Raças de cachorros que fazem de tudo para agradar os donos

A inteligência de um cachorro, assim como a inteligência humana, tem diversas dimensões. Ainda que tenham sido criadas para a caça ou para andar em matilha, existem algumas raças de cães que são mais apropriadas para o trabalho,  ativas e, naturalmente, mais propensas a agradar seus donos.

Raças de cachorros

Raças de cachorros

O Border Collie é um viciado em trabalho. Cães dessa raça, os melhores pastores de ovelha do mundo, são muito apreciados por sua inteligência, seu instinto extraordinário e por sua capacidade de trabalho.

O Poodle é elegante e muito ativo. De acordo com seu tamanho, pode possuir alguma habilidade, seja para a caça ou para cuidar de crianças.

O Pastor Alemão é um líder inigualável. Trata-se de um cachorro valente e seguro. Sem qualquer dúvida, vai lhe proteger em qualquer momento. É um grande companheiro e muito carinhoso.

O Golden Retriever é bastante inteligente e tem vontade de agradar o dono em todos os momentos. Criado como um companheiro de caça, é ideal como guia e também como auxiliar em operações de busca e resgate.

O Dobermann é conhecido por sua resistência e velocidade. Ele se tornará em um excelente membro para sua família.

O Pastor de Shetland é um Collie em menores proporções, mas que pode chegar a ser sumamente inteligente. Ele se destaca no pastoreio.

O Labrador Retriever é um grande esportista e ótimo para família. Além de ser muito inteligente.

O Spaniel Anão Continental é uma das raças de cachorros das mais alegres. Até um pouco tímido, mas nada agressivo.

O Rottweiler é um cão robusto e potente. O ideal para o trabalho. Além disso, é bastante obediente, um grande competidor e um companheiro devotado.

O Pastor Australiano é feliz fazendo seu trabalho de pastoreio. Também é muito ágil, tem bastante energia e inteligência.

Quais são as necessidades dessas raças?

Raças

Se deixar um Dobermann sozinho por muito tempo, por mais que ele seja um cachorro fiel, agradável e companheiro, provavelmente terá problemas.

Após dez horas ou mais com você fora de casa, seguramente ele ficará entediado e talvez chegue a destroçar seu precioso sofá.

No entanto, um Bulldog Inglês pode passar 8 horas sem perceber que o dono deixou o local. Quer dizer, que você pode voltar para casa, cumprimentá-lo e tudo seguirá como se nada tivesse acontecido.

Um Border Collie, por exemplo, é uma raça que foi criada para trabalhar todos os dias. Dessa forma, se não tiver a oportunidade de se ocupar ou fazer exercício, isso será um problema para ele.

Ter um cão inteligente é a mesma coisa que ter um filho muito esperto. Eles estão sempre atentos e se ficarem entediados vão se meter em problemas.

Por isso é bem importante, na hora de escolher seu animal de estimação, que se leve em conta quais são suas necessidades e faça uma análise se você terá tempo suficiente para atendê-las.

É possível ensinar truques novos a um cachorro?

Existem alguns cachorros que frequentemente parecem desorientados, talvez sejam um pouco mais independentes ou não demonstrem tanta ansiedade para agradar a seus donos.

Se o seu animal de estimação é desse tipo, não se preocupe, pois é possível ensinar alguns truques para que ele seja um pouco mais receptivo às suas ordens.

Todavia, para que isso aconteça, seu treinamento irá requisitar mais paciência de sua parte, além de muitos cumprimentos e carinhos.

Um cachorro da raça Pastor Australiano, por exemplo, ficará sempre ao seu lado e bastará para ele apenas um cumprimento na cabeça.

Já um Jack Russel Terrier é uma raça que tem bastante energia para gastar e buscará sempre recompensas como petiscos. Se isso não acontecer, perderá o interesse no processo de aprendizado.

Por outro lado, o Beagle é uma raça criada para trabalhar de forma independente e, por isso, provavelmente vai necessitar de mais tempo de treinamento. Porém, o Buldogue pode aprender rapidamente, sempre e quando sentir que não estiver sendo castigado.

Segundo alguns estudos baseados em vários testes de habilidade, existem algumas raças de cachorros que normalmente apresentam uma menor predisposição a seguir comandos.

Durante o treinamento, o rendimento desses animais frequentemente não é dos mais altos. Entre esses tipos de cães, encontram-se raças como Shih Tzu, Bassett Hound, Mastim Napolitano, Pequinês, Cão de Santo Humberto, Borzoi, Chow Chow, Buldogue, Basenji e Galgo Afegão (que é o menos obediente de todos).

Porém, muito cuidado. Não é que existam cachorros inteligentes e não inteligentes. Mas sim agradáveis e menos agradáveis.

Ainda que algumas raças possam mostrar maior predisposição e habilidade, isso é um feito e tudo depende de como você se relaciona com seu animal de estimação, de quanto tempo você passa com ele, dos momentos de brincadeira e de muitos outros fatores que têm a ver com a criação e do contexto em que ela é desenvolvida.