Prós e contras de dormir com animais de estimação

Todo mundo que decide adotar um animal procura por um amigo fiel, para dar e receber carinho, cuidados e todas as atenções necessárias. Também pretende-se compartilhar o máximo de tempo possível. Por esses motivos, muitos donos de animais tomam a decisão de dormir com seus companheiros.

Há quem considere que é uma maneira de fazer com que os pets se sintam protegidos e cuidados, porém há quem se posicione contra, afirmando que o melhor é que o animal não durma acompanhado de seu dono, já que será permitido que ele entre no mundo mais privado do dono.

Desta forma, vamos expor os prós e os contras de dormir com seu pet, para que você possa decidir qual é a melhor opção, tanto para você como para os nossos queridos amigos.

Por quê você quer dormir com seu pet?

Dormir com animais de estimação

 

Em primeiro lugar, queremos que você faça uma reflexão sobre o motivo de você querer dormir com seu pet. 

Se é porque você se sente sozinho e pensa que dormir com seu animal trará carinho e vai aliviar o sentimento de solidão, lembre-se que essa situação pode mudar se você se casar ou decidir morar com um companheiro(a).

Pode ser que você tenha tomado a decisão de dormir com seu pet por pensar que ele se sente sozinho ou porque ele tem medoÉ mais recomendável ajudá-lo a afastar essa sensação de solidão ou medo.

Se você permitir que o pet durma em sua cama, pode ocorrer de um dia não ser possível dormir com ele, o que pode fazer com que ele chore a noite inteira ou que faça alguma bagunça, destruindo coisas.

Se um dia, de repente, seu pet subir na cama e você permitir, certamente ele vai querer subir sempre. É por isso que, desde o primeiro, dia você deve fazer com que ele entenda que essa cama é sua e não dele.

Vantagens de dormir com seu bichinho de estimação

A primeira e mais importante vantagem que existe em dormir com seu pet é o grande vínculo que se estabelece ente vocês dois. Dormir juntos é favorável para a amizade entre ambos, além disso, um cuidará do outro.

Há estudos que asseguram que dormir com seu pet é benéfico para a saúde de ambos. No caso do ser humano, favorece baixando a pressão arterial e, inclusive, obtém-se um benefício emocional, evitando, assim, o estresse e a depressão. Isso ocorre devido ao carinho que ocorre entre o dono e o animal.

Dessa maneira, todos os problemas e tristezas são esquecidos, já que recebemos todo o carinho do nosso fiel companheiro. Isto proporciona também a regulação do sono e um melhor descanso.

Dormir com seu pet pode proporcionar mais segurança, sobretudo para as crianças que sentem medo durante a noite, fato que pode ser superado com o animal dormindo no quarto da criança.

Contras de dormir com seu bichinho de estimação

dormir-com pets 3

Há quem afirme, definitivamente, que não se deve dormir com animais, porque é muito prejudicial. O certo é que há algumas desvantagens.

O principal problema que pode ser apresentado ao dormir com seu pet, é que ele passe alguma doença contagiosa, relacionada especialmente com os parasitas. Se você sofre com algum tipo de alergia, deve ter um cuidado especial ao dormir com o pet, pois ele pode soltar muito pelo.

Se você tiver o sono leve, lembre-se que seu companheiro poderá roncar e se mexer muito, o que não deixará você descansar direito.

Se for dormir com um gato, pode ser que ele te arranhe durante a noite e às vezes você nem vai perceber. É por isso que os gatos devem estar com as unhas bem cortadas e lixadas.

Conselhos para dormir com seu bichinho de estimação

Se você escolher dormir com seu bichinho, recomendamos seguir alguns conselhos. Não pense só em você, mas pense também nele e o que seria melhor para ele.

O primeiro que você tem que fazer com que ele entenda é que você é quem manda e quem põe as regras, já que é o seu território. Eles não devem se sentir os donos do quarto, mas sim que você compartilha o local com eles.

Também deve estar claro que a cama é para dormir e não para brincar. É conveniente mostrar-lhe em qual parte ele vai dormir.

A higiene do pet é algo básico. É importante que estejam bem asseados e sem parasitas. Uma sugestão é que durma sobre os lençóis e não em baixo, já que pode ficar alguma sujeira em seus pelos.

É importante que, antes de ir dormir, o pet faça suas necessidades, assim surpresas serão evitadas durante a noite. Também é indicado tirar o animal da cama e lhe dizer “assim não”, caso ele comece a rosnar quando você se mexer.