Remédios caseiros para cachorros com prisão de ventre

Como acontece com os humanos, os cachorros podem sofrer de prisão de ventre e sentirem incômodos e dor. Esta afecção pode ocorrer devido à falta de fibras em sua dieta ou por não beber suficiente água durante o dia. Existem muitas opções para o tratamento da prisão de ventre, como alguns remédios caseiros que compartilharemos a seguir.

 

Causas da prisão de ventre

prisão-ventre-canina-2

 

A maioria dos cães tem prisão de ventre em algum momento de suas vidas, que se for tratada a tempo, não apresentará riscos. Por isso, é bom ter atenção na conduta do nosso bichinho de estimação e controlar suas fezes, para prevenir a tempo complicações futuras.

A prisão de ventre é a incapacidade do intestino para se esvaziar normalmente. Caso seu cachorro pareça estar se esforçando demais ou as fezes forem muito duras, provavelmente é um caso de prisão de ventre.

Uma das causas dessa doença nos cães está relacionada ao lambido excessivo da pele, pois ao fazê-lo frequentemente, os animais engolem grandes quantidades de pelo, que se tornam pequenas bolas que obstruem o cólon.

Além da alimentação e do sedentarismo, outra das causas da prisão de ventre pode ser atribuída ao consumo de objetos estranhos, como pedras, grama, tecidos, ossos, sujeira, brinquedos ou material vegetal.

Nos adultos, essa afecção pode ser desencadeada por um problema renal ou pelo aumento do tamanho da próstata.

Sugerimos que antes de iniciar qualquer tipo de tratamento ou mudar a dieta de seu bichinho de estimação, consulte com um veterinário para se assegurar de que não seja um problema mais sério.

Alguns remédios caseiros

prisão-ventre-canina-3

 

Abóbora: inclua-a na dieta de seu cachorro para prevenir e curar a prisão de ventre. A abóbora é composta por muita água e é uma boa fonte de fibras. Podemos administrá-la ao nosso cão em forma de purê.

Suplementos: no mercado existem suplementos naturais que contêm aditivos, tais como acidophilus, ácido fólico e enzimas vegetais, mas a melhor coisa é consultar com o veterinário para saber qual é o melhor para o seu cachorro.

Laxantes: caso o veterinário sugira este tratamento, um laxante suave pode ajudar. É claro que devemos considerar o tamanho e o peso do animal.

Enema: pode ser uma opção sugerida pelo veterinário.

Leite de Magnésia: uma pequena quantidade será suficiente, mas de qualquer jeito consulte com o veterinário.

Trigo e aveia: podemos adicioná-los regularmente às comidas de nossos bichinhos de estimação e, como com a abóbora, funciona para prevenir a prisão de ventre. Consulte sempre as dosagens com o veterinário.

Aloe Ferox: este tipo de aloe tem um efeito benéfico sobre o funcionamento digestivo e atua como um limpador natural do sistema.

Exercício e água limpa e fresca: para manter o bom funcionamento do sistema digestivo, o nosso cachorro deve se mexer. Fazer exercício físico regularmente ajudará a empurrar as fezes através do cólon.

Além de tudo isso, assegure-se de que o cão tenha água limpa e fresca para beber sempre. Ambos os fatores podem ajudar a prevenir e a remediar a prisão de ventre.

Opte por comida enlatada: caso seu cachorro coma ração todos os dias, tente incorporar comida enlatada, já que este tipo alimento é mais úmido e favorece a movimentação dos intestinos.

Gengibre e caldo de frango: prepare este remédio caseiro misturando ¼ de colherinha de gengibre com ½ xícara de caldo de frango ou de carne.

Azeite de oliva ou vegetal: este é um remédio que não podemos administrar com muita frequência, pois pode desencadear diarreia. No momento em que seu cãozinho estiver com prisão de ventre, adicione uma colher de sopa de azeite em sua comida.

Finalmente se depois de todos estes remédios caseiros o problema persistir por vários dias, se houver sangue nas fezes, se seu cachorro vomitar ou estiver apático, entre em contato com o veterinário imediatamente, pois o problema de prisão de ventre pode estar se agravando.