Quais são as vantagens dos cães mestiços?

Se você está pensando em adotar um animal de estimação, você deve saber que existem muitas vantagens em se ter um cachorro vira-lata. A principal diferença entre cães misturados e de raça pura é que a primeira é uma mistura de raças em que o homem não interveio para criar, melhorar certos padrões ou para dar origem a uma nova raça. 

Em geral, esses animais são os que são dados para a adoção. Então, vamos lhe dizer agora quais são as vantagens dos cães mestiços, estes adoráveis animais.

Vantagens

Cães vira-latas

Se você alguma vez se perguntou se existe alguma vantagem, e por que adotar um cachorro vira-latas em vez de comprar um de raça, em primeiro lugar, esse é um ato de oferecer um lar para um amigo, e de graça.

Em muitos abrigos, pede-se para fazer algum tipo de doação para a ração, para pagar a vacinação, ou a esterilização do filhote. Além disso você vai estar salvando uma vida, porque de uma ninhada de dez animais mestiços, apenas dois atingem a idade adulta.

Os cães vira-latas são a melhor raça, pela simples razão de que foi a natureza quem determinou as suas condições.

Ao contrário das raças de laboratório, os cães mestiços têm uma carga genética de seleção natural, que os torna biologicamente mais adaptados e adaptáveis aos ambientes em geral.

Por causa desta condição, eles devem ser considerados verdadeiros sobreviventes, eles e seus ancestrais certamente tiveram que passar por vários testes que ameaçaram suas vidas.

Ao serem muitas vezes descartados por não serem um Akita puro, por exemplo, tiveram de lutar contra condições adversas e, certamente, contra outros animais por comida ou por território, o que os torna grandes escolhidos no processo de seleção natural.

Por serem melhor adaptados às condições desfavoráveis, eles são mais fáceis de cuidar e exigem menos cuidados do que os cães com pedigree.

Se você não puder cuidar de seu amigo de vez em quando, quando você tiver que viajar ou se ausentar por exemplo, você notará que além da racionar a comida e a bebida, ele não fará de seu ambiente um caos, porque ele irá, até mesmo, controlar as idas ao “banheiro”, algo que dificilmente você encontrará em um cão de raça pura.

Eles são cães com uma grande diversidade genética e, por isso, sua expectativa de vida é muito longa. Para uma média de 12 anos que estes cães podem chegar a viver, pode-se adicionar mais 3 ou 5 anos se eles tiverem o cuidado e o carinho necessários. Muitos animais de raça pura foram geneticamente modificados pelo ser humano, e são mais propensos a desenvolver doenças. Isto tende a resultar em uma morte prematura ou em uma má qualidade de vida na idade adulta. Nesse sentido, cães mestiços, não só exigem menos visitas ao veterinário, mas também são mais saudáveis, mais fortes e vivem muito mais.

Os vira-latas são cães muito nobres

A nobreza dos vira-latas

Você também vai descobrir que os vira-latas são cães muito gratos. Se você adotou um que viveu na rua, saiba que ele estaria disposto a dar a vida por você ou por algum membro da família, e em contraste a algumas raças que são treinadas para essa finalidade, o mestiço poderia fazê-lo pelo simples fato de que é você quem tem dado a ele uma casa, comida e carinho.

Mesmo que com você e com a sua família ele tenha um caráter humilde e submisso, se ele sentir que há qualquer ameaça, ele será o mais fiel possível contra o agressor.

Sendo animais que não têm alguém que se preocupe com eles, seu animal irá apreciar tudo o que você fizer por ele e será o seu melhor amigo.

Além de todas estas vantagens dos cães mestiços, há também algo essencial, e é o fato de que seu cão será único. Enquanto certos animais de raça são muito semelhantes uns aos outros – quando não idênticos – seu animal de estimação terá características que serão somente dele.

Se você está cansado de sair e ver um grande número de pessoas com o mesmo tipo de raça que a de seu cão, sua melhor opção é adotar um mestiço.

Se você está disposto a adotar um cão com estas características, tome seu tempo e seja paciente. Lembre-se de que você vai convidá-lo para se tornar parte de sua família, ele será um novo membro dela.

Ele terá muito medo no início, mas com o passar do tempo, vai deixar você saber como você é importante na vida dele. E agora, você ainda se pergunta quais são as vantagens dos cães mestiços?