Qualidades: o cão representa o melhor de uma pessoa

As qualidades dos cães

Dizem que os cães se parecem com seus donos. Cada vez que escutamos isso pensamos no âmbito físico, mas a verdade é que os cães têm a capacidade imitar tanto as boas como as más qualidades, especialmente de seus donos, que são as pessoas com quem ele, possivelmente, passa mais tempo.

Assim como eles podem imitar qualidades, inconscientemente também nos ensinam qualidades que desconhecíamos ou que não estávamos demonstrando no mais alto nível. Se alguém cuida bem de seu animal de estimação, está demonstrando um alto sentido de responsabilidade e compromisso, capaz de lutar pelo que quer, e de amar e valorizar o que tem.

Agora, quais são essas qualidades que os cães têm que podem tirar o melhor de nós?

Fidelidade

Em vários de nossos artigos falamos sobre a fidelidade que os cães demonstram e de experiências reais de cães que deram suas vidas por seus donos. Masfidelidade dos cães por seus donos tem mais vantagens ocultas que podem nos tornar pessoas melhores.

Pata e mão

Por exemplo, pense em quando o seu cão, possivelmente até sendo um filhote, mordeu seus sapatos, ou espalhou o lixo por toda a casa. Você chega em casa do trabalho e quando vê a nova decoração se zanga, e com razão! Você entende que ele ainda é um bebê, mas que deve educá-lo desde bem cedo se quiser que ele seja um bom cão quando crescer.

Daí você briga com ele e possivelmente lhe dá uma palmadinha em seu bumbum. O bichinho te olha triste, coloca o rabo entre as pernas e se esconde em seu lugar favorito.

Você fica com dó e não pode evitar chamá-lo para lhe dar alguns mimos e lhe pedir perdão. Como ele reage frente ao seu chamado? Por acaso ele te olha estranho e demonstra algum ressentimento? Certamente não!

Se pararmos atentamente para pensar sobre isso, como agimos quando um amigo nosso nos faz algo e logo nos chama para pedir perdão? Somos rancorosos e arrogantes fechando qualquer porta à reconciliação e desse modo rompendo a fidelidade que devemos ao nosso amigo? Sem dúvida, pensar no exemplo que o nosso cão nos dá a esse respeito, nos ajudará a sermos pessoas melhores.

“A pessoa que guarda rancor no coração, é como alguém que toma veneno esperando que a outra pessoa morra. ”

                                                                                       -Anônimo-

Empatia

Buldogue no sofá

Seu cão sempre está atento, alerta aos seus sentimentos. Alegra-se quando ri, entristece quando te vê triste, se esconde quando você se zanga, te deixando em seu espaço, não se separa de ti se te ver doente e não deixa de tentar te fazer sorrir quando te vê chorar.

O seu cão parece sempre entender o que acontece com você e sempre faz algo para te fazer se sentir melhor. Esta é uma qualidade que no mundo brilha por sua ausência: a empatia.

Uma pessoa que sofreu uma grande tragédia, definiu muito bem o que era a empatia, ela a definiu assim: “A empatia é a capacidade de sentir a dor do outro em meu coração”. Se pensarmos nisso, e em como o nosso cão nos demonstra isso diariamente, nos sentiremos impulsionados a fazer o mesmo ante qualquer oportunidade que tenhamos.

Estas são apenas duas das boas qualidades que um cão pode fomentar em nós, mas há muitíssimas mais. Estamos certos de que se você observar o seu cão e meditar atentamente em sua forma de agir, encontrará facilmente muitas qualidades. Também, você poderá ensinar seu cão a desenvolver boas qualidades, desestimulando nele atitudes que não são civilizadas.

Ensine o seu cão a…

  • Compartilhar. Não é nada agradável ver como o seu cão briga com outros cães por um osso ou um brinquedo.
  • Ser amável. Sempre é agradável um cão que saúda amavelmente a todo mundo e que se deixa saudar.
  • Ser obediente. Isso será algo agradável para você, mas também fomentará as boas relações de seu cão com outras pessoas.