Que cão policial inteligente!

cão policial

Caracterizado por sua grande destreza física e adaptabilidade, o Pastor Alemão, comumente conhecido como cão policial, é uma das raças mais admiradas, respeitadas e utilizadas em todo o mundo. Prestigiado por sua versatilidade, superinteligência, é fiel e grande companheiro. Um cão que surpreende por sua energia.

Com mais de 90 anos de existência, o cão policial é originário da Alemanha. No final do século XIX, estes exemplares de pastoreio mostravam suas grandes habilidades nas granjas. Max Von Stephanitz, um oficial de cavalaria, é conhecido como o pai da raça.

Depois da Primeira Guerra Mundial, o Pastor Alemão se converteu num herói, visto que serviu por anos junto à Cruz Vermelha. Também brilharam nas telonas em cães como Rin Tin Tin ou Coração Corajoso. Converteram-se em verdadeiras estrelas, chegando aos corações de milhões de espectadores.

Na atualidade, este corajoso cão distingue-se por sua grande capacidade para obedecer. Disciplinado. São utilizados pelas forças policiais, como cães-guia, para detectar contrabando de drogas e para a procura e resgate de pessoas.

Características

Pastor Alemão comendo

O caráter do cão policial distingue-se de outras raças por demonstrar autoconfiança e grande nobreza. É muito acessível e, embora talvez com os estranhos possa demonstrar certo receio de vez em quando, se estiver bem treinado pode controlar sua agressividade sem problemas.

Ainda filhotes já começam a demonstrar seu temperamento dominante. Com a aproximação de estranhos, talvez possa perceber seus fortes latidos de alerta. Também observará o grau de proteção que oferecem a todos os integrantes de sua família.

Seus atributos físicos são amplos. Seu tamanho é mediano, mas é suficientemente vigoroso e forte para correr longas distâncias. Pode trotar sobre distintas superfícies sem muito esforço. Sua raça combina robustez com nobreza, poder, agilidade e elegância.

Os machos são geralmente maiores que as fêmeas. A popularidade da raça tem dado lugar a uma grande diversidade. As cores em que podem ser encontradosvão desde o branco, creme, preto ou prata. Sua pelagem, geralmente, é curta, embora alguns exemplares apresentem maior comprimento.

Se você está pensando em adotar um Pastor Alemão deve saber que estes exemplares são fortes em mente e espírito. Por isso, demandam atenção e muito carinho. Se você tem crianças ou mora com adultos idosos, deve lembrar de que, se eles forem muito frágeis, esta raça pode derrubá-los sem inconvenientes, e suas poderosas mandíbulas podem causar grandes danos aos móveis.

VocÊ também precisa que lembrar de que esta raça amadurece devagar, por isso, você deve estar pronto para proporcionar-lhe disciplina de forma amável e firme. Além disso, portanto, deve oferecer-lhe um entorno seguro para ajudá-lo a se desenvolver.

Os Pastores Alemães são cães ativos. Adoram correr e explorar seu entorno com seus excelentes narizes. Requerem muito exercício, especialmente durante seu crescimento. Não pense em amarrá-lo, visto que é inaceitável, pois gerará frustação, tédio e ele pode se tornar perigoso.

Temperamento

Pastor Alimeão treinando

Os Pastores Alemães são cães muito sociáveis. Precisam de atenção e companheirismo. Se eles ficarem isolados das pessoas ou de outros animais, geralmente, sofrerão depressão. São excelentes cães e se relacionam muito bem com o resto dos integrantes da família.

Criar um filhote junto à crianças pequenas requer paciência e esforço extra para os pais. Frequentemente, o filhote, de rápido crescimento, utilizará seus dentes para brincar com as crianças e seus brinquedos, resultando, às vezes, em aranhões. As crianças pequenas com frequência excitam aos filhotes, que estão desejando brincar e perseguir.

Muita atenção, uma vez que crianças podem desfazer todo o trabalho que você tenha feito no treinamento do filhote, pois, as crianças não são firmes nem coerentes com o animal.

Sempre e quando os pais perceberem que o filhote precisa de uma dose extra de paciência, o filhote de Pastor Alemão pode crescer ao lado das crianças e ser uma grande companhia.

Quanto ao cuidado e a manutenção, esta raça só requer sua higiene normal, que consiste em banhos ocasionais e escovação regular. Para que conserve sua saúde, como o que acontece com todos os animais, é muito importante que cumpra-se com seu calendário de vacinação e visitas regulares ao veterinário.