O que querem dizer os cães quando nos olham fixamente

Os cães nos olham fixamente

A maioria dos cães têm o costume de cravar o olhar em nós. Mas além desta atitude ser considerada uma demonstração a mais do carinho e adoração que eles sentem por seus donos, se pararmos para pensar, de forma específica, o que querem dizer os cães quando nos olham fixamente?

Seu cão te olha

Acontece frequentemente de estarmos fazendo nossas coisas e, de repente, notamos que um par de olhos nos observam de forma fixa e nos seguem em nossos movimentos.

Sem movimentar os olhos, sabemos que se trata de nosso peludo, que certamente sem piscar, continuará demandando sua atenção. Ali está a chave da atitude de nosso amigo de quatro patas. Quando um cão nos olha fixamente é porque ele quer pedir algo.

O que querem dizer os cães quando nos olham fixamente

Cachorro olhando

Autor: Luan Snawder Photography

Entre as principais causas de um cão fixar o olhar em nós, podemos assinalar:

  • Está pedindo seu alimento ou alguma guloseima apetitosa;
  • Quer que o levemos passear, ou que brinquemos por um momento com ele;
  • Está pedindo carícias e mimos;
  • Está “lendo” suas emoções e seu estado de ânimo;
  • Tenta saber o que queremos dele;
  • Sente curiosidade pela atividade que estamos desenvolvendo.

Além disso, se um cão estiver na etapa de adestramento, é provável que nos olhe fixamente para saber o que deve fazer a seguir. Está esperando pela próxima ordem.

O contato visual é uma ferramenta fundamental para você se comunicar com o seu amigo peludo. Quando o seu cão lhe olha de forma fixa, é porque quer algo de você ou tenta averiguar algo.

Olhadas durante o treinamento

Não é demais esclarecer que é algo muito positivo que o seu cão te olhe desta maneira. O contato visual é fundamental na hora de se relacionar com o seu peludo. Além disso, é uma ferramenta indispensável durante o treinamento.

Lembre-se que, na hora de ensinar ou dar uma ordem ao seu amigo de quatro patas, você deverá estabelecer contato com o seu olhar.

Lembre-se que você apenas deverá premiá-lo – com petiscos, carícias ou felicitações – depois que o seu olhar e o dele estabelecerem contato.

Exceções à regra

Mas tenha muito cuidado. Quando um cão desconhecido começar a te olhar fixamente, não pense que ele está tendo o mesmo comportamento que o seu animal de estimação. Nestes casos, pode acontecer que o animal queira te atacar.

Por esse motivo, dispense atenção a outros detalhes de sua linguagem corporal que possam estar indicando sinais de agressão:

  • Orelhas para frente e perto da cabeça;
  • Movimentos curtos e rápidos da cauda;
  • Grunhidos;
  • Dentes à vista;
  • Pelos arrepiados.

A especial empatia que se criou entre o homem e o cão ao longo da história em comum, encontra no olhar um dos melhores canais para se comunicarem

O que poderá ocorrer se você olhar fixamente o seu cão

No caso de você começar a olhar fixamente para o seu cão, preste muita atenção. Dependendo da raça ou da personalidade de seu animal de estimação, pode ser que ele interprete sua atitude como um convite para que se enfrentem.

Se isto ocorrer, você deverá evitar a briga. Como fazer isto? Não faça movimentos bruscos, que possam ser interpretados como sinais de iniciação de um enfrentamento e, sobretudo, desvie seu olhar.

Interpretando o olhar dos cães

Cães

Autor: emdot

Os cães são considerados os melhores animais para se comunicarem com os seres humanos. Uma longa história em comum parece validar este argumento. Esta especial empatia entre o homem e o cão, encontra no olhar um dos melhores canais para se expressar.

Contaremos outros detalhes do que querem nos dizer os nossos amigos de quatro patas quando nos olham:

  • Pupilas bem abertas: estão animados, embora também possa significar temor;
  • Pupilas mais fechadas: estado emocional tranquilo;
  • Desvio de olhar ou piscada: insegurança, desconforto, tentativa de evitar uma ordem.

Neste último caso, busque as causas para tentar resolver o que está provocando esta atitude em seu animal de estimação.

Então, preste atenção ao seu amigo peludo. Se ele lhe olhar fixamente é porque, além de te amar, quer algo de você. Com carinho e paciência, certamente os dois saberão como se fazer entender.

 

Créditos das imagens: Locke, Luan Snawder Photography e emdot.