5 razões para dar comida a seu animal em vasilhas de metal

Muitas pesquisas são focadas nos cuidados especiais a serem oferecidos aos animais de estimação. Sua alimentação, seu comportamento, entre muitas outras coisas. No entanto, por prestar atenção nas coisas de maior importância, às vezes acabamos nos descuidando dos pequenos detalhes e, nisso, trabalhamos mal. 

Ainda desconhecemos muito sobre a maneira apropriada de cuidar de nossos bichinhos e, nesse ponto, estão incluídos os acessórios e objetos que devemos comprar para eles. A seguir nós vamos revelar 5 motivos que farão você usar o prato de metal para servir alimentos para seu animal de estimação.

No que diz respeito aos objetos dos quais nosso animal de estimação necessita, podemos encontrar, na verdade, uma grande variedade. Tudo o que está relacionado ao cuidado e entretenimento dos animais, mais ainda direcionado a cães e gatos, corresponde a um dos modelos de negócio que gera mais vendas pela Internet.

Agora, quando se fala de vasilhas para servir os alimentos, dentro de toda uma gama de opções, 3 materiais se destacam: plástico, cerâmica e aço inoxidável (metal).

Infelizmente, normalmente baseamos nosso critério de escolha, na hora de adquirir esse tipo de objeto, apenas em nosso gosto pessoal. Deixamo-nos guiar por detalhes como a cor, o modelo, o formato e, muitas vezes, deixamos de lado aspectos como a funcionalidade ou os riscos potenciais que os produtos podem gerar aos nossos animais de estimação.

O exemplo mais comum são as coleiras com sino, para gato, disponíveis para a venda em muitas lojas.

É mais seguro alimentar seu animal com vasilhas de metal

De acordo com a recomendação de um importante segmento de veterinários e especialistas, é sugerida a compra de pratos de aço inoxidável, porém esses, por terem sua apresentação bastante simples, são os que menos são vendidos para os donos de animais.

A seguir vamos apresentar cinco importantes razões para que você analise e considere antes de fazer a compra desse utensílio.

São mais higiênicos

Os pratos de metal são mais higiênicos do que os produzidos a partir de outros materiais, uma vez que são mais fáceis de limpar, além de serem mais resistentes.

Portanto, dificilmente terão arranhões ou rupturas que permitam a acumulação de resíduos de alimentos ou umidade que permita a proliferação de bactérias. Isso nos leva para o ponto seguinte.

Evitam a proliferação de fungos

Devido à sua composição molecular, o aço inoxidável é um material não poroso, então não permite a acumulação de resíduos, evitando dessa forma a proliferação de fungos ou bactérias, que podem ser muito perigosas para o organismo de seu animal de estimação.

Vasilhas de metal não soltam substâncias

Uma das particularidades do aço inoxidável, em comparação aos outros materiais, incluindo diferentes tipos de metal, é que ele não libera substâncias tóxicas.

Alguns tipos de plástico ou vasilhas de cerâmica, com o tempo soltam componentes que podem prejudicar a saúde de seu pequeno amigo.

É um material resistente

O aço inoxidável pode ser muito resistente, suportando golpes produzidos por quedas sem romper-se. Além disso, alguns são bem pesados, o que torna difícil para o animal de estimação arrastá-los pela casa ou empurrá-los com o focinho.

É antialérgico

Veja as vantagens de alimentar seu cão com vasilhas de metal

Esse tipo de aço tem a propriedade de ser antialérgico. E é por isso que se transformou em um material ótimo para a criação de produtos de bijuteria. Como os animais também desenvolvem alergias a certos produtos, essa é também uma boa maneira de evitar problemas de pele como dermatites, irritações nos olhos e, até mesmo, no aparelho digestivo.

Conselhos extras

Agora que já ficou claro de qual material deve ser o prato usado para servir seu cachorro ou seu gato, vamos fazer também algumas recomendações sobre as características que ele deve ter:

  • É melhor que você compre um prato de acordo com o tamanho do focinho e do porte de seu animal de estimação. Por exemplo, se tiver um cachorro ou um gato com o focinho ou tronco pronunciado, com tamanho que varia entre médio e grande, é melhor que adquira um prato fundo, pois terá capacidade para receber mais alimento e ele poderá acessá-lo com maior facilidade.No entanto, se seu animal de estimação tem um focinho curto, como no caso de raças como os Boxer e os Bulldog, a melhor opção é buscar um prato largo e com pouca profundidade, dessa forma evitará que ele suje todo o rosto com comida ou acabe a aspirando.
  • Escolha pratos pesados. Com isso evitará que seu animal de estimação comece a empurrá-lo quando estiver comendo ou o pegue pelo focinho e comece a brincar com ele, quebrando o prato ou mesmo reduzindo seu tempo de vida útil.