Quer que o seu papagaio fale? Saiba como aqui!

Como fazer um papagaio falar

Não é nada estranho que, em diferentes locais da América Central, um papagaio nos responda quando batemos em uma porta a procura de alguém. Não podemos deixar de sorrir quando isso acontece e, se tivermos um papagaio como animal de estimação, queremos que o nosso papagaio fale também.

Quando pensamos em comprar um papagaio como animal de estimação, tudo o que temos em mente é a imagem de um animal que nos cumprimentará pela manhã, que vai nos dar boa noite e que, muitas vezes, nos fará ter alguns bons momentos ouvindo suas palavras.

Mas a verdade é que se você quer que o seu papagaio aprenda a falar, você precisará seguir alguns passos. A seguir, diremos quais.

Faça-o se sentir confortável

Papagaio comendo

A primeira coisa que você deverá fazer para atingir a sua meta e ter um papagaio que fale é fazê-lo se sentir bem em seu novo ambiente. Como conseguir isso? Com vários passos simples.

  • Obtenha uma gaiola ampla. Lembre-se, você quer que esta ave seja sua amiga, não sua prisioneira. Em um ambiente grande, onde pode se mover com uma liberdade limitada, o animal vai sentir mais facilidade e isso o ajudará a alcançar o seu objetivo mais rápido: que é que o seu papagaio aprenda a falar.
  • Esqueça os mitos. Não se surpreenda se você encontrar dicas na internet, tais como cobrir a gaiola com um pano para que o seu papagaio aprenda a falar mais rápido, ou dar bebidas alcoólicas a ele. Sim, você verá muito disso na internet! Mas nem preciso dizer que, por favor, não faça nada disso, ou você poderá traumatizar o seu animal e é bem provável que, se o traumatizar, ele nunca fale.
  • Faça com que ele seja parte de sua família. Coloque a gaiola em um lugar com um clima agradável e, também, onde ele possa ver tanto quanto possível todos os membros da família. Dê a ele de comer algo da mesa, se possível dê algo de seu próprio prato para ele, como um pedaço de fruta ou legume. Cumprimente-o e fale com ele sempre que você passar ao seu lado.

Como ensinar palavras

Papagaios

  • Crie uma rotina de palavras. O que isso significa? Que quando você ou alguém de sua família estiverem próximos a ele, sempre digam as mesmas palavras, mas sem se dirigirem a ele. Por exemplo “Bom dia” sempre de manhã, ou “Olá, estou em casa“. Se você não alterar nenhuma dessas expressões por um tempo, você vai ver que o seu papagaio irá repeti-las.

Você também poderá dizer sempre as mesmas coisas quando você colocar água ou comida, por exemplo “Que delícia esta fruta, que delícia!”

  • Não ensine palavras ofensivas. A vida de seu papagaio falador se estenderá por uns 80 anos, então é muito provável que você irá ouvi-lo por muitos anos. Pense que o que poderá ser engraçado para você, como o seu animal insultando alguém que passa na rua, poderá não ser para a pessoa que passa. Quando seu papagaio aprende a falar, ele não sabe o significado das palavras, ele apenas imita os sons, e você não poderá fazê-lo esquecer algo que ele aprendeu.

Por outro lado, se você lhe ensinar palavras que ofendem os outros, é provável que o animal leve uma má resposta de alguém e, no final, ele poderá associar o ato de falar com algo que traz problemas e, portanto, deixe de falar.

Se você quer que o seu papagaio fale e que não seja um grosseiro escandaloso, não ensine nada a ele que você não gostaria que te dissessem.

  •  Recompense-o. Quando ele começar a dizer suas primeiras palavras, recompense-o com algo para comer ou tirando-o um pouco da gaiola. Caso você escolha como prêmio a segunda opção, certifique-se fazê-lo dentro de casa, e que todas as portas e janelas estejam devidamente fechadas. Se o animal associar o ato de falar com uma recompensa, é muito provável que o seu papagaio aprenda a falar mais facilmente.

Tenha paciência

Talvez os resultados não sejam tão rápidos quanto você espera, mas isso não significa que os seus esforços não valem à pena. Seja como for, não apresse o animal, tudo segue seu curso, e se você seguir estas dicas práticas, temos certeza que o seu papagaio irá falar.