Raça de cães: Great Dane

Great Dane

Minha mãe! Isso é um cão ou um cavalo? É certo que se você estava com alguém e, em algum momento, apareceu um Great Dane, não puderam evitar esse comentário. O fato é que seu tamanho enorme é uma das características que mais saltam à vista neste animal. Mas isso não é tudo. Se você está pensando em adquirir um Great Dane ou simplesmente tem curiosidade sobre ele, não perca esse artigo.

História do Great Dane

Cachorros correndo

O Great Dane é considerado como um antepassado do Dogue alemão. O termo “Dogue” era utilizado no passado para definir os cães de tamanho grande, embora também sejam usados outros termos para defini-los, segundo sua cor e tamanho.

Em 1878 foi criada uma comissão em Berlim onde se tomou a decisão de unir todos os cães que tinham um desses nomes e decidiram criar uma raça alemã independente: O Great Dane, ou Gran dánes.

Ele foi reconhecido como tal em uma exposição que ocorreu na capital alemã, no ano 1880. Embora na atualidade eles sejam animais amáveis e submissos, no passado, eles eram caçadores, devido à forte personalidade combativa e temperamento agressivo.

Características do Great Dane

Como já dissemos, a principal e mais marcante característica dessa raça, é seu grande tamanho. Porém, há outras características que diferenciam o Great Dane de outros cães.

  • Pelos. Os pelos do Great Dane são curtos, grossos e muito brilhantes, se você lhe der o cuidado apropriado.
  • Cor. Há diferentes tons de cores que diferenciam o Great Dane. Branco com manchas pretas (estas costumam ter um tom acinzentado ao redor), tigrado (tom dourado com manchas marrom escuras ou pretas em forma de listras diagonais, preto ou azul aço, dando em alguns exemplares, a impressão de terem manchas brancas.
  • Personalidade. Não devemos nos deixar intimidar pelo grande tamanho do Great Dane, já que atrás dessa imponente presença se esconde uma personalidade amigável e carinhosa. Ele se dá muito bem com outros cães e outros humanos, incluídos as crianças, ainda mais se ele crescer com elas, mas se o Great Dane não for educado de forma adequada a se socializar, se assustará e inclusive poderá ser agressivo frente a novos desafios, como pessoas ou lugares estranhos.

Cuidados necessários

Filhotes

No que diz respeito aos cuidados, o mais trabalhoso possivelmente será escovar os pelos dele diariamente. O pelo do Great Dane requer pouca manutenção, exige apenas que você dedique alguns minutos por dia para escová-lo e ele se manterá belo e brilhante.

Se você está pensando em adquirir um Great Dane, deve estar consciente de que um animal com tais características, quer dizer, com todo esse tamanho e robustez, necessitará de uma quantidade de alimentos importante para crescer adequadamente. Se você não estiver disposto, ou não puder bancar com esse gasto, é melhor que escolha outra raça de cães como amigo.

Apesar de ser um cão amigável, ele necessitará de adestramento e exercícios de sociabilização, já que sem eles poderia criar uma personalidade não apropriada para conviver entre pessoas ou com crianças, e seria muito perigoso em um animal com o seu tamanho.

Viva em uma casa grande ou pequena, com jardim ou sem ele, o tamanho do Great Dane faz imprescindível exercícios em sua vida, por isso você precisará sair com ele, para que ele faça suas necessidades e também para que gaste sua energia. Você terá que pensar se perto de onde você mora há algum lugar que você poderá usar para isso. É importante que ele não faça grandes esforços, pois seu tamanho gigante o torna propenso a sofrer de torção gástrica.

Conhecemos o Great Dane pelos desenhos animados do Scooby Doo, se lembra? Que animal tenro e carinhoso, disposto sempre a ajudar ao seu dono! Assim também será o seu Great Dane se você lhe der o treinamento necessário. Mas por favor, se você está pensando em adquirir um, lembre-se de nossos conselhos, pense com a cabeça e não com o coração. Por mais que você ame essa raça, se você não estiver disposto ou não puder lhe dar todos os muitos cuidados que ele necessita, pense em alguma outra raça.

Se você já decidiu em ter um Great Dane, estamos certos de que você desfrutará da amizade de um cão muito amável e fiel.