Quando um cachorro deixa este mundo

Assumir a morte de um animal de estimação não é fácil, especialmente se for um cachorro que esteve com você por anos. Muitas vezes as crianças são as mais propensas a sofrer com a ausência. Se você está passando por este momento difícil, vamos compartilhar a seguir algumas dicas que talvez possam te ajudar.

Se você tem filhos… como podemos explicar a morte de seu cachorro?

Como superar a morte de um animal de estimação

 

Se a criança tiver menos de 7 anos e está se sentindo triste, não tente evita que os pequenos vivam essa experiência com a tristeza.

A tristeza é parte da vida, por isso é conveniente que você aprenda a superá-la. Dessa forma, seu desenvolvimento emocional será muito mais adequado.

Não adoce a realidade. Menos é mais. Dê ao seu filho informações simple e claras. Responda a todas as perguntas, apenas dizendo a verdade.

Tenha cuidado ao usar a palavra “sonho” ou “colocar para dormir”. Seu pequeno talvez não consiga entender e pode desenvolver medo de dormir.

Se o seu cachorro vem mostrando sinais de envelhecimento ou doença, você deve dizer ao seu filho que o veterinário será responsável por ajudá-lo.

Se você ouvir uma pergunta se o seu cachorro vai morrer, responda que você não sabe, mas que o animal receberá tratamento do veterinário, que tentará ajudar para que o seu animalzinho possa se sentir melhor.

Apesar de saber que seu animal de estimação está se piorando, é melhor que o seu filho ouça relatos diários sobre o seu progresso e se o animal não resistir, a notícia deve ser comunicada aos poucos.

Lembre-se, para seu filho você é um modelo de como reagir e se comportar. Se sua própria expressão mostrar tristeza extrema isso permitirá que o seu filho se sinta triste.


Se o seu filho lhe perguntar o que será feito com ele, dependendo do seu plano, você deve informar que o veterinário tem um ugar onde o corpo será depositado.

Vocês podem processar a morte juntos, lembrando dos momentos de amizade e alegria na companhia do cachorro.

Não desapareça rapidamente com os pertences que eram do seu animal de estimação, como o prato de comida e os brinquedos. A presença dos objetos permitirá que você se lembre do quanto o amavam e quanto ele faz falta. O tempo, afinal, ajuda a curar.

Finalmente, aguarde algum tempo antes de ter um novo animal de estimação. As crianças precisam saber que nossos entes queridos simplesmente não são substituídos.

Preocupações imediatas

Aprenda a lidar com a morte de seu animal

 

Se o seu animal de estimação morrer na sua casa, dependendo da sua escolha, você pode ter que manter o corpo por um curto período de tempo, especialmente se a morte ocorreu durante a noite.

Um corpo bem refrigerado pode ser mantido por no máximo 24 horas… embora seja difícil enrolar o animal e colocá-lo sob refrigeração.

Se você deseja que seja realizada uma necrópsia para determinar a causa da morte, o corpo não deve ser congelado e o veterinário deverá ser comunicado o mais rapido possível.

Se o seu animal de estimação é muito grande para ser refrigerado, é possível colocar o corpo em um piso de concreto. Neste caso, não cubra ou embrulhe o corpo. Se você fizer isso, o corpo irá pegar o calor e não esfriará.

Como último recurso, se você não for possível manter o corpo refrigerado ou sobre um piso de concreto, é possível manter o corpo na área mais fria da sua casa, longe do sol, cheio de blocos de gelo. Neste caso, o corpo tem de ser colocado num saco plástico para evitar que fique úmido.

O corpo não se decompõe imediatamente, sendo assim, você não precisa se preocupar com o cheiro.

Cremação individual ou comunitária

É muito comum que os donos de animais decidam por incinerar o corpo. Há lugares que oferecem este serviço e seu veterinário também pode indicar como isso pode ser feito.

Após a cremação, é hora de decidir se as cinzas do seu cão serão mantidas como uma lembrança. Se assim for, é necessário realizar a marcação prévia e escolher um serviço privado, o que irá garantir que os restos mortais do seu animal sejam devolvidos.

Geralmente, as empresas que oferecem o serviço de cremação também oferecem opções de urnas para que você possa colocar as cinzas.