Raças de cães que provavelmente você nunca viu

raças de cães

As raças de cães, por definição, são um conjunto de cães muito relacionados entre si e com características comuns no que se refere a seus traços físicos, e também em sua forma de se comportar.

As raças de cães se subdividem em dois grandes grupos, os cães de raça e os mestiços ou de raça mista. Um cão de raça é o que cumpre características físicas específicas, definidas por seu pedigree. Este pedigree é um documento que recolhe a árvore genealógica do animal, quer dizer, quais são seus pais, avós, e várias gerações atrás.

O número de raças de cães

pomerania1

A Federação Internacional Cinológica estabelece em 344 o número de raças de cães existentes, embora se acredite que, em todo mundo, a quantidade pode ser superior a 400 raças.

Pequeno galgo italiano

Os Galgos são conhecidos por seu grande tamanho, suas patas preparadas para correr e seu aspecto ágil e magro. Mas também há cães Galgos em miniatura. Esta raça, denominada galgo italiano, é o menor galgo do mundo, e tem muita personalidade, sociável e muito peralta.

Seu peso é inferior aos 5 quilos e, entre suas cores, está o preto, o cinza, o vermelho, o chocolate, etc.

Papillon

Trata-se de um cão pequeno, de origem francesa. Seu nome “papillon” significa borboleta em francês, e se deve à forma de suas orelhas, que lembram a forma de uma borboleta voando.

Pomerânia

Este cão anão com aspecto de um pequeno ursinho e forte personalidade está classificado dentro da família dos Spitz, mas reduzido ao tamanho mini. Ideal para acompanhar você a todos os lugares.

Seu nome é o da região alemã da Pomerânia, e atrás de seu pelo comprido e de seu jeito orgulhoso de caminhar, esconde-se um leal amigo, que o seguirá por toda parte. É outra das raças de cães mais estranhas.

Embora se trate de um cão pequeno, não é frágil, tem sua robustez. Além disso, necessita de pouca comida e de passeios diários, mas sem um excesso de exercício.

O Pomerânia é ideal para todo os tipos de pessoas, desde idosos até famílias, e também para aquelas que vivem sozinhas em pequenos apartamentos e cidades.

Os Pomerânia tendem a criar vínculos muito fortes com seus donos, apegam-se muito. Alguns deles são muito territoriais, por isso, podem servir para alertar diante da presença de estranhos.

Cão de crista chinês

O Cão de crista chinês ou “Chinese crested dog” é uma raça de cão muito original em seu aspecto, e um pouco misteriosa quanto a sua origem. Mas o que, sem dúvida, temos que ressaltar, é sua personalidade inteligente e alegre, capaz de fazer sorrir a qualquer um.

Embora não tenha pelos, o cão de crista chinês não é exatamente um cachorrinho completamente pelado, na verdade, apenas parte de seu corpo não tem pelos. Algumas áreas, como a cabeça, as orelhas e bumbum, estão cobertas de pelo.

O nome Cão de crista vem pelo padrão de seu pelo, já que as mechas de pelos, longas e finas, na parte traseira do pescoço e início do lombo, lembram uma “crista”.

São animais um pouco nervosos em seus movimentos, que lembram os do Poodle, saltitantes, graciosos e conquistadores. Além disso, são muito simpáticos.

O caráter do Cão de crista chinês é sociável, amistoso e muito amoroso. Embora às vezes latam muito diante da presença de pessoas que não conhecem ou de ruídos “estranhos”. O Cão de crista chinês pode aprender truques com facilidade, já que são cães inteligentes que gostam de aprender coisas novas.

Pug

Esta pequena raça também tem origem chinesa. Trata-se de um cão milenar, de tamanho pequeno, mas de grande personalidade. Embora goste de passar muitas horas deitado, é também um cão alerta, disposto a brincar muito, sobretudo quando ainda é jovem.

São animais pequenos, mas com uma grande personalidade, sobretudo em relação ao seu pequeno tamanho. Preferem as temperaturas temperadas e, por suas características, são felizes em pequenos espaços.

A lenda diz que frequentemente roncam quando dormem. E é verdade.

Cão d’água espanhol

cao-dagua-espanhol

Embora seja nativa da Espanha, é uma raça antiga. Foi reconhecido como tal recentemente, em 1999.

Sobre este cão, temos que dizer que é um cão pastor, apreciado por sua inteligência, obediência e grande capacidade de trabalho.

É considero um animal muito trabalhador, leal, obediente, inteligente, valente e equilibrado.