Receita de almôndegas que vai encantar o seu cão

Na hora de escolher a comida para os nossos animais de estimação, cada vez mais se impõe a alimentação natural. Esta se baseia em diferentes alimentos, como carne, ossos, verduras e grãos, crus e cozidos, tratando de evitar outros produtos conhecidos como “balanceados”. Por isso, hoje oferecemos a você uma nutritiva receita de almôndegas.

Benefícios para a saúde canina

Essa alimentação natural é muito benéfica para oferecer nutrientes saudáveis para o nosso cachorro e para combater problemas de saúde, tais como alergias, mau hálito, otites, queda de pelo e muitos outros.

Muitas opções em casa para elaborar comida para cachorros

Misturar alimentos
Autor: Fernando Dall’Acqua

Cozinhar para o cachorro em casa é não apenas possível como também recomendável. E mais, além de ser uma maneira de controlar os ingredientes de sua dieta, você pode poupar dinheiro.

A preparação de pratos agradáveis para nosso amigo canino não precisa ser trabalhosa nem levar muito tempo. Um frango com arroz, ovos mexidos com algum ingrediente, macarrão acompanhado de alguma carne ou a receita de almôndegas que agora vamos propor não levará muito tempo. Assim, nosso amigo comerá um alimento saudável e saboroso.

Contudo, os especialistas afirmam que não há razão para comida caseira substituir totalmente as rações comerciais. Se essas são de qualidade, seguindo a recomendação de um veterinário ou nutricionista canino, não há problema algum.

Dieta caseira para animais de estimação

O mesmo acontece com as pessoas, comer rápido não precisa ser sinônimo de comer mal. Uma dieta caseira equilibrada pode alimentar o nosso amigo da mesma maneira que o fazem os alimentos comerciais, isto é, oferecendo o mesmo número de nutrientes, porém de uma forma saudável.

Se as receitas de dieta caseira não são usadas como complemento (ou prêmio ocasional), mas sim como dieta habitual do animal, é importante que contem com a supervisão e a observação precisa do veterinário ou nutricionista canino, que prescreverá complementos nutritivos comerciais, vitaminas e minerais, para acompanhar os pratos preparados para o animal.

Também é preciso levar em consideração que cada cachorro tem necessidades nutricionais específicas, em função de sua raça, tamanho, idade, etc. Não podemos utilizar uma dieta montada para um determinado cachorro e multiplicar (ou dividir) em função dos quilos de outro animal.

Mais vantagens da comida caseira

Esses alimentos para o cachorro preparados em casa têm outras vantagens relevantes com relação aos comercializados, como é a escolha da qualidade e da quantidade dos ingredientes que são acrescentados às receitas. Esses produtos caseiros costumam ter menor proporção de proteínas e sais, e, portanto, são mais adequados para as necessidades do cachorro.

Alimentos a evitar

O importante para uma boa dieta caseira é evitar os alimentos com açúcar e outros, como: cebola, passas, abacate, chocolate e uvas.

As comidas para o nosso cachorro, sobretudo se são filhotes, não podem ser condimentadas, nem tampouco levar produtos como alho e cebola, que se revelaram tóxicos para os cachorros.

Receita de almôndegas de bezerro para cachorros

Ingredientes

  • 250 g de vitela bem picada
  • 2 tiras de bacon em pedaços pequenos
  • 100 g de cenoura ralada
  • Uma folha de salsa fresca picada
  • 1 colher de molho natural de tomate, sem aditivos
  • Um pouco de farinha integral
  • Um copo d’água

 

Preparação

  • Pré-aqueça o forno a 180 °C, com um papel antiaderente para forrar a forma.
  • Em uma tigela, misture os demais ingredientes, formando uma massa homogênea. Faça bolinhas não muito grandes e as coloque na bandeja, deixando 3 centímetros entre elas. Esmague essas bolinhas um pouco para dar a elas a forma adequada.
  • Asse as almôndegas por entre 15 e 20 minutos. Depois de esfriar, guarde-as na geladeira.

Dieta caseira. Receita de almôndegas com verduras

Misturar alimentos

A carne pode ser carne, frango, peru, etc. A carne de porco deve ser evitada, se possível.

Ingredientes

  • 300 g de carne de frango picada
  • 100 g de ervilhas
  • 1 cenoura grande
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 ovo batido
  • Pão ralado

Modo de preparo:

  • Corte os dentes de alho em pedaços bem pequenos e misture com a carne. Lave a cenoura e rale-a sobre a carne. Em seguida, adicionaremos as ervilhas, o ovo batido e o pão ralado, misturando tudo muito bem.
  • Pré-aqueça o forno a 180º C e vá preparando bolas do tamanho desejado, colocando-as na bandeja do forno, sobre um papel untado. Asse até que fiquem douradas. Tire do forno e deixe as almôndegas esfriarem.