Pug ou Carlino, um animal de estimação muito popular

O Carlino é também conhecido como Pug e é uma das raças mais antigas originadas na Ásia. Embora a data exata de sua origem não seja conhecida, acredita-se que apareceu na dinastia Chang entre 1751 e 1111 A. C.

Um pouco da história do Pug ou Carlino

Esta raça foi muito amada na China Imperial, e tanto foi assim, que chegou a ser considerada como um grande presente de casamento para imperadores e príncipes.

É um cão de pequeno porte, mas harmonioso, foi criado nas cidades santas dos eunucos, em lugares espaçosos e por pessoas que eram totalmente dedicadas a cuidar deles.

Qual é o seu passado?

O Imperador Napoleão não tinha uma predileção pelo Carlino, mas, aparentemente, sua esposa Josephine de Beauharnais, tinha.

Por outro lado, o rei da Inglaterra e da Irlanda William III introduziu o Pug em seu reinado Inglês.

Também, Maria Antonieta, rainha da França, mostrou grande afeição para com esta raça, seu Pug de estimação a acompanhou até a guilhotina.

Notavelmente, durante a Segunda Guerra Mundial, estes cães foram quase extintos, o Duque de Windsor foi responsável ​​pelo aumento e recuperação da raça.

Embora não se saiba como eles chegaram à Europa, é sabido que no final do século XV estavam lá, juntamente com a rainha Elizabeth na Espanha.

Alguns argumentam que o Pug foi trazido de Portugal ou da Holanda.

Características Principais

cão-sapato

O cão Pug tem um tamanho pequeno, compacto, harmonioso em suas proporções e corpo forte.

É caracterizado pelo focinho achatado, cabeça grande e redonda, com o rosto cheio de rugas.

Seu caráter é doce e seus olhos são negros e grandes.

Tem um pescoço forte, um peito largo e o tipo de rabo saca-rolhas. Seus membros são paralelos, retos e tem um comprimento moderado.

Personalidade tranquila e fiel

Apesar de ter um caráter imperial e parecer um pouco irritado, este animal de estimação afetuoso é ideal para crianças, porque é ativo, mas ao mesmo tempo quente e reconfortante.

Ele adora o contato físico com os seres humanos e é sociável, vocálico e expressivo.

Aparência

Eles podem ter uma pelagem rajada, prata, areia ou branca, com focinho e orelhas pretas, e de bochechas proeminentes.

O pelo é caracterizado por ser curto, liso e brilhante. O peso do Pug varia entre 6 e 10 quilos.

Cuidados

educar-seu-cao-3

As córneas dos olhos do Pug são delicadas e seu nariz é plano e reduzido em tamanho, então eles tendem a engasgar com frequência e é por isso que devem permanecer em uma área ventilada.

Além disso, suas sessões de brincadeira e de adestramento não devem ser muito intensas, eles também são propensos a terem problemas de peso e alergia na pele.

No entanto, sua expectativa de vida é superior a 12 anos.

Além disso, é essencial que a ração alimentar seja correta para eles e, pelo menos uma vez por semana, que se limpe as dobras com gaze para remover o acúmulo de umidade e odores.

O shampoo, nos dias de banho, não deve prejudicar o pH de sua pele.

A limpeza das rugas e das dobras do Pug exige apenas um pouco de esforço e tempo, nada mais.

Para fazer isso, não devemos investir em qualquer produto específico, ou gastar em clínicas veterinárias para que elas possam fazê-lo, porque você só irá utilizar uma gaze umedecida.

Como sugestão, usar os dedos para cavar um pouco nas dobras da pele do Pug, porque caso contrário, será um pouco complicado.

Muita atenção com a limpeza dos restos de comida no Pug, você deve usar um par de lenços umedecidos que, além de serem suave, sejam descartáveis.

No entanto, certifique-se de que sejam hipoalérgicos.

Pug no quadro de Goya

Em 1786, o artista Francisco de Goya decidiu retratar a Marquesa de Pontejos com seu Pug de estimação.

Você tem um Carlino em casa? Como é o seu comportamento?