Quais são os reforços positivos que existem para cães?

Quando você está ensinando o seu animal de estimação a fazer algumas coisas e outras não, o ideal é usar reforços positivos para que ele te dê ouvidos, e isso é algo que muitas pessoas encontram dificuldade.

Mesmo que existam pessoas que acreditem que se trata de um mito, existem alguns reforços positivos para cães que costumam surtir muito efeito. Estes são os mais excêntricos.

Recompense-os com alimentos

Cachorros ganhando petisco

Como muitos já sabem, quando você começar a educação do seu cão, é muito importante que ele se sinta recompensado para poder se sentir estimulado; ou seja, o seu amiguinho deve saber que se cumprir corretamente todas as indicações que lhe sejam ensinadas, ele terá uma boa recompensa, e isso significa um condicionamento muito determinante.

Uma vez que isso se torne parte da sua rotina, o seu cão irá cumprir todas as coisas que você deseje que ele aprenda sem muitas dificuldades, pois ele saberá que o seu esforço não será em vão, e isso irá facilitar muitíssimo a questão do adestramento.

É importante destacar que esses tipos de ações costumam ser tomadas, com frequência, nos casos dos cães que são treinados para cumprir a missão de resgatar pessoase também nos treinamentos aos quais o cãozinho tem que repetir um determinado comportamento de maneira rápida.

Além disso, é importante levar em consideração que esses tipos de reforços positivos para cães não são muito recomendáveis de serem aplicados nos cães que sofrem problemas de obesidade, já que mesmo que o efeito seja o mesmo, você estará atentando contra a sua saúde, caso ele tenha sobrepeso ou esteja de dieta.

Nesse caso, o ideal será buscar algum tipo de alimento para cães que contenha poucas calorias e que seja feito com ingredientes naturais e caseiros.

Acariciar e tocar no cão são reforços positivos

Não é segredo para ninguém que os cães amam de paixão as carícias dos seus donos, e isso é algo que pode ser aproveitado facilmente quando você estiver ensinando algo para ele, já que se você o recompensar com esse gesto, ele irá cumprir as suas ordens de forma mais simples do que se você utilizar outros métodos.

Se, por exemplo, você quiser que ele deite ou te dê a patinha, é preciso tratá-lo com muita naturalidade antes de realizar esses comandos, para que assim que começar o treinamento, você possa se mostrar mais sério que o habitual.

O seu amiguinho irá notar a diferença e a mudança em sua atitude, e fará tudo que for possível para que você volte a tratá-lo como antigamente. Por isso, recomenda-se que, nesse momento você dê uma ordem e espere.

Se o cão não fizer nada, espere alguns segundos e continue dando a ordem até que ela seja cumprida. Só depois disso que você deve acariciá-lo e demonstrar gestos de carinho que você costuma usar para recompensá-lo.

Levá-lo para passear é o melhor de todos os reforços

Cachorro passeando

Assim como acontece com a comida, se existe um denominador comum em quase todos os cães é a paixão que sentem ao caminhar ao ar livre, já que além de estarem fazendo uma atividade física que melhora o seu estado de saúde, também se divertem à beça cheirando as coisas, vendo outras pessoas, outros cães e passando um tempo com você.

Se você estiver educando o seu amiguinho, dá para tirar proveito disso e levá-lo em um passeio algumas vezes para que ele se sinta muito mais motivado, isso porque ele irá associar o processo de aprendizagem com a diversão, e isso evitará que ele se sinta estressado e ele poderá desenvolver respostas positivas com relação às ordens que você emitir.

Esse costuma ser o método mais efetivo para ensinar o seu cão a fazer as suas necessidades fora de casa, sobretudo, se ele ainda for muito pequeno. Dessa forma, será possível solucionar um dos problemas mais incômodos que o seu bicho de estimação pode causar, uma vez que não é segredo para ninguém que recolher as fezes ou limpar a urina não é algo muito divertido de se fazer.

Para conseguir isso através dos passeios, você deve seguir os passos a seguir:

  • Levá-lo a um lugar que seja o apropriado para fazer as suas necessidades e não permitir que o cão o explore;
  • Permaneça no mesmo lugar e não demonstre nenhuma atitude ameaçadora;
  • Se o seu cão não fizer nada, leve-o ao ponto de início do treinamento ou espere só alguns minutos;
  • Uma vez que ele consiga fazer as suas necessidades, parabenize-o com gestos de carinho e leve-o para passear no resto do lugar.

Se você quer educar o seu cão de maneira rápida e efetiva, esses esforços positivos para cães irão te ajudar muito.