Quando tudo der errado… abrace seu cão

Abrace seu cão

Os cães não costumam gostar quando os abraçamos. No entanto, quando você tem um dia ruim e tudo parece dar errado, quando tudo mais falhar… abrace seu cão, ou melhor apoie-se nele.

Quem já teve a oportunidade de passar um tempo com um cão sabe que eles são terapêuticos.

Seja através de uma lambida, trazendo um brinquedo para você ou simplesmente repousando a cabeça em sua perna, seu cão vai ajudá-lo a superar um dia ruim. Tenha em mente que os cães são muito bons interpretando humores, então eles vão saber exatamente quando devem te consolar.

A seguir, apresentamos algumas recomendações sobre como seu cão pode te reconfortar, sem que isso acabe sendo opressivo para ele:

O contato físico

Na maioria das vezes, quando vemos nossos cães e nós tivemos um dia ruim, o nosso primeiro instinto pode ser fazer um carinho na cabeça deles.

No entanto, isso acaba sendo uma ação que ele pode vir a interpretar mal porque, para os cães, tocar na cabeça é um sinal de dominação e, sabendo que ele já te considera líder, ele pode facilmente ficar estressado.

Portanto, se você quer acariciar seu animal de estimação, sugerimos outras maneiras. Em vez de dar tapinhas na  cabeça do seu cão, tente algo menos ameaçador, como um carinho embaixo do queixo, atrás das orelhas ou na barriga. Você vai perceber que a linguagem corporal do seu cão mudarácompletamente quando você tiver um contato físico com ele desta forma.

Não se esqueça dos limites

Cachorro no sofá

Embora você tenha regras para o seu cão, há dias, especialmente aqueles dias quando você não quer lidar com qualquer coisa, que você decide deixá-lo no sofá, não pede “sentar” antes de atravessar a rua ou deixa restos de comida de sua comida na mesa ou prato.

Enquanto para nós quebrar um pouco as regras de vez em quando seja bom, até mesmo saudável, ter que quebrar as regras, por vezes, é realmente confuso para um filhote de cachorro.

Cães realmente se sentem mais seguros quando existem regras e limites consistentes. Se esses não forem impostos, alguns problemas comportamentais podem aparecer.

A melhor maneira de mostrar seu amor para seu cão é permanecer consistente, firme e quente no tom de sua voz e nas suas ações. Claro, isso não significa que você deva ser distante e frio com ele.

Ser carinhoso com o seu cão vai ajudar a dissipar a mente e produzir endorfinas que fazem você se sentir feliz. Além disso, se você fizer isso, vai aumentar a confiança do seu cão e o agradará com mais freqüência.

Te estimula a socializar

Algo que você pode fazer para se acalmar, e seu cão vai adorar, é encontrar um lugar que aceite a presença de animais de estimação. Felizmente, esta é também uma ótima maneira de mostrar ao seu cão que você o ama.

Os cães são criaturas sociais e absolutamente adoráveis, amam sair com você para conhecer outras pessoas ou outros cães, se eles forem bem socializados, é claro, e vão te acompanhar com muita boa vontade aonde quer que você vá.

Um momento a sós

Os cães realmente anseiam seu tempo e atenção, mas isso nem sempre significa que você tem que sufocar seu cão com beijos. Em geral, isso significa tempo sentados calmamente ao lado do outro ou brincar com seu animal até sentir que seu braço vai cair.

Prestar atenção às necessidades do seu cão realmente vai te ajudar a construir um vínculo forte, e ele vai saber como retribuir no momento em você mais precisar, porque ele vai te conhecer melhor.

Brincadeiras, terapia para os dois

Mulher brincando com cachorro

Se nós estamos correndo ao lado deles ou se escondendo debaixo de um cobertor, o ideal é que ambos tenham um bom tempo. No entanto, nem todas as brincadeiras são boas. Encher ele de coisas ou ficar em cima dele reafirma o domínio que você tem sobre o seu cão e, às vezes,pode aumentar o estresse que ele pode ter.

O ideal é procurar jogos que melhorem a confiança entre vocês ou aqueles que ajudem a desenvolver a inteligência. Você vai ver como o cão resolve problemas e você esquecerá os seus em um piscar de olhos.

Créditos da imagem: M.Peinado.