Principais esportes para cães

Esportes para cães

Quando você adquire um cão, não só adquire um animal de estimação: adquire um amigo e uma responsabilidade. More você em um apartamento ou em uma grande casa; seu animal de estimação, seu amigo e sua recém adquirida responsabilidade, precisará fazer exercícios. Mas você pode ver isso pelo lado bom: se você for esportista, já terá quem te acompanhe, a não ser que o seu esporte preferido seja o xadrez.

E até se você não for esportista, tem que cumprir com sua responsabilidade. Mas também não se desespere, você não tem por que sair para correr se você não gosta. Há diferentes tipos de esporte que o seu cão poderá praticar. Na verdade, há esportes que são exclusivos dos cães. Como sempre, iremos lhe falar sobre isso.

Esportes para cães aptos

Mulher correndo com cão

  1. Agility. É um esporte só para cães que consiste em fazer com que o cão corra por uma pista repleta de obstáculos que o animal terá que ir desviando. Esta tendência nasceu mais ou menos em 1978 para poder entreter os assistentes de concursos de beleza canina. Mas pouco a pouco foi se tornando um esporte para cães a nível internacional e permitido que qualquer tipo de raça e tamanho de cão pudesse participar.

Com este esporte para cães se pretende melhorar o sistema motor do animal, assim como sua agilidade e seus reflexos.

  1. Flyball. Para este jogo são necessárias duas equipes de 4 cães. É um pouco parecido com uma corrida de substituições. Coloca-se uma caixa que contém uma bola de tênis ou similar a uns quinze metros da linha de partida. Quando se dá o toque, sai o primeiro cão de cada equipe que deverá correr até a caixa, tirar a bola e voltar para o seu lugar.

Depois disso, sairá o outro cão. O primeiro cão que terminar todas as substituições indicará a equipe ganhadora. Embora seja um jogo permitido para todas as raças e tamanhos, se quer ganhar, é melhor fazer com cães velozes.

  1. Canicross. Este é um dos esportes para cães que alcançou um nível profissional. É possível participar de campeonatos em toda a Europa. Há duas categorias: homens e mulheres. Isto é porque os donos dos cães devem participar junto com eles. Consiste em correr com um cão atado à cintura, via um peitoral e uma correia.

Este esporte deve ser feito em terreno árido, gramado ou sobre a neve. Não é recomendável fazê-lo sobre o asfalto pois poderia prejudicar as almofadinhas das patas do animal.

  1. Dog Frisbee. Este deve ser um dos esportes para cães mais conhecidos. Consiste em lançar um disco para que o cão possa apanhá-lo depois de ter feito algumas acrobacias. Obviamente, é um dos esportes para cães nos quais os animais devem ser treinados e adestrados. Nem todos os cães sabem fazer acrobacias desde o nascimento.

Deste esporte há competições muito importantes e interessantes de se observar em todos os Estados Unidos, sendo transformado no principal esporte para os cães.

Outras opções

Mulher correndo com cachorro

É possível que onde você more não haja uma pista de obstáculos para praticar agility ou possivelmente não se façam campeonatos de cães ou de outros esportes para os peludos. Porém, você poderá praticar outros esportes com o seu cão. Estes podem ser:

  • Correr. O animal pode seguir seu ritmo.
  • Patinar. Se o animal estiver bem adestrado para não se enfiar entre os seus patins, seu bom amigo poderá sim te acompanhar em sua travessia.
  • Caminhar. Para os menos aventureiros ou para os mais sedentários, dar grandes passeios será benéfico para o seu cão e também para você.
  • Pegar a bola. Esse sempre será parte dos esportes padrões. Para este esporte não é necessário outro cão e nem se inscrever em campeonatos.

Porém, antes de se decidir por algum desses esportes, sejam os tradicionais ou os esportes exclusivos para cães, consulte o seu veterinário sobre o estado de saúde de seu animal de estimação. Faça exames para saber como está seu coração, seus ossos, sua coluna e outras coisas que o seu veterinário poderá recomendar.

Até se tiver escolhido um esporte e seu veterinário disser que o seu animal não poderá praticá-lo, pergunte se há algum outro que seja apto para ele. Lembre-se que nem todas as raças são iguais e que cada uma delas poderá praticar um ou outro esporte.