Quanto alimento você deve dar ao seu cachorro por dia?

Uma das questões que mais preocupam os veterinários é proporcionar uma alimentação adequada aos bichinhos, uma vez que isso vai além de fornecer nutrientes. Isso também tem a ver com as porções e com a freqüência em que as refeições serão fornecidas, portanto, vamos deixar algumas informações sobre a quantidade de alimento que você deve dar a um cachorro por dia.

A primeira coisa a levar em consideração, a partir do momento em que deve alimentar um cão por dia, é que este depende de um número de fatores variados, tais como a idade do animal, peso, raça, o tamanho e a quantidade de exercício que  seu animal faz.

Você também deve estar muito consciente de controlar o peso do seu pequeno amigo, uma vez que você inicie alguma dieta para o seu cão, você deve saber se você está superalimentação ou se você está oferecendo uma dieta pobre para o seu animal.

Alimentando filhotes

Como alimentar os cães

A alimentação de um filhote é muito importante para seu crescimento e desenvolvimento. O tempo de desmame varia muito de acordo com a opinião de diferentes especialistas, oscilando entre 4 e 8 semanas.

Durante a lactação, o filhote vai dedicar seu tempo a dormir e, quando estiver acordado, para se alimentar.

Uma vez que o aleitamento materno passou, você pode começar a dar para o filhote alimentos moles e ir gradualmente substituindo conforme o cachorro se acostuma. A partir do desmame até os seis meses de vida, o filhote deve comer seis vezes por dia.

Procure oferecer comida específica para filhotes, que contém uma fonte nutricional específica para esta fase, já que os alimentos para cachorros adultos não têm essa carga nutricional.

Quando já passou os seis meses, você deve alimentá-lo três ou quatro vezes por dia.

Alimentando cães adultos

Uma vez que seu cão tenha atingido a idade adulta, você pode reduzir a ração para  2 vezes ao dia. Além de substituir a comida de filhote por um alimento para cães adultos.

No entanto, você deve estar absolutamente certo de que seu cão completou o desenvolvimento. Isso pode ser um pouco confuso, já que os cães amadurecem em tempos diferentes, dependendo da raça.

Eles também terão mais ou menos necessidade de comida, dependendo da raça. Por exemplo, o boxer tem uma das infâncias mais longas mais entre os cães e, porque são muito enérgicos, têm de ser alimentados três vezes por dia.

Da mesma forma, um fator importante aqui é o tipo de alimento que seu animal come, portanto, o melhor para saber com mais precisão quantas vezes por dia você deve alimentar o seu cão, é consultar o veterinário.

Há um mito de que os cães devem ser alimentados de acordo com o peso, mas isso não é inteiramente verdade, apesar do peso ser um ponto de partida, é preciso levar em conta variáveis ​​como a idade ou se o cão está acima do peso.

A melhor coisa a fazer depois de consultar o veterinário é ter um controle semanal e conhecer o peso ideal do seu cão de acordo com o padrão da raça, para que você saiba e entenda se deve reduzir ou ampliar a quantidade de porções diárias.

Recomendações sobre a quantidade de comida que você deve dar a um cachorro por dia
Recomendações

 

  • Os cães devem ter um horário de refeição que deve ser seguido diariamente. Isso é para evitar doenças, como o refluxo, ou para que o cão não desenvolva transtornos com os alimentos. Então sugerimos que você sirva a comida e tire a alimentação após 15 minutos. Desta forma, o cão vai aprender que não pode comer a qualquer hora e que deve se adaptar à programação.
  • Os petiscos devem ser ofertados na menor quantidade possível e em pedaços moderados. Isso impedirá que o seu cão desenvolva transtornos ou rejeite a comida que você fornecer.
  • Os cães mais velhos devem ser alimentados duas vezes ao dia, mas você deve substituir sua alimentação por comidas adequadas para a faixa etária, de preferência alimentos leves.
  • Se você perceber que seu cão parou de comer, tente alterar a comida, leve-o ao veterinário se ele resistir à mudança, às vezes isso pode ser um sinal de que algo está acontecendo com o corpo do seu bichinho e ele não pode te dizer.