são perfeitos para manter a saúde dental do seu animal de estimação. Eles estão disponíveis em lojas de animais e são essenciais para prevenir quaisquer problemas nos dentes.

Dicas para que o seu coelho se mantenha saudável

Cuidando de um coelho

Para preservar a higiene e saúde do seu coelho você tem que seguir alguns passos. Por exemplo, você deve ficar alerta para os olhos do animal.

Se notar que eles estão bastante brilhantes, muito cuidado, pois isso pode ser um sinal de que algo não está funcionando como deveria.

O mesmo se aplica ao seu nariz, que deve estar sempre seco e limpo.

Seu pelo deve ser brilhante e lembre-se de estar em dia com o seu calendário de vacinas, já que existem muitas doenças que são comuns e que podem ser muito contagiosas.

É vital que seu coelho esteja vacinado contra a mixomatose e a doença hemorrágica viral (VHD).

Mantenha o controle das pulgas. Para isso, confira regularmente a pele do seu coelho para identificar sinais de pulgas e ácaros.

Os animais que vivem ao ar livre são mais vulneráveis a contrair este tipo de parasitas que, se não forem eliminados, podem afetar consideravelmente a saúde do seu amiguinho.

Além disso, preste muita atenção nos meses de verão. Durante esse período, as pulgas andam à espreita e podem botar ovos na pele dos animais.

Lembre-se de escovar regularmente o pelo do seu amiguinho. Essa atividade, além de ser importante para manter o pelo de coelho, também ajuda a fortalecer o relacionamento pet-dono.

Para escovar, use uma escova macia e luvas limpas. Se o pelo do animal for curto, é aconselhável escovar o coelho uma vez por semana. Se o pelo for longo, esse processo deve ser feito diariamente para evitar emaranhados e bolas de pelo.

Manter as unhas dos coelhos cortadas também é muito importante. O melhor é cortá-las regularmente.

A castração ou esterilização nos coelhos pode ajudar para que o seu animal de estimação tenha uma vida mais feliz, saudável e mais longa. Além disso, reduz a agressão e as crias indesejadas.

Ambos os procedimentos cirúrgicos são realizados com anestesia. É recomendado que este tipo de operação seja feita quando o animal atinja a maturidade sexual, isto é, entre os quatro a seis meses de idade.

O que é necessário para que o seu coelho seja feliz em casa?

A felicidade dos coelhos

 

Para que o seu pequeno amigo seja feliz em casa, primeiro deve se sentir confortável em seu verdadeiro lar, que é a sua gaiola. É aconselhável que o animal tenha uma gaiola coberta e, se tiver jardim, que seja ao ar livre.

Para desenvolver seu instinto, é essencial que os coelhos possam caminhar em espaços abertos ao sol. Então, se você tiver um quintal ou jardim, destine algum espaço para seu animal de estimação para que ele possa saltar e tomar banhos de sol.

A dieta também é muito importante. Nesse sentido, você deve dar alimentos nutritivos para seu amiguinho, que podem ser comprados na loja de animais sob a recomendação de um veterinário ou especialista.

Não se esqueça de colocar em sua casa feno e uma “roupa de cama” confortável, que pode ser serragem ou madeira. E escolher comedouros de cerâmica, para manter a saúde e prevenir doenças.

A propósito, lembre-se de colocar alguns brinquedos para que ele possa afiar os dentes e brincar.

É também importante que você tenha um kit de limpeza para limpar a sua gaiola. Não se esqueça de um desinfetante que não seja tóxico, luvas higiênicas e uma escova macia.

Por outro lado, se o veterinário o aconselhar, talvez seja necessário alguns suplementos vitamínicos e a inclusão de alguma guloseima para agradá-lo.