Razões pelas quais um cachorro treme

Quando nós vemos nosso cachorro tremer, imediatamente pensamos que algo não vai bem. Nós não sabemos qual pode ser a razão, então já pensamos no pior. No entanto, o melhor é sempre manter a calma. Não é necessário ser alarmista, já que esse tipo de tremor não significa sempre que o animal tem um problema. Neste artigo vamos ver as razões pelas quais um cachorro treme, e também como agir.

Razões físicas pelas quais um cachorro treme

Por que meu cachorro treme?

  • Frio. Como acontece com qualquer outro ser vivo quando a temperatura cai, seu cachorro também pode comelar a tremer para controlar a temperatura. Mantê-lo aquecido será suficiente. Faça o possível para que ele não sinta muito frio, especialmente ao sair do banho.
  • Febre. Se não estiver frio, uma das causas dos tremores pode ser a febre. A temperatura dos cães é medida por via retal, mas se você não está preparado para fazer isso, é melhor levá-lo ao veterinário.
  • Medicação. Se você estiver dando a ele qualquer medicamento, leia a bula para verificar se o tremor é um dos efeitos colaterais, mas não interrompa o tratamento sem antes consultar o seu veterinário.
  • Artrite. A artrite em cães mais velhos não é incomum. Ela pode gerar tremores, o que exigirá repouso. Siga o tratamento apropriado.
  • Hipoglicemia. No caso dos filhotes, uma gota de açúcar pode ser a razão pela qual o seu cachorro treme. Tente dar a ele algo para comer.
  • Dor. Diante de uma dor aguda, o seu animal de estimação poderá vir a tremer.
  • Problemas musculares. Às vezes, quando o seu cachorro não tem seus músculos nas melhores condições, é possível que suas patas tremam. É normal que quando ele descanse o tremor passe. Mas atenção, se as patas do seu cachorro tremem, também pode ser devido à idade ou ao estresse.
  • Problemas neurológicos. Alguns problemas no sistema neurológico podem causar tremores, por exemplo, a epilepsia. Também a Síndrome do cão tremedor (Síndrome do Shaker), afeta cães pequenos e de cor branca. Mas somente um profissional de saúde poderá fazer um diagnóstico adequado.
  • Distemper canino. Esta doença comum em cães pode causar todos os tipos de tremores em filhotes.
  • Velhice. Embora nem todos vivam o mesmo tempo, os cães também chegam ao fim dos seus dias e, entre outras consequências, a idade avançada pode causar tremores devido a danos neurológicos.

Razões emocionais pelas quais um cachorro treme

  • Medo. Qualquer estímulo externo que faz com que o cachorro tenha medo pode causar tremores. O som de um carro, um alarme, o som de uma televisão muito alta e, até mesmo, os gritos humanos podem levar o nosso animal de estimação a sentir medo e a reagir dessa forma. Se nós resolvermos este tipo de situação, é provável que da próxima vez que ele ouvir um destes sons, ele não se comporte da mesma forma.
  • Ansiedade. Como você sabe, seu cachorro também pode sofrer deste mal, tanto quanto os humanos. É mais provável que ele se sinta assim se ele não puder gastar toda a energia disponível. Então, tenha em mente que se esse for o motivo, você deverá tentar fazer com que o seu animal de estimação leve uma vida mais ativa.
  • Excitação. É certo que se você tem um cachorro de tamanho pequeno, como um York Shire Terrier, ou um Chihuahua, você já percebeu como eles se sentem alegres diante de algum evento, como quando você chega em casa, e ele começa a tremer. Neste caso, não se preocupe: é só mais um dos muitos sintomas de felicidade.

Como agir se o meu cachorro tremer

O que devo fazer se meu cachorro tremer?

Salientámos em várias ocasiões ao longo deste artigo que o importante é que você verifique com o seu veterinário o motivo pelo qual o seu cachorro treme.

Se a fonte for física, o profissional vai determinar se é um sintoma de algum tipo de doença. Desta forma, ele poderá recomendar o tratamento mais adequado.

Se a causa for psicológica, também deverá ser o veterinário o responsável por detectá-la, mas, neste caso, é essencial que nós não reforcemos o comportamento atendendo o animal mais do que o necessário.

Não pense que estamos nos referindo apenas em puni-lo, ou enchê-lo de atenção ou mimos. Tanto estas atitudes, como as opostas, farão com que o seu animal de estimação continue tremendo. Atenção aos exageros.

Agora você já sabe as razões pelas quais um cachorro treme e como agir. Não deixe passar, porque, como já vimos, um grave problema de saúde poderá ser encontrado por trás destes tremores.