O Ragamuffin, um gato carinhosíssimo e enorme

Hoje nós iremos lhe contar tudo o que você precisa saber sobre o Ragamuffin. Um gato que surpreenderá você por sua beleza, seu tamanho enorme, mas principalmente por ser um gato muito carinhoso. Vamos conhecê-lo melhor.

História do Ragamuffin

Conta-se que esta raça de gatos foi desenvolvida a partir da raça de gatos Ragdoll, nos anos 90. Um grupo de criadores que pertenciam à Organização Internacional do Gato Ragdoll decidiram se desvincular dela e criar sua própria versão deste animal.

Uma vez que o conseguiram, não foi permitido a eles continuar utilizando o nome Ragdoll. Por esse motivo, um dos criadores desta raça, Curt Gehm, os batizou como Ragamuffin.

Foi em 2003 quando, finalmente, a Associação de Criadores de Gatos reconheceu oficialmente esta nova raça.

Quanto às diferenças com o gato primigênio, há que se destacar que seus pelos sãos mais curtos e têm uma espessura maior, sua cabeça é redonda, em vez de plana e, seus olhos têm forma de noz, em vez de serem ovalados. Além disso, este animal pode ter qualquer cor.

Mas há uma outra história que se conta como origem, conta-se que na década de 1970, Ann Baker, uma mulher que se dedicava à criação de gatos persas, tinha uma gata chamada Josephine.

Seu vizinho tinha uma boa quantidade de gatos selvagens, ele os alimentava e cuidava. Um dia, Josephine teve uma cria de pequenos gatos selvagens, com os quais amava brincar e, além disso, eram muito sociáveis, os Ragamuffin.

No entanto, há quem diga que, na realidade, a raça que surgiu neste momento foi a Ragdoll. A título de curiosidade, esta criadora afirma ser também a autora da criação da raça Honey Bear, já que afirma que cruzou gatos persas com gambás, mediante inseminação artificial.

Com tudo o que foi comentado, preferimos ficar com a ideia de que eles têm uma origem incerta.

Principais características do Ragamuffin

Ragamuffin

Como norma geral, podemos dizer que a grande maioria das raças de gatos chegam à maturidade entre o primeiro ano de vida e o segundo. No entanto, o Ragamuffin tem um comportamento muito brincalhão até os 3 anos.

Sua expectativa de vida varia entre 12 e 16 anos.

Os machos adultos que gozam de boa saúde podem chegar a pesar 14 quilos. Como vemos, é um gato bem grande. São animais muito proporcionais, com um corpo dotado de uma grande robustez, mas sem perderem a estética.

Seu corpo é coberto de um pelo muito suave e curto, que cobre especialmente a zona do pescoço, o torso e as patas traseiras.

Personalidade do Ragamuffin

O principal traço da personalidade da raça Ragamuffin é que eles são animais tremendamente carinhosos. Também, amam comer e, no geral, são muito dóceis e mansos.

São gatos perfeitos para conviver com outros animais, bem como com crianças, já que além de demonstrarem carinho, eles não têm o costume de brincar utilizando suas garras. Também se dão muito bem com os adultos.

Podemos dizer que eles têm certas características próprias dos cães, mais do que dos gatos. Uma delas é a de correm para a porta para receber tanto aos conhecidos, como estranhos.

Não podemos esquecer de dizer que eles amam dormir nos braços de seus donos ou ao lado deles. Dada sua personalidade pacífica, não é conveniente levá-los para passear, já que não seriam capazes de se defender.

Um ponto importante é que, se você vive no campo e os ratos vivem por perto, estes gatos ajudarão a evitar que isso aconteça.

Cuidados que os Ragamuffin exigem

Ragamuffin

Autor: Ariele

Uma das vantagens desta raça de gatos é que, devido ao vigor físico que possuem, costumam gozar de boa saúde.

Graças a essa fortaleza unida a uma personalidade mansa, esses gatos não requerem grandes cuidados. Somente água e comida, de maneira moderada para evitar que engordem muito.

Devem ter seus dentes e sua pelagem escovados e os ouvidos limpos, uma vez por semana. Lembre-se de cortar as unhas deles duas vezes ao mês.

Como vimos neste artigo, o Ragamuffin é um gato cheio de qualidades. Ele dará a você todo o carinho do mundo e você não terá que investir muito tempo com cuidados específicos. Sem dúvidas, será uma grande escolha como animal de estimação.

Créditos da imagem: Takashi Hososhima e Ariele.