Raças de cães famosas por roncar

Roncar parece ser uma atividade comum que compartilhamos com muitas espécies e, dentre elas, obviamente estão os cães. Enquanto roncar é uma atividade normal entre os cães, há determinadas raças que podem fazer a casa tremer com seus roncos e, de fato, são amplamente conhecidas por isto.

A seguir, apresentaremos a você algumas raças de cães famosas por roncar.

Antes de continuarmos, existem muitos donos de cães preocupados com os fortes roncos que seus peludos emitem, assim, antes de você sair correndo para o veterinário, contaremos a você um pouco sobre isto.

Os roncos são sons causados por uma série de vibrações que o sistema respiratório emite, devido a obstruções na traqueia, nos condutos nasais ou pela constituição das vias respiratórias.

A obstrução nas vias respiratórias pode ser apresentada por diversos motivos, por exemplo, por fraqueza na garganta, gordura acumulada na zona, medicação, postura na qual o cão dorme, tecido na boca ou garganta, entre muitos outros.

Além disso, nos cães também existe uma razão genética para o ronco.

Os cães com crânios grandes e focinhos curtos (ou que apresentam a síndrome braquiocefálica), caracterizam-se por terem um palato fino e a traqueia estreita.

Assim, produz-se uma espécie de obstrução que faz com que estes cães ronquem tanto adormecidos como acordados. Há que se ter em mente que, em caso da obstrução ser muito severa e não permitir o correto trânsito de oxigênio pelo corpo do animal, se fará necessária uma cirurgia.

Agora vejamos algumas das raças nas quais roncar é normal:

O Boxer

Boxer ronca

Possivelmente, se você tem um Boxer e costuma dormir com ele, você bem sabe que ele pode acordar até os vizinhos com seus roncos.

Como eles têm um focinho curto e adoram dormir nas posições mais extravagantes possíveis, além de terem uma caixa torácica grande, onde podem acumular muito ar, os Boxers roncam muito forte, inclusive acordados.

O Chow-Chow

É muito comum ver em fóruns, donos de Chow-Chows preocupados com os roncos que seus cães emitem. Ainda que o focinho do Chow-Chow não seja muito curto, eles têm o palato fino e longo, por isso o tecido tende a obstruir a traqueia quando eles dormem.

O Buldogue

Este robusto amigo, igual ao Boxer, sofre de braquicefalia, por isso eles roncam tão alto.

No caso dos Buldogues, assim como nos do Boston Terriers, dos Pequineses e dos Pugs, é melhor levá-los ao veterinário para que ele avalie o sistema respiratório de seu animal de estimação, pois estes tendem a sofrer de doenças respiratórias e cardíacas por causa disso.

Shar-Pei

Cães da raça Shar Pei

No caso do Shar-Pei, seu focinho faz com que ele ronque com uma incrível potência quando ainda são filhotes, por isso muitos donos tendem a pensar que o cão tem alguma doença respiratória. No entanto, isso é normal.

Na medida em que o Shar-Pei cresce, os roncos vão se tornando menos fortes e frequentes, já que com o crescimento, o focinho se alonga um pouco. Os roncos não cessarão por completo, mas eles diminuirão consideravelmente.

Bulmastife

Este gigante faz tudo em proporções enormes, incluindo roncar. Pode parecer que não, mas em comparação com outros cães de porte gigante, o seu focinho é curto, portanto, ele roncará como um trator, em especial se ele dormir de pernas para o ar.

Shih-tzu

Não se deixe enganar por seu tamanho pequeno ou por sua doce aparência. Quando se trata de roncar, este pequeno peludo o faz como uma verdadeira besta.

Você deve cuidar para que ele não desenvolva problemas respiratórios no futuro, por isso é prudente que o leve ao veterinário para que ele examine o aparelho respiratório de seu amigo de quatro patas.

De fato, se examinarmos em profundidade, qualquer cão tem o potencial de ser um grande roncador.

Em geral, vigie a postura na qual o seu cão dorme. Se notar que ele permanece agitado, inclusive quando está em repouso, se senta sem motivo aparente ou se você ver algum líquido correndo pelo nariz de seu cão, o melhor é que ele seja avaliado por um veterinário.

Créditos da imagem: Valerie