As principais raças de hamster

Por que um hamster?

Juntamente com cães e gatos, os hamsters são animais de estimação muito populares e tendem a entrar nas casas com mais facilidade que um cachorro ou um gato, já que requerem menos esforço e responsabilidades, além de serem ideais para que as crianças cuidem e comecem a adquirir pequenas responsabilidades.

Por isso, é bom decidir qual raça é a mais adequada para nossa casa. Aqui apresentamos as principais raças de hamster que é possível encontrar nas lojas.

Hamster dourado da Síria

É o hamster mais comum. Mede entre 13 e 15cm e vive cerca de 3 anos. Seu pelo é farto e suave, escuro nas costas e mais claro na barriga. Mesmo que tenha dourado no nome, além desta cor, também pode ser cinza, branco, marrom ou albino.

Possui umas bolsas expansíveis que se estendem das bochechas aos ombros e que servem para armazenar comida e levá-la às tocas. Por isso, quando comem, parecem que ficam gordinhos. Costumam comer grãos e sementes de todo tipo, sendo fácil alimentá-los em casa.

Hamster anão chinês

1 raças-hamster-2

Ainda que o seu nome seja esse, na verdade este hamster não é dos menores, já que mede cerca de 13cm de comprimento. Costuma viver em torno de três anos. Teve sua origem nas estepes chinesas e é muito resistente ao frio, mas não hiberna.

Contudo, seu processo de reprodução muda nas baixas temperaturas e, em determinados períodos do ano, as fêmeas não podem ser fecundadas.

Seu pelo é denso e suave, de cor cinza e com uma listra mais clara a partir dos olhos até a cauda, tem pelo na planta das patas, consequência de sua origem em habitats frios. Sua reprodução é frequente, mas não passa das 7 ninhadas anuais, podendo ter até 10 crias por ninhada. Em poucas semanas essas crias já estão preparadas para procriar.

Sua alimentação, no seu habitat natural, é baseada em insetos, besouros, aranhas e caracóis, mas também come sementes – que é a alimentação mais adequada quando é domesticado.

Hamster anão de Roborowski

Este hamster, sim, faz jus ao seu nome e é o menor hamster que se conhece. Mede entre 5 e 7cm de comprimento e pode viver até três anos. Tem um pelo suave, que pode ser de cores variadas, indo do amarelado ao avermelhado e apresenta um rabo diminuto.

Além disso, tem uma linha cinza que atravessa o seu corpo, desde a cabeça até a cauda e é o hamster que tem os olhos maiores. É muito tímido, mas hiperativo.

Como é muito nervoso e travesso, deve ser instalado em uma gaiola grande com túneis e rodas giratórias, para que se exercite e queime sua hiperatividade.

Hamster russo

1 raças-hamster-3

Mede em torno de 10cm e pode viver até dois anos. É muito comum como bicho de estimação porque suas necessidades se limitam à alimentação e à higiene da sua moradia. Além disso, precisa de muito pouco espaço, de modo que pode viver em gaiolas muito pequenas.

Se adapta muito bem a outros animais, principalmente a outros hamsters. Seu pelo pode ser em tom café, acinzentado ou branco, com uma linha que vai dos olhos ao rabo, que é muito curto, preto ou cinza escuro.

Se este hamster der cria, é muito importante colocar o macho em outra gaiola até que finalize o período de amamentação das crias, pois senão ele as devora. As fêmeas desta raça podem procriar até um ano e meio de vida, momento a partir do qual elas se tornam estéreis.

Hamster russo branco de inverno

Este hamster é pouco comum nas lojas, mas ainda assim pode ser visto como animal de estimação em algumas casas. Mede 8cm e pode viver até dois anos. É uma variante do hamster russo, exceto que é completamente branco, ainda que no inverno passe a ser cinza escuro.

Além destes hamsters, que são as raças mais facilmente encontradas nas lojas, existem as raças de hamster siamês, hamster acetinado, hamster arlequim e hamster panda, que também podem ser adotados como animais de estimação, mas que não são tão comuns como os que dissemos anteriormente.