Raças de cães que não soltam pelos

No momento de adotar um cão, é comum que se busque uma raça que se ajuste ao estilo de vida dos donos. Uma das preocupações maiores, sobretudo no caso haver crianças em casa, é uma possível alergia que o pelo dos cães poderá causar nas crianças. Nem todas as raças de cães soltam pelos na mesma quantidade, normalmente há muita diferença.

Se houver na casa pessoas alérgicas aos pelos, ou com propensão a sofrer de ataques de asma pelo contato com os pelos dos cães, conhecer as características das raças que menos quantidade de pelos soltam é fundamental. Para melhorar este problema, há produtos de higiene que ajudarão a fazer com que a perda de pelos nos cães ocorra em menor quantidade.

O Yorkshire Terrier

yorkshire-terrier

Como todos sabemos, o Yorkshire Terrier é um cão pequeno, mas com uma grande personalidade. Embora tenha o pelo comprido, solta muito pouco. Ele necessita de uma escovação diária para que seus pelos estejam sempre limpos e livre de nós. É um animal que interage perfeitamente bem com os menores da casa.

O Dachshund

É um animal com enormes orelhas caídas, com um corpo comprido e as pernas curtas, que fazem dele um cão peculiar. Entre os seus tipos de pelos, está o de pelos lisos, pelos curtos, de pelos finos e de pelos longos. Se escolhermos o tipo de pelos compridos, eles soltam pelos e necessitarão de limpezas diárias. No caso dos Dachshund de pelos curtos, não há nenhuma queda de pelos.

Poodle

O Poodle nunca perde pelos, é a raça ideal para as pessoas com alergia. Sua pelagem encaracolada e brilhante precisa de diferentes cuidados para se manter limpa e sem nós. Se seu Poodle for um animal muito amado, ele recompensará esse carinho. Pode ser encontrado em tamanhos muito diferentes.

O Shih Tzu

Os Shih Tzu são animais com uma sedosa e larga juba, mas que quase nunca soltam pelos. Mas a pelagem comprida da raça necessita sim de uma série de cuidados. É uma das raças ideais para aquelas pessoas que querem ter um cão de pelos compridos, mas sem sofrerem da consequência da queda de pelos. É um dos menores cães e com uma personalidade muito ativa e dinâmica.

O Schnauzer anão

Trata-se de um cão com pelos muito finos, que necessita de uma manutenção diária. Não perde pelos e é muito carinhoso e amigável. A raça oferece três tamanhos diferentes, miniatura, de tamanho médio e de tamanho gigante.

O Boston Terrier

Um animal com uma personalidade muito marcante, uma capa de pelos muito curta e suave, de simples manutenção. É amigável e muito disposto. Tem um focinho achatado, parecido com o Buldogue, um rabo curto e as extremidades fortes.

O Bichón Maltês

O Bichón Maltês é uma raça de tamanho bem pequeno, com pelos compridos, mas muito sedosos e que não se soltam. Esta pelagem necessita de muita escovação, uma manutenção frequente e custosa. Por sua personalidade alegre, inteligente, carinhosa e educada, ele é ideal para se ter como animal de companhia.

bichon-maltes1

Bichón cubano

Como seu próprio nome indica, é uma raça proveniente de Cuba. Sua pelagem ondulada e sedosa não solta nada de pelos. Da mesma forma que nos casos anteriores, ele necessita de uma manutenção periódica. Sua pele tem o dobro de revestimento de pelos, o que lhe permite uma proteção ante condições climáticas extremas.

O Westie

Também tem uma pelagem de duas capas, uma externa, lisa e reta, e a outra resistente e dura. A perda de pelos é quase inexistente neste animal. É uma raça que, geralmente, pesa ente 5 e 10 kg.

O Bichón Frisé

Com uma pelagem grossa e cheia de ondas, embora não perca virtualmente nada de pelos, requer de uma escovação diária. A manutenção e a limpeza são necessárias pelo menos uma vez por mês, e pode ser cara.

Todas estas raças servem, supostamente, para quem esteja procurando um cão que não solte pelos, seja por razões de higiene, de alergia, etc. Saber escolher qual é a raça mais apropriada para compartilhar uma vida agradável e ter uma boa convivência nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso é importante contar com a informação adequada no processo de seleção da raça que você pretende adotar.