Quando uma criança pede um cão aos pais

Em algum momento de sua vida, como pai ou mãe, seu filho pode ter te pedido várias coisas, dentre elas um irmão ou um animal de estimação. No que diz respeito ao primeiro, não posso aconselhá-lo em nada, mas se você quiser, sei o que fazer quando uma criança pede um cão aos seus pais, certifique-se de ler este post para saber o que fazer.

Conselhos

Quando as crianças pedem um animal de estimação...

Muitas crianças pedem aos pais um cachorro. Alguns não sabem o que fazer, especialmente se eles nunca tiveram animais de estimação em casa.

Os cães podem parecer um incômodo: os cheiros, pelos por todos os lados, sujeira e barulho. A verdade é que quem nunca teve um animal em casa, não conhece as coisas boas que um amigo peludo pode trazer.

Antes de dizer sim para o seu filho, explique para ele o que representa ter um animal de estimação. Você deve fazê-lo perceber que um cachorro não é um brinquedo de criança, mas sim um ser vivo que precisa de muitos cuidados.

Toda a família deve ter em mente que a vida familiar vai mudar completamente e que, além de um animal de estimação, a família terá um novo membro.

Se você decidir dar um cão ao seu filho, recomendamos que você vá a um abrigo. Nele você encontrará muitas opções de animais para que a sua criança possa escolher.

Além de ensinar ao seu filho como dar amor e carinho, você está dando um novo lar para um cão abandonado. Deixe seu filho escolher.

Você logo vai notar que o cachorro se tornou uma parte essencial da família. Os cães ajudam muitas crianças a se socializarem e a serem responsáveis. Ter um cão tem muitas vantagens que talvez nunca tenha pensado.

Vantagens

Crianças que crescem com animais

Quando deixar cair comida no chão, você já não tem mais que limpar. Seja na cozinha ou na sala de jantar, o novo membro da família não se envergonhará em “limpar” nada que caia.

Além disso, você já não tem que se preocupar com as sobras de alimentos, porque ele também vai cuidar delas.

Outra grande vantagem é que eles incentivam o exercício. Seus filhos nunca estarão mais exercitados do que com um cão.

Andar ou brincar com o cão é ideal para cansar as crianças e para que elas possam ir para a cama cedo. Além disso, as crianças estarão muito bem cuidadas.

Um animal de estimação os ensina a assumir responsabilidades. Os ajuda a serem mais tolerantes, compreensivos e a gerenciar suas frustrações.

Os cães são dependentes dos seres humanos para a maioria de suas atividades e seus filhos, ao ajuda-los, irão incorporar valores, para que em seguida, possam aplicá-los em suas vidas diárias, não só no seio da família, mas também na sociedade.

Esta aprendizagem considera que as crianças já não vão pensar apenas nelas mesmas, mas passarão a pensar também em um outro ser, neste caso, no cachorro. 

As crianças também começarão a compreender que as decisões que elas tomam dependem de outras coisas como alimentar o pequeno peludo, passear com ele ou levá-lo ao veterinário.

A principal vantagem é a união da família. O cão vai começar a ser um eixo pelo qual giram muitas atividades da família.

A partir do momento que o filhote chega em casa, você vai perceber que muitos dos planos para o futuro vão começar a incluir o cão.

Mas também trará benefícios para você. Além dos benefícios já mencionados, quando você tem um animal de estimação, dentro de apenas alguns dias, você vai perceber que sempre que você chegar em casa, ele o receberá com prazer e alegria.

Ele moverá sua cauda, talvez dará outros sinais de afeição, tais como saltos ou latidos. Se um dia você ficar só em casa, você terá uma companhia única.

Sem que você se dê conta, estará falando com ele, contando sobre o seu dia e também fazendo perguntas para o seu cão. Não tenha medo, você não está ficando louco. É parte do processo de assimilação, já que o cão se tornou um membro da família.

Se seu filho tiver algum problema de saúde, coloque os prós e contras na balança, mesmo assim, ter um cão é uma decisão a se considerar, dê ao seu filho o prazer de ter um cão.

Programe a chegada do mais novo membro da família junto com seu filho e faça planos para isso: compre alguns brinquedos, uma coleira, uma guia e tudo o que ele vai precisar para se sentir em casa.