Quantos filhotes minha cadela pode ter?

Esta é uma pergunta muito comum quando nossas cadelas ficam grávidas, mas a reposta depende de diversos fatores. Neste artigo, vamos contar a você a resposta para essa questão e para tantas outras que, com certeza, passou por sua cabeça em algum momento.

Quantos filhotes minha cadela terá?

  • Se sua fêmea é de uma raça toy, é pouco provável que venha a ter mais de um filhote, ainda que sejam conhecidos casos em que tenham nascido até 4 cachorrinhos.
  • Uma fêmea de porte médio pode ser mãe de 6 a 8 filhotes, às vezes até mais.
  • Se a cadela for de raça grande poderá ter até 14 filhotinhos de uma só vez.
  • Agora, se ela for gigante, é provável que não traga ao mundo mais de um filhote. Caso venha a ter mais de um, pode correr risco de morrer.

filhotes e cachorro

Algumas pessoas dizem que podemos determinar o número de filhotes apenas observando as mamas que começam a sair na cachorra antes dela dar à luz. Isso não parece fazer muito sentido, porque o número de filhotes e mamas pode não coincidir, já que algum feto pode ter morrido durante a gestação. No entanto, lembre-se que que uma mamãe cão não pode amamentar mais do que 8 filhotes confortavelmente.

Uma fêmea pode ter gêmeos?

Sabemos que você ficaria muito feliz se a resposta para essa pergunta fosse sim, mas lamentamos ter que dizer que não existe nenhum caso conhecido de uma cadela que tenha dado à luz a gêmeos. Mas, a esperança é a última que morre.

O motivo para isso, segundo explicam os especialistas, é que as cadelas possuem uma constituição física muito diferente das mulheres.

O sistema uterino delas está dividido em dois. Por isso, sempre que uma fêmea gera embriões, eles sempre se alojam em locais diferentes.

Como reconhecer o começo e o fim de um parto?

É muito comum que, quando o parto da fêmea é em casa, os donos a deixem solta pensando qeu já terminou de dar à luz a todos os filhotes. Por isso, é essencial que saibamos quando começa e quado termina o parto.

Para identificar corretamente o começo é importante observarmos nossa cadela com cuidado para notar mudanças em seu comportamento. Quando o grande momento se aproxima, sua cachorrinha ficará nervosa e cansada, realizando movimentos lentos e buscando um lugar seguro, quente e escondido para se esconder.

Isso acontece entre o 60º e o 65º dias depois do acasalamento, portanto não se esqueça de anotar quando isso aconteceu.

Mais uma vez, o comportamento de nossa fêmea irá nos indicar quando o parto chegou ao fim e os filhotinhos que estamos vendo são todos os filhos da nova mamãe.

Ao fim do processo, a fêmea ficará muito mais tranquila e começará a juntar os filhotes e a se preparar para amamentar.

Até que idade uma fêmea pode dar à luz

filhotes

De forma geral, não é recomendável que uma cadela tenha filhotes após ter completado os 9 anos de idade. A partir dessa idade a fêmea  passa por um processo de descenso e seu organismo começa a envelhecer, debilitando o sistema imunológico.

Por isso, tanto ela quanto os futuros filhotes podem vir a sofrer com vários perigos, pois a saúde fica mais frágil e é mais fácil de contrair doenças e problemas físicos e psicológicos.

Como vimos neste artigo, tudo o que é relacionado à gravidez, ao parto e ao número de filhotes, dependerá de vários fatores, como a saúde da fêmea, a raça, o tamanho e a idade. No entanto, para não correr riscos, converse com o seu veterinário de confiança para saber como está a saúde de sua cadela e se a gravidez e o parto são viáveis.