Quando meu cão deixa de ser filhote?

cão deixa de ser filhote

É possível que você já se tenha acostumado a ter uma pequena bola peluda em casa, mas pouco a pouco ela vai crescendo embora você não queira. E claro, há muitas coisas que agora em seu jovem amigo devem mudar, pois seu cão deixa de ser filhote.

Mas, como saber quando o seu cão deixou de ser um filhote e então passa a modificar os seus hábitos?

Em que idade meu cão deixa de ser filhote

Dizer que há uma idade universal para determinar quando um cão deixa de ser filhote é impossível. Isso dependerá sobretudo da raça do animal. Aqui lhe daremos alguns exemplos:

cão deixa de ser filhote

Autor: Angie Tarantino

  • Um filhote de raça Chihuahua, Bichón ou Buldogue deixará de ser depois dos 10 meses. No caso das raças médias como o Basset Hound ou o Cocker, deverá passar o mesmo tempo.
  • Os cães de raça grande ou gigante não deixarão de ser filhotes até que atinjam os 18 meses.  Por isso os cães grandes são muito mais brincalhões.

É importante saber disto, pois quando um cão faz a passagem da vida de filhote para a vida adulta será necessário fazer uma mudança em sua alimentação.

Alimentação para filhotes

Os filhotes gastam uma enorme quantidade de energia, por isso é necessário que sua comida, além das vitaminas e proteínas necessárias, contenha também um alto conteúdo em gorduras que o bebê transformará em energia e que queimará rapidamente.

Além disso, os pedaços de comida deverão ser rígidos para favorecer o fortalecimento de seus dentes.

Embora muitos pensem que é benéfico molhar a comida do filhote com água ou com leite, isto não é nada certo, já que o fato da comida estar macia não ajudará o bom desenvolvimento de sua dentição.

Recomendamos que escolha as marcas de primeira linha que, embora sejam um pouco mais caras, trarão grandes benefícios para o seu animal a longo prazo.

Lembre-se também que o seu filhote deverá comer entre 4 e 6 vezes ao dia, já que seu consumo de energia será muito grande. Não deverão ser porções enormes, mas sim constantes.

Serão 4 porções até que o cãozinho atinja os dois ou três meses, 3 porções entre os 4 e 6 meses e, por último, passado seis meses, a alimentação será reduzida para 2 porções diárias.

Todo esse processo de alimentação para filhotes será alterado assim que o seu amigo se tornar adulto.

Alimentação para cães adultos

cão deixa de ser filhote

Quando o seu filhote se transformar em adulto, quer dizer, quando deixar de ser um filhote, sua alimentação deverá ser alterada, daí a importância de saber qual é o momento em que acontece esta transformação.

Quando seu cão deixa de ser filhote, a quantidade de comida deverá diminuir muito. A partir dos doze meses, para cães pequenos e médios, ou a partir de 18 meses para cães de raças grandes, quando seu amiguinho deverá comer no máximo duas vezes ao dia. É recomendado que o alimente uma vez ao dia, mas se seu cão é um tanto ansioso, poderá dividir essa porção de comida em duas partes para que seja menos difícil o alimentar uma única vez ao dia.

Porém, isso não significa que deva dobrar a porção, mas sim que deverá dividir a quantidade de comida para duas vezes.

A alimentação é a base do crescimento e da boa saúde de seu animal de estimação, por isso é tão importante que você esteja muito alerta às mudanças que o seu filhote passa.

Saber quando um bebê canino deixa de ser um filhote e se transforma em adulto é vital para o seu bom desenvolvimento e uma excelente saúde.

Se você adotou o seu filhote e não está muito certo sobre sua idade, pergunte ao veterinário, pois ele saberá te orientar para que quando tiver que fazer as mudanças, você esteja certo de que as estará fazendo no momento correto.