Que vantagens as brincadeiras proporcionam ao nosso animal de estimação

Brincadeiras com animais de estimação

Quando escutamos a palavra brincadeira, quase como um automatismo nos chega à cabeça a imagem de uma criança. É certo que na infância este tipo de atividade é imprescindível, mas nem por isso devemos esquecer disso ao alcançar a idade adulta. De fato, uma expressão que escutamos todo o tempo é “nos divertimos como crianças”, ao desfrutar de algumas atividades recreativas.

No caso dos animais acontece uma coisa similar. As brincadeiras devem ser parte essencial da vida, tanto como filhote como nos anos posteriores. Neste artigo, vamos ver que vantagens brincar proporciona ao nosso animal de estimação.

Brincadeiras do nosso animal de estimação sempre sob supervisão

Cachorro brincando com bola

Que os seres humanos e os animais desejem continuar brincando, uma vez que alcançarem a idade adulta, é uma coisa muito positiva para as relações que mantemos. Como também acontece com os seres humanos, nosso cão ou gato precisa  se divertir e relaxar.

No entanto, também é necessário que supervisionemos estas atividades e mostremos ao nosso animal que nem sempre é hora de brincar, caso contrário isso produzirá um efeito contrário e levará nosso animal de estimação a um estado de ansiedade e descontrole.

Por isso, é fundamental que nos momentos de brincadeira, sejamos nós mesmos, os donos, que mantenhamos o controle, sempre com proporção. Se fizermos assim veremos como vamos desfrutar das seguintes vantagens.

Vantagens das brincadeiras para nosso animal de estimação:

1. Melhora a vida social

Quando vamos brincar fora de casa com nosso animal de estimação, se é possível fazê-lo, ele acaba se relacionando com outros animais de sua espécie, o que faz com que ele aprenda a socializar não só com seus donos, mas também com o resto dos indivíduos que compartilha o tempo.

Isso fará com que o animal se torne mais mais sociável, como é logico e, além disso, reduzirá sua agressividade natural. Em sua mente, ele associará a diversão que as brincadeiras lhe proporcionam com estar acompanhado.

Não esqueça que isso também te permitirá conhecer os donos de outros animais  e que você poderá compartilhar o amor que sente por seu animal de estimação e, quem sabe, alguma coisa a mais.

2. Una-se a seu animal de estimação

A melhor maneira de criar um vínculo com alguém é dedicando-lhe tempo. Isso não acontece só no caso dos seres humanos, com seu animal de estimação acontece o mesmo. O tempo que você passar brincando com ele fortalecerá sua relação e proporcionará para os dois um agradável estado de bem-estar.

Além disso, fará com que se conheçam melhor, o que é uma excelente oportunidade para apagar todos aqueles probleminhas que possam existir entre os dois. Quanto mais tempo passarem juntos, mais vontade terão de compartilhar tempo um com o outro, o que fará da experiência de ter um animal de estimação uma coisa verdadeiramente gratificante.

 

3. Corrija os maus hábitos do seu animal de estimação

Gato brincando

Muitos animais de estimação têm certos hábitos que não são os mais adequados para a convivência. Falamos da agressividade, mas também, da rebeldia, do nervosismo, da ansiedade ou da falta de autocontrole.

Mediante as brincadeiras com os animais, eles superam a frustração e aprendem a obedecer num ambiente mais relaxado. Tudo isso contribui para melhorar o comportamento em nível geral.

4. Imprescindível para sua saúde física

A brincadeira cumpre a necessidade do exercício que  seu animal de estimação tem. É fundamental que ele libere toda energia e o possível estresse que sente. Se além disso, a brincadeira for fora de casa, ele com certeza vai se cansar mais e ficará mais tranquilo depois.

Não esqueça que o benefício não será só para ele. Você também vai estar mais ativo, o que contribuirá para ajudar, em parte, a combater os maus efeitos que o sedentarismo produz em nossa vida.

5. Uma grande ajuda para sua saúde mental

Quando as pessoas brincam estão estimulando o cérebro em maior ou menor escala. No nosso animal de estimação acontece o mesmo. Precisamos que o cérebro trabalhe na medida que acontecerem as circunstâncias. Por isso, a capacidade de se concentrar numa atividade será produtiva em outros momentos da sua vida.

Brincar também será proveitoso para você, o que também não é menos importante. Servirá para aliviar tensões que são acumuladas ao longo do dia. 

Nem sempre é fácil tirar tempo livre para brincar com nosso animal, mas vale a pena investir nisso.