Se quer entender seu cão, leia estes 5 livros

entender seu cão

Devido a não falar com palavras, talvez você pense que é difícil entender seu cão. Compreender sua linguagem corporal pode nos ajudar enormemente. Com seu corpo, posturas, gestos e olhares, eles conseguem nos dizer muitas vezes mais coisas do que nós poderíamos dizer com palavras.

Porém, às vezes, isso não é suficiente. Por isso, escolhemos cinco livros que lhe ajudarão a entender seu cão. A leitura nos ajuda a crescer como pessoas. Estas obras, além disso, nos ajudarão a sermos melhores donos de nossos cães.

Os 5 melhores livros para entender seu cão

Cães São de Marte Donos São de Vênus

cao-usando-coleira

Este livro da autora Patricia B. McConnell é recomendado por peritos em comportamento canino. Foi escrito de maneira muito simples, amena e inclusive divertida. Mas mesmo sendo dessa maneira, o livro se aprofunda nos problemas de comportamento dos cães.

Este livro já foi traduzido para 14 idiomas. Centra-se nos problemas de relação entre pessoas e cães. Ao lê-lo, podemos nos dar conta de que, por mais que amemos aos nossos cães, somos duas espécies diferentes, o que resulta em problemas de entendimento e comunicação.

O livro motiva os donos de cães a falarem com seus animais de estimação. Assim, eles aprendem a entendê-lo e a se comportar com ele de maneira correta, para uma boa relação.

Não o mate!

Este livro da autora Karen Pryor é recomendado por veterinários reconhecidos mundialmente.

O livro se centra em nos ajudar a ter uma boa relação com o nosso animal de estimação e nos mostra como fazer isso. Chegou-se a dizer que os conselhos dados nele poderiam nos ajudar inclusive a melhorar nossas relações com as pessoas e a fazer novas amizades.

Modificar nosso comportamento errôneo com o nosso cão propiciará paz no lar. Também haverá um melhor entendimento entre nós e o nosso animal de estimação.

Psicologia da aprendizagem e adestramento do cão

Antonio Páramo Miranda é o autor do livro que ressalta a grande responsabilidade que implica ter um animal de estimação. Também fala da importância de entender como pensa, sente e age um cão.

Como já dissemos muitas vezes, o processo de educação de um cão tem que começar desde que o animal é um filhote. Por isso, o livro se centra, em grande parte, na etapa inicial de vida do animal.

É ideal para cães desconfiados, rebeldes e inclusive dominantes. Algumas raças são mais propícias a isso. Este livro ajudará você desde o momento em que adotar um pet e, assim, será mais fácil modificar esses tipos de comportamentos. Além disso, você conseguirá que o animal fique tranquilo enquanto fica sozinho em casa.

Adestramento canino cognitivo-emocional

Carlos Alfonso López García é o autor de um livro que ganhou a fama de ser único na hora de marcar uma mudança na forma de se relacionar com os cães. A simplicidade e a clareza com que ele plasma as ideias tem feito com que muitos educadores caninos o adorem.

Chamam-no de “o livro perfeito para iniciar a educação e o adestramento canino”. Ele mostra que não há necessidade de usar métodos rígidos ou severos na hora de educar um animal. O livro diz que você terá que ver o cão como um colaborador e, como tal, terá que lhe ensinar.

Dietas caseiras para cães e gatos. A alternativa saudável

comida-de-cao-e-gato

Donald Strombeck assina esse livro, que mostra a importância de os nossos animais de estimação gozarem de uma dieta saudável. Um manual científico que demonstra que as dietas caseiras não só estão aptas para os nossos animais de estimação, como também que, além disso, são a melhor opção.

Também, mostra como há diferentes tipos de dietas caseiras que não apenas melhoram a alimentação do animal de estimação, mas que também favorecem sua saúde e inclusive ajudam na luta contra algumas doenças.

Infelizmente, os três últimos títulos não estão disponíveis em Português. Os outros você poderá encomendar em sua livraria favorita ou, se quiser, poderá encontrá-los facilmente na Internet, a preços muito acessíveis. Motivou-se a querer entender seu cão?