Qual é a diferença entre o Husky Siberiano e o Malamute do Alasca?

Malamute do Alasca

Inteligentes, fortes, resistentes e super ternos. As raças de cães Malamute do Alasca e Husky Siberiano são caracterizadas por serem animais fiéis, disciplinados e muito companheiros. Mas… que diferenças existem entre eles?

Cor, tamanho, personalidade, resistência e preço são algumas das diferenças que podemos encontrar entre um cão de raça Husky Siberiano e da raça Malamute do Alasca.  A seguir compartilharemos alguns dados sobre estas incríveis raças. Vamos conhecê-las?

Qual é a diferença entre o Husky Siberiano e o Malamute do Alasca?

husky-siberiano

O tamanho, a personalidade e, inclusive, a forma de agir são algumas das diferenças entre o Husky Siberiano e o Malamute do Alasca. Vejamos as diferenças entre estes dois tipos de cães tão incríveis.

Como é o Husky Siberiano?

Origens:

O Husky siberiano tem suas raízes na Sibéria, onde esta raça foi utilizada por tribos seminômades conhecidas como Chukchi. Quando os Chukchi eram obrigados a ampliar seus territórios de caça, eles tinham que se deslocar para mais longe de casa. Portanto, desenvolveram um cão com a resistência necessária para percorrer grandes distâncias, a uma velocidade moderada em condições climáticas adversas e puxando carga.

Em 1909, os primeiros cães esquimós siberianos chegaram ao Alasca como cães de corrida.

Características:

  • O Husky siberiano é menor que o Malamute do Alasca. Podem ter olhos marrons, um marrom e o outro azul ou ambos os olhos de cor azul ou verde.

A cabeça de um Husky siberiano é menor e não tão ampla como a do Malamute. Além disso, seus olhos e ouvidos estão localizados mais próximos e apontam para cima. Isto dá ao siberiano uma expressão mais hiperativa e alerta. Parecendo-se com uma raposa.

  • Quando um Husky siberiano se encontra em estado de alerta, sua cauda peluda se coloca em forma de foice e cai quando o cão se sente relaxado.
  • Como são animais de carga, o Husky siberiano se dá bem com outros cães. Ele é teimoso, inteligente, seguro, independente e carinhoso com os que conquistam o seu respeito e confiança.
  • O Husky siberiano é um oportunista e um artista da fuga. Pode cavar rapidamente um buraco e escapar de alguma adversidade.

Não o deixe sem correia, seu instinto entrará em funcionamento se ele ver algo em movimento, pode ser o gato de um vizinho.

  • O Husky siberiano poderá transportar uma carga leve, a uma velocidade moderada, igual a um cavalo de corridas.
  • Os siberianos costumam ter o corpo mais alongado e têm as pernas mais finas que os Malamutes.

Agora vejamos o Malamute do Alasca

Filhote husky siberiano

Origens

O Malamute é considerado o animal oficial do Alasca e um dos cães de trenó mais antigos do Norte.

O nome desta raça surgiu da tribo Mahlemuts, que eram povos nômades do Alasca. Eles utilizaram esta poderosa raça durante séculos para caçar focas e puxar os pesados trenós que transportavam suprimentos e pessoas de toda a região Ártica.

Hoje em dia, a raça se parece muito com o que era há 4.000 anos. O Malamute é mais alto e mais pesado que o Husky siberiano. Tem olhos marrons e uma cabeça ampla com as orelhas muito separadas. Costuma deixar sua espessa cauda sobre suas costas.

Características

  • Como o Malamute é mais pesado que um Husky, é menos provável que ele pule alguma cerca, mas usará suas poderosas garras para escavar o lugar. Esta raça não deve ser levada sem a correia, já que o Malamute adora correr e perseguir suas presas.
  • Pode ser agressivo com seus pares sexuais, mas é carinhoso com sua família humana. O Malamute é uma raça de cães que se caracteriza por ser inteligente, confidente e obstinado.
  • Seus olhos têm forma de amêndoas, e com cor escura. Nunca tem olhos azuis como podemos observar entre os siberianos. As orelhas são de tamanho médio, mais separadas na cabeça e apontam um pouco para um lado, costumam parecer pequenas em proporção à cabeça e têm as pontas arredondadas. Isto dá ao animal uma aparência mais relaxada.
  • Esta raça de cães tem a cabeça redonda e é bem maior que a do siberiano. Parece-se mais com a de um urso do que com a de um lobo.
  • Estes cães podem transportar uma carga pesada, mas sempre a baixas velocidades. Seu aspecto é resistente e potente.
  • A expressão de um Malamute do Alasca é suave, indica uma disposição afetuosa. Têm uma aparência doce e que dá vontade de abraçá-los. Pode ser que você veja um Malamute com os olhos mais claros – isto lhe confere uma expressão muito singular e a algumas pessoas têm a impressão de estarem vendo uma raposinha.

E, por fim, esta raça de cães é mais cara que os siberianos.