Raças de gato: Persa, uma das mais famosas do mundo

O gato Persa é uma das raças mais conhecidas em todo o mundo. Apesar do cinema e da televisão o terem retratado muitas vezes como um gato do mal (como, por exemplo, no filme “Como Cães e Gatos“), o Persa é, na verdade, um bichinho muito tranquilo, brincalhão e dócil. Agora, vamos lhe contar tudo que você precisa saber sobre essa raça.

De onde vem o gato Persa?

Origem do gato Persa

Os gatos com pelo longo não são muito comuns na natureza. Há poucos gatos selvagens de pelos longos, embora se saiba que felinos de pelos longos tenham origem de cruzamentos com o gato-de-pallas.

Estes bichanos foram introduzidos na Itália a partir da Pérsia em 1620, apesar de que até o século XIX a aristocracia ainda não procurava por gatos de pelo longo. Cruzamentos desses gatos com o Angorá Turco deram lugar ao Persa de forma definitiva no final dos anos 1800.

Qual é aparência do gato Persa?

O Persa é um gato de médio para grande, cuja característica mais proeminente (além, naturalmente, do pelo longo), é seu rosto amplo e plano.

Sua cabeça é redonda e sólida. Seu crânio é amplo com testa arredondada, tem maçãs do rosto salientes, focinho curto, liso e queixo forte. Seus olhos são grandes, redondos, separados, de cor intensa e brilhante e geralmente mantidos sempre bem abertos.

Suas orelhas são pequenas, arredondadas e estão cobertas de pelo, tal qual seu corpo musculoso e redondo com patas pequenas e grossas. O rabo é peludo e com ponta redonda. A pelagem dessa raça é longa, abundante, espessa e sedosa. Por isso requer cuidados especiais.

Os gatos Persas podem ter cores muito variadas que vão do preto ao branco, passando pelo azul ao lilás, pelo chocolate, laranja e creme, apesar de que também é possível apresentar uma combinação de várias colorações.

A impressão geral que esses gatos dão é de que não são esbeltos, mas sim redondos e gordinhos.

Qual o temperamento do gato Persa?

gatopersa3br

Por ter sido criado e ter os cruzamentos realizados especificamente para ser um gato doméstico, o Persa tem um temperamento excepcionalmente dócil e pacífico, não possui instintos selvagens e é pouco afeito à caça.

É tranquilo, sossegado e carinhoso e convive muito bem tanto com humanos quanto com outros animais. Trata-se de uma raça especialmente boa para as crianças, uma vez que são muito brincalhões e têm muita paciência.

Essencialmente, é um gato de colo que gosta muito de dormir e descansar, apesar de que não seja muito conveniente que passe muito tempo dormindo, porque ele tem tendência ao sobrepeso.

Por causa disso, é interessante brincar bastante com o animal de estimação e obrigá-lo, dessa forma, a fazer algum exercício de vez em quando. Ele costuma ser muito presunçoso e, ainda que não pareça, exige muito cuidado e dedicação por parte dos donos.

Como é a saúde em geral do gato Persa?

O gato Persa é um felino que normalmente tem longa vida. Pode viver entre 15 e 20 anos e sua saúde geral costumeiramente é boa.

No entanto, precisa de cuidados especiais como, por exemplo, escovação diária para que não se formem nós ao longo de sua pelagem e banhos regulares (ainda que não gostem disso) porque a falta de higiene pode ocasionar problemas de saúde.

Além disso, seus olhos tendem a lacrimejar. Por isso, devem ser limpos diariamente para que não aconteçam infecções.

Como também têm tendência ao sobrepeso, isso faz com que seja necessário manter uma dieta controlada e equilibrada, pois são gatos muito acomodados e que fazem pouco exercício.