Remédios caseiros para cães

Remédios caseiros para cães

É possível que seu cão tenha algum tipo de problema como pulgas, coceiras ou nós nos pelos. Sabemos que há milhares de produtos em lojas e clínicas veterinárias que foram desenvolvidos para sanar estes tipos de problemas. Porém, é possível que você não queira e nem possa gastar muito dinheiro com eles, que você não goste dos cheiros que eles têm ou que simplesmente prefira opções naturais e sem tantos produtos químicos como estes remédios caseiros para cães que falaremos a seguir.

Bem, para te ajudar, vamos oferecer uma lista de remédios caseiros que você pode usar e que não custam muito, além de deixarem o seu animal de estimação com um cheiro delicioso e… enquanto ele andar pela casa… também o seu lar!

Remédios caseiros para cães

Pulgas

Filhote na grama

Para as pulgas há diferentes remédios caseiros para cães. Listaremos os principais e lhe explicaremos como usá-los.

  • Cítricos. A ciência ainda não explicou o porquê, mas o certo é que as pulgas odeiam o aroma dos cítricos. Se você simplesmente esfregar o pelo de seu animal de estimação com meio limão, meia laranja, tangerina ou uma fruta similar (também funciona com a casca de alguma dessas frutas), as pulgas sairão correndo e nem você e nem seu cão voltarão a vê-las. Além disso, sua casa terá um fresco aroma de cítricos que nem o melhor aromatizador irá trazer.
  • Levedura. Não pense que iremos te pedir para que encha de levedura o seu animal de estimação, pobrezinho! A levedura neste caso agirá a partir do interior. A melhor forma de usá-la é acrescentando um pouco dela na comida de seu animal de estimação. Diga adeus às pulgas.
  • Limpeza profunda. As pulgas são pequenos seres que incomodam muito, muito mesmo! Por isso, antes de aplicar os remédios caseiros para cães e lutar contra as pulgas, recomendamos a você que faça uma limpeza profunda dos utensílios que usa em seu pet, tais como a cama, as mantas e outros, assim como aspirar bem poltronas, cadeiras e tapetes. Isto ajudará a combater as pulgas fazendo com que elas primeiro desapareçam da casa.

Irritação cutânea

Os cães podem vir a sofrer deste mal por diferentes causas. Vamos listar alguns remédios caseiros para cães que poderão ser úteis nesses casos, mas se certifique primeiro, com o seu veterinário, de que não se trata de algo mais grave.

  • Camomila. Faça um chá de camomila e coloque-o em uma garrafa. Quando estiver morno, coloque o chá no refrigerador e quando estiver bem fresco poderá aplicar o líquido sobre o seu animal de estimação, fazendo massagens circulares e suaves para que a camomila impregne no pelo e possa chegar a região que queremos: a pele.
  • Vitamina E. A vitamina E favorecerá para que a pele de seu cão permaneça saudável e aliviará a muito desagradável coceira nos cães. A vitamina E pode ser encontrada em pastilhas naturais que não serão prejudiciais para o seu cão, porém a Vitamina E terá um efeito mais rápido e aliviador em óleo. Aplique-a do mesmo modo que a camomila sem se esquecer as massagens.
  • Aveia. A aveia é um dos cereais mais suaves que existem, cheio de boas propriedades. Coloque em um liquidificador flocos de aveia e água fria. Bata a mistura e depois passe em uma peneira. Se você a colocar em um spray será mais fácil de aplicar. A aveia proporcionará um alívio imediato para a pele de seu animal de estimação.

Olhos irritados

Beagle

Isto pode ser muito comum nos cães.

  • Bebedouros e comedouros de metal. Simples assim, é só trocar os comedouros e bebedouros de plástico pelos de metal. A maioria das vezes, estas afecções nos olhos provêm de pequenas bactérias que se infiltram nas ranhuras dos recipientes de plástico. Trocá-los por um de metal pode eliminar o problema.
  • Camomila. Faça um chá de camomila, deixe que os saquinhos de chá esfriem e os coloque sobre os olhos de seu animal de estimação, isso aliviará a irritação ocular de seu bichinho.

Como sempre lhe dizemos, estes remédios caseiros para cães podem te ajudar, mas para evitar males maiores, é sempre melhor que primeiro visite o veterinário para se assegurar de que não se trata de uma doença mais séria do que você imagina.