Remédios caseiros para tratar o vômito dos cachorros

Seu cachorro começou a vomitar recentemente? Não come e tudo lhe cai mal?  É possível que ele tenha indigestão ou gastroenterite (é mais provável que tenha este último se também tiver diarreia). Se for algo pontual e não apresentar sangue, pode ser tratado em casa. Recomendamos alguns remédios caseiros para os cachorros com vômitos.

O que causou vômito no meu cachorro?

Os vômitos de um cachorro podem ser causados por infecções virais ou por bactérias, infecções parasitárias (como lombrigas), alergias e intolerância alimentar, alimentos tóxicos e elementos não digeríveis.

As três primeiras provocarão vômitos e diarreia crônicas e será conveniente levar seu cachorro ao veterinário o quanto antes.

As duas últimas (alimentos tóxicos e elementos não digeríveis) devem-se ao fato de seu cachorro ter comido algo que não deveria, ou que lhe tenha feito mal. Se este for o caso, o problema pode ser tratado em casa.

Como trato os vômitos do meu cachorro sem gastar muito dinheiro?

Há vários remédios que podem ser usados para curar uma gastroenterite ou uma indigestão que podem ser encontrados em casa.

  • Se houver algo que tenha lhe caído mal, o melhor é ajudá-lo a expulsar e não contribuir com mais coisas no seu estômago. Não dê nada de comer ao seu cachorro por 12 horas, e após isso comece dando apenas 1/8 da sua comida habitual. Se ele não a recusar, vá aumentando pouco a pouco a quantidade de cada comida durante dois ou três dias até que recupere sua quantidade habitual.
  • Água abundante, mas de forma controlada a cada hora. Com vômito e diarreia perde-se muito líquido e é preciso repô-lo. Se seu cachorro tiver dificuldade de ingeri-lo, uma forma de dar-lhe água é através de cubinhos de gelo, com os quais também saciará sua vontade de mastigar.

Mantenha seu cão hidratado

  • Para repor líquidos, também podem ser usadas bebidas isotônicas ou carbonatadas, as quais contém açucares e isótopos necessários para o organismo e ajudam na recuperação do animal. É melhor consultar seu veterinário sobre a dose destes líquidos.
  • Iogurte. Os cachorros, como os humanos, têm bactérias benignas no intestino delgado que ajudam na digestão. Com fortes diarreias e vômitos, estas bactérias são arrastadas e se perdem. O Iogurte ajuda a repor estas bactérias. 
  • Evitar a todo custo alimentos para humanos (exceto o iogurte). Se seu cachorro não está bem do estômago, será mais difícil digerir estes alimentos, embora os coma sem problemas quando está bem.
  • Remédios homeopáticos como o regaliz, a camomila ou outra infusão.

Se após utilizar estes remédios seu cachorro não melhorar ou ficar pior, você deve levá-lo imediatamente ao veterinário, pois pode ser uma infecção, uma alergia, ou algo com que ele tenha se engasgado.

Como evitar que o vômito ocorra novamente?

Como evitar o vômito de cachorros

Embora tudo na vida tenha cura, à exceção da morte, sempre é melhor prevenir que curar; para evitar que o seu cachorro tenha vômitos ou volte a tê-los como resultado da indigestão, o melhor é dar uma dieta adequada ao seu animal, com comida especial para cachorros, sem permitir que ele coma os capins do parque, por exemplo, os quais podem ser tóxicos devido aos pesticidas. 

Deve-se ter cuidado com a comida para humanos que for dada aos cachorros, a qual não é ruim por si só, afinal, os cachorros comem há séculos as sobras da mesa e nunca houve problema; o problema é a vontade que ele terá de comer esta mesma comida se encontrá-la no lixo e em mau estado de conservação.

Mas se seu cachorro tem hábitos de vida saudáveis, mantém-se limpo, passeia com frequência, exercita-se, brinca, come bem e é vacinado regularmente, é pouco provável que surjam vômitos ocasionados pela indigestão.