Qual é o momento mais fértil de sua cadela?

Se você tem uma cadela e gostaria que ela desse à luz a filhotes, provavelmente já se perguntou e buscou mil informações sobre qual o período mais fértil de sua “filha”. E é exatamente esse o assunto de hoje.

Embora todos nós saibamos que o cio é o momento ideal para que macho e fêmea acasalem, nem todos os cios são igualmente férteis. Vejamos então como determinar o momento preciso de maior fertilidade.

Como detectar o momento mais fértil

ecografia cachorra

A primeira coisa que você deve saber é que não pode cruzar dois cães até que ambos tenham completado pelo menos 18 meses de idade. No caso da fêmea, o segundo cio é a melhor época, mas o recomendável é esperar até o terceiro ciclo. É esta a idade de maior fertilidade para ambos os animais.

Entretanto, a cadela pode não querer cruzar, algo muito comum. Portanto, determinar o período mais fértil é essencial para o cruzamento ter sucesso.

O momento ideal é quando a fêmea já está há pelo menos dois dias sangrando. É nessa ocasião em que as cadelas ovulam  e quando o corpo fica mais disposto a receber “convidados”, processo que pode durar uma semana. O animal estará mais receptivo após alguns dias, quando o sangramento for menor.

Caso você não controle o cio de sua fêmea, peça para que um veterinário faça um exame citológico, que revelará os níveis de progesterona e, portanto, o momento exato em que o animal ovulará. Assim você poderá saber o momento mais fértil de sua cadela.

Depois de determinar quando sua amiga peluda estará no pico de fertilidade, é hora de cruzá-la. Mas esse é um processo mais complicado do que parece. Que tal alguns conselhos?

Como cruzar dois cães

cadela com filhotes

Querer ter filhotes é um desejo muito louvável, mas a verdade é que acasalar dois cachorros nem sempre é fácil, especialmente se os animais não se conhecem. Portanto, vejamos quais os passos devem ser seguidos para que tudo corra bem.

  • Escolha um bom parceiro para sua fêmea. O melhor é que o cão seja da mesma raça e do mesmo tamanho que a fêmea. Não só pela beleza dos futuros filhotes, mas porque facilitará a aproximação dos animais e tornará o acasalamento mais difícil.
  • Seja paciente. Não espere que os animais cruzem logo no primeiro encontro. Eles precisam de um pouco de contato. O ideal é que o primeiro encontro ocorra cerca de uma semana depois que a fêmea tenha menstruado. Embora esse não seja o momento de maior fertilidade, os hormônios estarão acelerados e conhecer o pai de seus futuros filhos nesse momento fará com que ela esteja mais disposta quando eles se encontrarem novamente.
  • Leve a fêmea até o macho. É recomendável levar a cadela até o cão. A fêmea pode sentir o seu território ser ameaçado, enquanto o macho ficará mais estimulado ao farejar os feromônios da parceira.
  • Busque um ambiente tranquilo. Ambos os proprietários devem estar de acordo e separar um cômodo tranquilo, sem muita luz e nenhum ruído, de modo que ambos os animais possam relaxar e deixar que a natureza faça o seu trabalho.
  • Deixe que tudo ocorra naturalmente. Não tente forçar e nem interfira. O cruzamento é um ato instintivo e acontecerá com ou sem você. Quando os animais começarem, deixe-os a sós para que fiquem confortáveis.
  • Tudo a seu tempo. Não importa se você acha que o cruzamento está demorando muito ou que sua cadelinha está sofrendo, não interrompa! Normalmente o processo dura cerca de 20 minutos. Tenha paciência, logo você será avô ou avó!

Se você quer saber como agir caso sua fêmea engravide ou quando ela já for mamãe, você encontrará vários artigos sobre o assunto em nosso site.