Reforço positivo: eduque o seu cão e faça-o mais feliz

O que você prefere: o elogio ou a bronca? Em geral, ninguém gosta de levar broncas.

Por que os nossos animais de estimação iriam preferir esta opção? Por isso, na hora do treinamento, se você está querendo deixar para trás a opção do castigo e das broncas, você pode passar a usar o chamado “reforço positivo”.

Este método consiste em premiar o cão, com algo que ele goste, todas as vezes que ele fizer algo que você tenha solicitado. Isso parte da ideia que, desta forma, é bem mais provável que o animal repita esse comportamento mais vezes no futuro.

O reforço positivo como método de treinamento

Autor: ricardorp

Esta forma de treinamento é parte do condicionamento operante que o psicólogo Burrhus Frederic Skinner desenvolveu.

Trata-se de um tipo de aprendizagem associativa que tem a ver com o desenvolvimento de novas condutas, em função de suas consequências, e não com a associação entre estímulos e condutas, como a que ocorre no condicionamento clássico.

Mediante o condicionamento operante, o sujeito tem mais probabilidades de repetir as formas de conduta que impliquem em consequências positivas e menos probabilidades de repetir as que impliquem em consequências negativas.

Tomando isso como base, podemos assinalar que a chave do reforço positivo está em fazer com que o cão aprenda a pensar e não a obedecer por medo de ser castigado.

Por isso, o reforço positivo deve ser utilizado no momento oportuno. Você deve premiar o seu cão imediatamente após a ação que queira recompensar. Se demorar muito, é possível que o seu cão não associe o prêmio com a ação.

Por exemplo, se você está trabalhando com o comando “sentado” e premiá-lo quando ele já se levantou, não ficará claro para o cão o motivo da recompensa que você está oferecendo.

Se o animal não cumprir corretamente com a ordem dada, ou se ele tiver um mau comportamento, a melhor opção é ignorar. Lembre-se que, além disto, de nada servirá repreendê-lo se você não pegar o animal “em flagrante”.

A constância também é um tema essencial. Certamente, você deverá repetir várias vezes uma ação até que o seu cão consiga associá-la com a obtenção de um prêmio. Por isso, você também deverá aplicar a paciência como regra.

Além disso, todos os integrantes da família devem manter a coerência. As ordens para o animal devem ser sempre as mesmas, venha de quem vier dentro do núcleo familiar.

Entre as opções que podemos empregar para recompensar o cão, para que ele se sinta estimulado, estão:

  • Comidas;
  • Guloseimas;
  • Elogios;
  • Carícias;
  • Brinquedos;
  • Além de alguma brincadeira de seu agrado.

Enquanto os petiscos parecem ser as ferramentas mais eficazes, eles sempre devem ser acompanhados de um elogio, uma carícia ou uma palavra de afeto. De qualquer forma, você deverá testar cada uma delas até encontrar as opções mais efetivas paro o seu animal de estimação.

Leve em consideração que, quando o seu cão está aprendendo um comportamento novo, o reforço deve ser contínuo. Deve-se premiá-lo todas as vezes que ele fizer o que você lhe pede.

Tão logo ele tenha aprendido, você então, tem que começar a usar o “reforço intermitente”. A princípio você o premiará em três das quatro vezes que ele realizar o comportamento solicitado e, depois, irá diminuindo paulatinamente a frequência até que só o faça de vez em quando.

Mas você deverá continuar elogiando o seu animal o tempo todo. Dessa maneira, o animal aprenderá que, se continuar respondendo as suas ordens, em algum momento, ele obterá o que quer.

Vantagens do reforço positivo

Cão comendo

As principais razões para você optar por esta forma de treinamento, podem ser resumidas da seguinte forma:

  • É simples. Tem regras básicas e que são fáceis de compreender.
  • O cão não sofre. Não se usam castigos de nenhum tipo. Na realidade, o castigo para o mau comportamento é ignorá-lo.
  • Podem participar todos os membros da família no treinamento. Lembre-se que vocês não devem mudar as regras do jogo com o animal, para evitar confusões. Coerência antes de mais nada, e da parte de todos os membros da família.
  • É muito divertido. O treinamento se transformará em algo prazeroso e divertido tanto para você como para o seu cão.

É um fato comprovado que qualquer conduta que se recompense, tende a ser repetida. E as que ignoramos, desaparecem.

Por isso, com o reforço positivo, você conseguirá que o seu melhor amigo de quatro patas aprenda mais rápido e com mais vontade.

Escolha adestrar o seu cão fazendo-o feliz com os prêmios que receber. Além disso, para o seu cão sempre será uma recompensa extra saber que você está feliz com suas atitudes.

Créditos da imagem em destaque: José Ramón Torre López.