Receitas caseiras para cachorros e gatos

Uma alimentação nutritiva é a chave para que os animais de estimação se desenvolvam de maneira saudável. A seguir, vamos compartilhar algumas receitas caseiras para cães e gatos que vão conquistá-los pelo estômago. Literalmente é hora de colocar a mão na massa!

Croquetes de abóbora e manteiga de amendoim

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de trigo integral
2 ovos
1/2 xícara de abóbora enlatada
2 colheres de manteiga de amendoim
1/2 colher de sal
1/2 colher de canela em pó

Preparação:

Essa receita é ideal para os cachorros. Pré-aqueça o forno na temperatura de 175ºC.

Misture em uma tigela a farinha, os ovos, a abóbora, a manteiga de amendoim, o sal e a canela. Acrescente água, se achar necessário, porém não muita, já que a ideia é que a massa fique seca e dura. Abra a massa. Corte em pedaços.
Asse em forno pré-aquecido até que fiquem duros, o que deve acontecer em torno de 40 minutos.

Receita para gatos elaborada com ossos e suplementos

receitas3

Ingredientes:

2 kg de ossos com carne de frango
400 gramas de coração de frango
200 gramas de fígado cru de frango
2 xícaras de água
4 gemas de ovo cruas
4 cápsulas de suplemento glandular cru (comprado em lojas de vitaminas ou de animais de estimação)
4000 mg de azeite de salmão
800 UI (unidade internacional) de vitamina E
200 mg de vitamina B-50
1,5 colher de Sal Lite (com iodo)

NOTA: Se não for possível encontrar partes como coração ou fígado, é possível substituir a quantidade que estiver faltando pelo equivalente em carne de frango.

Preparação:

Remova metade da pele da carne. Separe a carne cortada para usá-la mais tarde. Não moa.

Moa o fígado cru, a pele, os ossos e o coração. Uma vez moída, junte essa mistura com a carne e guarde-a na geladeira.

Encha uma tigela com 2 taças de água e bata com todos os suplementos, exceto o psyllium. Separe tudo o que for preparado em porções e divida em recipientes levando-os ao congelador.

Antes de servir, coloque o alimento congelado que foi preparado em um saco plástico e mergulhe-o em água quente. Nunca use o microondas para aquecer a comida de seu gato. Os bichanos gostam de seus alimentos em uma temperatura moderada.

A cada dois ou três dias é aconselhável pulverizar o alimento que você preparou com algumas gotas de azeite de salmão fresco. Esse azeite oferece a seu animal de estimação ácidos graxos essenciais. Além disso, a maioria dos gatos adora o sabor desse azeite.

Caso seu animal de estimação tenha comido alimentos comerciais de baixa qualidade durante muitos anos, especialmente comida seca, pode ter perdido a elasticidade do intestino e poderá se beneficiar com a fibra extra desse tipo de alimento. Mas leve em consideração que nem todos os gatos precisam da fibra adicional (psyllium) em sua dieta.

Bolinhos para cachorros

receitas2

1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha
1/2 xícara de farinha de milho
1/2 xícara de aveia em flocos
1 1/2 xícaras de água
1/2 xícara de azeite de canola
2 ovos
3 colheres de manteiga de amendoim
2 colheres de extrato de baunilha

Preparação:

Pre-aqueça o forno a 200ºC.

Misture em uma tigela as farinhas e a aveia. Faça um buraco no centro e despeje lentamente a água, o azeite, os ovos, a manteiga de amendoim e a baunilha. Misture bem.

Sobre uma superfície plana, use um rolo para abrir a massa. Corte a massa em forma de osso para os cachorros. Coloque os bolinhos na assadeira que será levada ao forno.

Asse os bolinhos durante 20 minutos. Depois que os bolinhos estiverem assados, deixe-os por mais 20 minutos no forno apagado para que endureçam um pouco mais. Sirva-os a seus cachorros como forma de recompensá-los por seu bom comportamento.

Bolinhos para gatos

Ingredientes:

1 1/2 xícara de frango fervido e triturado
1 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de farinha de milho
Meia xícara de caldo de frango
1 colher de margarina

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Em uma tigela, misture o frango com o caldo e a margarina. Adicione a farinha. Misture bem para que não sejam formados caroços. Depois, faça uma bola com a massa e estenda para formar uma reta. Após isso, corte a massa em pequenas porções. Você pode utilizar moldes com formas de peixes ou corações para personalizar os bolinhos. Asse o preparo durante 20 minutos. Lembre-se de, antes de servir os bolinhos a seus gatos, deixá-los esfriar por alguns minutos.

Se quiser fazer algumas modificações nessa receita, pode substituir o frango por pedaços de fígado, salmão ou atum. Tudo depende do que o seu gato gosta mais.