Qual é a alimentação adequada para cães segundo seus tipos

Alimentação ideal para cães

A alimentação é um dos fatores mais importantes na hora de cuidar de nosso cão. Nem todos os cães podem comer o mesmo e nem a mesma quantidade, mesmo que sua raça seja parecida. Cada raça tem certas características próprias e, portanto, cada uma tem uma alimentação determinada que vai de acordo com seu organismo.

Já sabemos que os especialistas são a favor de que os cães sejam alimentados com ração ou algum tipo de alimento desenvolvido especialmente para eles, por isso recomendamos seguir sempre as indicações para que o seu cão cresça saudável.

Aqui lhe daremos alguns conselhos sobre o que os cães precisam segundo seu tamanho ou idade, e como poderemos proporcionar isso a eles.

A alimentação adequada para os filhotes

Filhote comendo

Autor: Jerry

Os filhotes têm mais energia e, portanto, queimam calorias de forma muito mais rápida que os cães adultos. Por esta razão, precisarão de uma alimentação que proporcione a eles as calorias necessárias, mas não tantas que os faça engordar, nem tão poucas que as queimem muito rápido.

Tampouco poderá ser um tipo de alimento pesado que sobrecarregue o estômago e o aparelho digestivo deles, dificultando a digestão e a posterior evacuação.

Nas lojas e clínicas veterinárias você poderá encontrar uma ampla gama de alimentos especiais para filhotes. Estes contribuirão com os minerais, as vitaminas e os nutrientes necessários e foram especialmente desenvolvidos para a pequena boca dos filhotes e para os dentes ainda fracos deles. Também seria bom que mesmo assim você perguntasse ao seu veterinário qual é a alimentação mais adequada para cães como o seu.

A alimentação adequada para cães de raça grande

Os cães de raça grande costumam ter problemas ósseos quando crescem. Estes cães se caracterizam pelo crescimento lento e por envelhecerem mais cedo do que outros. Por isso, eles precisarão de uma alimentação que lhes proporcione os componentes necessários para fortalecer seu sistema imunológico e, é óbvio, cálcio para que seus ossos cresçam saudáveis e fortes.

Mas não dê leite ao seu cão! Já falamos em outras ocasiões que dar leite aos cães é um mito sem fundamentos que apenas pode prejudicar a saúde dele. Possivelmente alguns de vocês já deram e nada ocorreu, mas não é recomendável, já que o estômago canino não está preparado para digerir a lactose.

Estes cães também comem de forma muito rápida, engolindo sem mastigar. Por isso, embora saibamos que eles comem muito e que isto poderá lhe custar um pouco mais de dinheiro, recomendamos que compre uma ração especial para raças grandes, já que elas foram fabricadas em pedaços grandes que obrigam o cão a mastigar e, dessa forma, liberar de maneira mais fácil os nutrientes, transformando-se na alimentação mais adequada para cães de raça grande.

A alimentação adequada para cães de idade avançada

Os cães idosos gastam menos energia e, portanto, queimam menos calorias. Por isso, não precisam de uma grande ingestão de gorduras ou açúcares. Entretanto, é importante que se alimentem com uma fonte de proteínas de alta qualidade que lhes permita manter um bom nível físico e uma boa massa muscular.

Acompanhada a estas proteínas devem estar as vitaminas, que ajudarão a fortalecer o sistema imunológico e, também, os minerais, que colaborarão no funcionamento de suas já envelhecidas articulações.

Observe se a ração que você compra tem estes componentes, que sejam pedacinhos pequenos e fáceis de mastigar e de digerir e, também, que seja enriquecido com carne. A carne pode aumentar o apetite de seu cão e isso é algo essencial em um cão de idade avançada. Tudo isto somado se converte na alimentação adequada para cães idosos.

A alimentação adequada para fêmeas em gestação

Cadela deitada em quarto de bebê

Durante a gestação, a cadela deverá comer por vários, por isso ela necessitará de uma alimentação de boa qualidade e equilibrada. Seu estado poderá causar transtornos em seu apetite, fazendo comer muito em alguns dias e nada em outros, por isso um alimento preparado para cães adultos poderá não contribuir com tudo o que ela necessita.

Em algumas lojas de animais você poderá encontrar ração especial para fêmeas prenhas, mas se não encontrar ou se não puder pagar por ela, recomendamos que compre uma ração de boa qualidade especial para filhotes. Mas não escolha um para filhotes de raça grande, já que isso poderia gerar um sobrepeso desnecessário. Uma ração para filhotes de raça média contribuirá com todos os nutrientes e minerais que uma cadela prenha necessita.

 

Créditos da imagem: Coghlan.