Quanto muda a personalidade de um cão castrado

cão castrado

Se você se pergunta se deve castrar ou não o seu amigo peludo e se este fato mudará a forma dele de se comportar, este artigo é para você. Continue lendo para se inteirar sobre aspectos de mudança da personalidade de um cão castrado.

Quais mudanças ocorrem nos cães depois da castração

A primeira coisa que você deve saber é que os únicos comportamentos que podem ser modificados após a castração de um cão são aqueles relacionados com os hormônios sexuais masculinos. Então, como os níveis de testosterona são reduzidos depois da castração do peludo, também é possível que se reduzam as condutas associadas a ela. Por exemplo:

cão castrado

 

  • A marcação de território com sua urina por toda a casa.
  • As escapadas a procura de fêmeas no cio, com o risco de virem a sofrer algum tipo de acidente ou de se perderem.
  • A agressividade. No entanto, há muitas razões pelas quais os cães têm este tipo de reação, além da competição por cadelas.
  • O desejo indiscriminado de cruzar: com outros cães, incluindo os cães machos, nas pernas das pessoas e com diferentes tipos de objetos.

Um cão castrado só irá mudar sua personalidade naqueles aspectos que estão relacionados com os hormônios sexuais masculinos. Por isso é importante que a castração seja feita entre os 6 e os 9 meses de vida, antes do peludo atingir a maturidade sexual.

Outros dados sobre a castração dos cães

Leve em conta, no entanto, que a tentativa indiscriminada de cruzar, além de ser um comportamento sexual, pode ser algo lúdico ou uma forma de controle social. Em todo caso, depois da castração isso só será reduzido naquilo que tem a ver com a questão sexual, portanto excluindo as outras razões.

Mesmo assim, considere como possível que o interesse do peludo por copular possa não desaparecer por completo se ele encontra uma fêmea receptiva. Caso isso ocorra, tenha a tranquilidade de que ele não poderá engravidá-la.

Por estes motivos o ideal é castrar o animal antes que ele atinja a maturidade sexual -entre os 6 e os 9 meses- para evitar que ele continue desenvolvendo estes comportamentos após a cirurgia.

Você também deve saber que os resultados da castração dependem também da personalidade, da fisiologia e da história de seu animal de estimação. Por isso, sempre há a opção de recorrer a um especialista em comportamento canino para que ele te ajude a reverter os comportamentos que persistirem em seu cão depois que ele já foi castrado.

O cão castrado engorda e perde a vontade de brincar?

Para resumir isso, ainda que isso costume ser tido como um fato, a verdade é que um cão castrado não vai se tornar nem mais preguiçoso e nem mais sério. E se ele perder a sua vontade de brincar, como dizem algumas pessoas, isto se corrige com uma dieta adequada.

A castração pode fazer com que o animal engorde e que por esta razão se canse com mais facilidade e procure reduzir seus níveis de atividade.

Mas este problema se resolve oferecendo ao cão uma dieta especialmente desenvolvida para animais castrados e fazendo com que ele se exercite devidamente. Consulte o seu veterinário sobre as melhores opções.

Mais benefícios de castrar seu cão

Leve em conta também que outras vantagens de castrar o seu peludo são:

  • Reduzir os riscos de vir a sofrer de algumas patologias: diferentes problemas de próstata, tumores relacionados com o nível hormonal, hérnia perineal, etc.
  • Evita o contágio de doenças infecciosas que podem ser produzidas durante o acasalamento.
  • Contribui com a diminuição da quantidade de cães abandonados, já que não nascerão ninhadas não desejadas.

Seja um dono responsável

cão castrado

Como você já sabe, um cão castrado continuará sendo, em essência, o mesmo de sempre. Castrando um cão você contribuirá para evitar a superpopulação canina e o abandono de filhotes não desejados.

Mas se o tema da castração continuar gerando mais dúvidas do que certezas em você, consulte um especialista sobre esse assunto. E não fique com uma única opinião.

Para poder tomar uma decisão responsável a respeito, você deve contar com a maior quantidade de informações possíveis e colocar na balança os prós e os contras que implica a decisão de castrar ou não castrar o seu animal de estimação.