Raças de cães provenientes da China

Muitas raças de cães, hoje muito conhecidas, foram importadas da China. O Meus Animais resume a seguir algumas raças de cães provenientes da China.

Chow-chow

O Chow-chow é uma raça de cão que se originou no norte da China e acredita-se ter sido utilizada como um modelo para o cão Foo, os guardiões tradicionais de pedra encontrados nas paredes dos templos budistas.

É uma das poucas raças antigas de cães que ainda existem. O Chow-chow é robusto, tem as orelhas triangulares, eretas e levemente arredondadas nas pontas.

Seus olhos são, geralmente marrom escuro ou preto, pequenos e amendoados. O pelo pode ser preto, azul, creme ou branco, e a sua língua é preta-azulada, roxa ou com manchas rosas-azuladas.

O chow-chow é um excelente cão de companhia e, quando devidamente socializado, não é agressivo ou tímido.

É um cão muito territorial, o que pode representar um problema para aqueles que não pertencem à sua família. Como eles são muito leais, têm dificuldade em se adaptar a um novo dono.

Apesar de serem bastante grandes, eles são cães muito ativos e independentes, eles podem viver sem muitos problemas em um apartamento, mas precisam de exercício.

Cão de crista chinês

Cães chineses

O Cão de crista chinês é um cão de porte pequeno, que pesa entre 5 e 7 kg, e tem duas variedades: uma com pelos (powderpuff) e uma sem pelos (calvo), a calvície nesta raça é um gene dominante incompleto.

Isto significa que em sua variante sem pelo, a pele é lisa e tem tufos de pelos nas pernas, cabeça e cauda. Na sua variante com pelo, a pelagem é abundante, suave e dupla.

O Cão de crista chinês é um cão agradável, sensível e alegre. Ele é muito leal a sua família e se apega a uma pessoa em particular, mas se dá bem com todas as pessoas, cães e outros animais de estimação, apesar de ser muito tímido.

Eles são inteligentes e fáceis de treinar e são perfeitos cães companheiros e precisam de companhia constante.

Carlino (Pug)

O Carlino ou Pug, é um cão de tamanho médio, tem cerca de 35 centímetros de altura e pesa 8kg, quadrado, encorpado e forte, apresenta cauda de inserção alta e bem enrolada acima do quadril.

O Pug é tranquilo, sociável e sensível, muito ligados aos seus donos, ativo e muito brincalhão. Ele tem uma relação muito boa com crianças e outros cães, o que o torna um excelente cão de companhia.

Não há necessidade de cuidados extras e pode viver em um apartamento sem dificuldade, mas cuidado porque ele ronca.

Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cão pequeno, de 25 a 28 centímetros de altura e pode pesar até 9kg, de cor areia, mel, dourado, preto, cinza, branco ou colorido.

Tem pelos muito longos, especialmente preparados para impedir a perda de calor e aguentar temperaturas baixas.

O Lhasa Apso é um cão alegre, brincalhão, comilão e teimoso, além de um pouco desconfiado com estranhos. É dominante e valente, o que faz dele um excelente cão de guarda.

Shar-Pei

Cães da raça Shar Pei

O Shar-Pei é um cão de tamanho médio, medindo entre 44 e 51 centímetros de altura, pode pesar de 17 a 25kg. Sua pelagem é curta e áspera e pode ser vermelha, preta, chocolate, azul ou roxa.

Seu temperamento é fiel, carinhoso e brincalhão. No começo ele foi usado como um cão de combate, agora é usado como um animal de estimação, mas mantém um caráter muito defensivo. Ele é calmo, por isso se adapta a qualquer espaço.

Mastim tibetano

O Mastim tibetano é um cão de grande porte que pode atingir 82 centímetros de altura. É vigoroso, tem ossos fortes, olhos castanhos e orelhas de abano de comprimento médio.

Sua pelagem é longa e reta e pode ser preta, dourada ou cinza. Como foi originalmente criado como um cão de guarda e defesa, tem temperamento reservado e protetor e tem a fama de pressentir perigo.

Apesar de sua constituição solene e grande, é um cão amigável e um amigo querido, mas por sua imprevisibilidade não é recomendado para famílias com crianças.

Shih Tzu

O Shih Tzu tem porte médio, cerca de 26 centímetros de altura, e pode pesar até 8kg. Seu pelo é longo e liso, de cor dourada, vermelha, cinza e tons de preto. Podem viver cerca de 14 anos.

Devido ao comprimento de seu pelo é necessário levá-lo para tosar pelo menos uma vez por mês. Além disso, ele deve tomar banho a cada duas semanas e ser escovado diariamente para evitar a formação de nós.

O Shih Tzu é animado, simpático e independente, se adapta bem a vida em família e tem uma boa relação com as crianças, por isso é considerado um bom cão de companhia.

Pequinês

O Pequinês é um cão pequeno, e pode pesar até 5kg. Sua pelagem é longa e abundante e também requer cuidados diários. Tem os olhos redondos, brilhantes e escuros, e as orelhas penduradas.

Como não late muito, é um bom cão de guarda e sempre foi muito utilizado para alertar sobre a chegada de intrusos.

É muito territorial e não hesitará em atacar imediatamente cães maiores, se ele considerar uma ameaça. Apesar disso, eles são muito carinhosos, confiantes, alertas e corajosos, não precisam de muitos exercícios e adoram o conforto do lar.

Terrier tibetano

O Terrier tibetano é um cão de porte médio, de olhos grandes e castanhos, pelagem longa e dupla. O pelo pode ser liso ou ondulado, de cor branca, marrom, cinza ou preta; bicolor ou até mesmo tricolor.

O Terrier tibetano é enérgico, brincalhão, teimoso e independente, embora também seja calmo, dócil e sensível, é um cão muito ligado aos seus donos. É doce e agradável com as crianças e pode se tornar muito valente e tenaz.