Quero ser um bom dono para meu cão

Como ser um bom dono

Quando o seu novo companheiro chega em casa, é natural que você queira criar um vínculo afetivo e retribuir o amor incondicional que o animal terá por você. É normal querer ser um bom “pai” ou “mãe” para seu filhote. Por isso, neste artigo damos alguns conselhos que ajudarão você a criar esse vínculo especial e ser um bom dono para seu cão, que se sentirá parte da família.

Infelizmente, às vezes, estamos tão ocupados que podemos nos descuidar de nosso animalzinho sem nem perceber. Esteja alerta para evitar que isso aconteça.

Conselhos para ser um bom dono

cachorro e família

Tempo é a coisa mais importante que podemos dar ao nosso animal de estimação. Porém existem outros aspectos que exigem a nossa atenção.

Caminhadas longas

Todos sabemos que o cão precisa sair pelo menos 3 vezes ao dia para fazer as suas necessidades. Entretanto, não pense que passear com ele por 5 minutos, esperar que termine de fazer tudo e voltar para casa é suficiente. O seu animal não ficará feliz e desejará sair por mais tempo.

Talvez você não tenha tempo de sair com seu cão 3 vezes ao dia durante meia hora, mas pode fazê-lo uma vez ao dia ou ter como meta sair com ele para uma caminhada mais longa nos dias de folga.

Esqueça o PetShop

Às vezes, o seu cão precisará desembaraçar os nós e cortar os pelos do corpo. Todo o resto, entretanto, poderá ser feito em casa. Dar banho pelo menos 2 vezes ao mês e escová-lo todos os dias criará um vínculo afetivo com ele, já que ninguém irá limpá-lo e escová-lo com mais amor e carinho do que você.

Alimente-o bem

Escolha um bom alimento para o seu amigo e companheiro. Para ser um bom dono para seu cão é muito importante alimentá-lo adequadamente, já que o tipo de alimentação que ele recebe irá influenciar na saúde, na força óssea, no brilho do pelo e até mesmo no humor do animal. Um cão será mais feliz ao se alimentar com algo que gosta e o faz se sentir bem.

Sabemos que existem rações mais baratas, vendidas em grandes quantidades, mas sempre recomendamos as marcas que vendem alimentos especializados para cada tipo de animal.

Treine-o

Adestrar o seu cão desde pequeno fará com ele aprenda coisas básicas, como sentar-se, responder quando chamado, entre outros truques. Isso fará com que o seu animalzinho se sinta útil e será muito mais fácil para você amá-lo e ficar satisfeito com o comportamento.

Dê recompensas

Não deixe de recompensar o seu cão quando ele se comportar bem ou fizer corretamente algo que você ensinou a ele. Lembre-se de que os animais retribuem carinho com carinho e ser um bom dono para o seu animal, criando-o com amor, é muito importante.

Ajude-o a socializar

Cachorros

Autor: Vicki Warwick

Ninguém gosta de solidão, muito menos o seu animal de estimação. Para ser um bom dono para o seu cão, ajude-o a se socializar com outros cães desde pequeno para que tenha amigos de brincadeira. Um cão tímido e medroso, que não gosta de se relacionar com os outros, não será muito feliz.

Identifique-o e não se esqueça das vacinas

Lembre-se de deixar as vacinas do seu cão em dia e não se esqueça de colocar um microchip ou uma placa de identificação. Se algum dia ele se perder, a identificação permitirá que ele volte para casa. Ainda que o animal não entenda, essa é uma grande prova de amor e mostra que você é um dono exemplar.

Resumindo, para ser um bom dono você só precisa de duas coisas: interesse sincero e amor genuíno por seu animal de estimação. Ele não é parte da decoração de sua casa, mas alguém com quem compartilhar momentos inesquecíveis e que depende de você para viver e ser feliz.