Razões para adotar um cão adulto

É muito comum que aqueles que querem adotar um animal de estimação, geralmente, estejam inclinados a dar preferência a um filhote, o que é compreensível, pois eles são doces e adoráveis.

No entanto, convidamos você a considerar as vantagens de adotar um cão adulto, porque, em alguns casos, pode ser a melhor opção, dependendo das circunstâncias.

Ao ler este artigo, não tente comparar se é melhor ou pior adotar um cão adulto ou um filhote.

É certo que todos nós entendemos que há animais de estimação para todas as circunstâncias, tamanhos, idades e espaço disponível. E você deve escolher o que melhor combina com o seu estilo de vida.

A decisão de comprar um animal de estimação nunca deve ser tomada por impulso, há aspectos que são fundamentais, como o espaço disponível, o tempo que você vai dedicar a ele e o tempo que o animal vai passar sozinho, dentre muitos outros fatores.

Esta escolha vai depender não só da relação com o núcleo familiar (que pode ser adversamente afetado por uma escolha inadequada de animal de estimação), mas também pode implicar em sofrimento para o animal.

Então, aqui estão algumas razões para adotar um cão adulto:

Um cão adulto já que se encontra “domesticado”

Embora cada cão tenha que aprender as regras da casa quando ele chega em seu novo lar, os cães adultos já estão, de uma forma ou de outra, condicionados, a menos que ele tenha passado por um isolamento extremo e não saiba atender a certos comandos como “não”.

Se você olhar para ele a partir dessa perspectiva, eles são perfeitos para pessoas que passam muitas horas longe de casa, então você poderá ignorar alguma educação, mas não poderá negligenciar tudo.

Além disso, os cães são capazes de aprender em todas as fases de suas vidas, de modo que a idade nunca será um impedimento para ele adquirir novos conhecimentos.

Eles não exigem a mesma atenção e cuidado

Adoção de cães adultos

Com isso, nós não estamos querendo dizer que eles não precisam de atenção ou cuidados, eles exigem muito menos cuidados do que qualquer filhote com menos de um ano de vida.

Isto é porque, no corpo de um cão adulto, os órgãos, os músculos e o cérebro já estão completamente desenvolvidos, além de terem um sistema imune mais forte do que os filhotes.

Os filhotes são mais vulneráveis a doenças, especialmente se não tiverem sido vacinados, ou se adquirirem doenças que podem ser produto de uma dieta inadequada, doenças que dificultam o seu desenvolvimento.

Você vai dormir melhor

Os cães adultos, normalmente, dormem a noite toda e não se levantam ou fazem barulho, a menos que detectem a presença de um estranho ou queiram ir ao banheiro. Portanto, você terá melhores noites de sono.

Os filhotes normalmente choram durante a noite, porque eles perderam a sua mãe e irmãos e não estão acostumados a dormir sozinhos. Você deverá acompanhá-los e ensiná-los que nada de ruim vai acontecer e que você está lá.

Por exemplo, no caso das pessoas que tem que dormir corretamente para acordar cedo, os filhotes podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Eles são mais silenciosos

Os cães adultos são muito mais calmos do que os filhotes. Embora eles não estarão suspirando em um sono profundo durante todo o dia, se você exercitar adequadamente o seu cão, não terá que lidar com problemas de excesso de energia.

Da mesma forma, os cães adultos que não têm algum tipo de compulsão, não tendem a morder compulsivamente, como fazem os filhotes quando atravessam o estágio em que estão aparecendo os dentes.

Eles têm menos chances de serem adotados

Conscientização e adoção

Infelizmente, os cães adultos e, com uma frequência ainda maior, aqueles que são mais velhos, têm menos chances de serem adotados do que aqueles com poucos meses de vida.

Portanto, adotando um cão adulto, você está dando não só uma segunda chance para ele encontrar um lar feliz, mas esta também pode ser a única chance que ele tem.

Você ajuda dois cães

Isto não se aplica apenas aos cães adultos.

Por causa de donos de animais de estimação irresponsáveis, da falta de consciência sobre castração ou, ainda, devido a pessoas sem escrúpulos que abandonam seus animais, os abrigos e centros de reabilitação e adoção estão superlotados.

Então, quando você adotar um cão em um desses lugares, não só dará a ele a chance de ter uma nova casa, mas isto também vai abrir espaço para que outros cães possam ter a mesma oportunidade.